65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 1. Farmacologia Bioquímica e Molecular
EFEITOS DO EXTRATO HIDROALCOÓLICO DE Parkinsonia aculeata NA INTEGRIDADE MITOCONDRIAL: ESTUDOS IN VITRO E IN VIVO
Daniele Pires Cordeiro - Depto. de Fisiologia e Farmacologia, UFPE
Ana Catarina Rezende Leite - Depto. de Fisiologia e Farmacologia, UFPE
Rebeca Gonçalves de Melo - Depto. de Fisiologia e Farmacologia, UFPE
Nicácio Henrique Silva - Depto. de Bioquímica, UFPE
José Luiz de Lima-Filho - Depto. de Bioquímica, UFPE
Maria Bernadete de Sousa Maia - Depto. de Fisiologia e Farmacologia, UFPE
INTRODUÇÃO:
Transição de permeabilidade mitocondrial (TPM) é uma permeabilização não seletiva na membrana mitocondrial interna, que está envolvida na morte celular por necrose ou apoptose sob uma variedade de situações patológicas. Tem sido demonstrado pelo nosso grupo que o extrato hidroalcoólico P. aculeata (EHPA) tem propriedade antidiabética, e seu efeito benéfico está relacionado com a presença de flavonóides. Por outro lado, os efeitos secundários adversos do EHPA ainda não foram descritos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar os efeitos do extrato hidroalcoólico de P. aculeata (EHPA) sobre a integridade mitocondrial in vitro e in vivo.
MÉTODOS:
Os efeitos in vitro de EHPA sobre mitocôndrias isoladas de fígado de ratos machos Wistar foram verificados de forma dose-dependente (0,01-0,1 mg/ml) Já os experimentos in vivo foram realizados em mitocôndrias isoladas de fígado de ratos Wistar, tratados por 16 dias com EHPA (250 mg/kg/dia) comparando às mitocôndrias de ratos não tratados (controle). Avaliamos a respiração mitocondrial (nmol O2/mg/min). As mitocôndrias (0,5 mg/ml) foram incubadas em meio de reação padrão na presença de 200 mM de EGTA. Resultados in vitro são médias ± SE (n=3) e in vivo são médias ± SE (n=8), p<0,05 para concentrações de EHPA vs controle. Os efeitos EHPA (in vitro e in vivo) em mitocôndrias do fígado de rato são analisados através dos parâmetros de respiração mitocondrial (controle respiratório, a ADP / O, velocidades de: fosforilação (Estado 3), repouso (Estado 4), e desacoplamento), avaliamos também a produção de Espécies Reativas de Oxigênio (EROS) e a integridade da membrana mitocondrial (potencial de membrana e transporte de cálcio).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
EHPA in vitro diminuiu significativamente o controle respiratório e aumentou a produção de EROS. Além disso, a presença EHPA também diminui o potencial de membrana mitocondrial seguido por uma aceleração na liberação do Ca2+ mitocondrial. EHPA induziu a TPM in vitro sendo sensível à ciclosporina A (inibidor da ciclofilina), ADP (ligante do transportador nucleotídeo adenina), EGTA (quelante de cálcio), N-etilmaleimida (reagente tiólico), catalase (enzima antioxidante) e Mg2 +, mas insensível à ditiotreitol (agente redutor de
dissulfureto). Por outro lado, nos experimentos in vivo, com mitocôndrias isoladas de animais tratados com EHPA (250 mg/kg/dia durante 16 dias) não apresentaram qualquer alteração na respiração ou nos parâmetros de integridade mitocondrial, bem como na produção de EROS quando comparado a mitocôndrias controle.
CONCLUSÕES:
Os resultados sugerem que, o EHPA apenas quando administrado diretamente provoca alterações em mitocôndrias causando diminuição no controle respiratório e ainda TPM, através de mecanismos dependentes de Ca2+ que induzem aumento na produção de EROS.
Palavras-chave: Mitocôndrias, Transição de permeabilidade mitocondrial, Espécies reativas de oxigênio..