65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
ANÁLISE DA CONJUNTURA AGROPECUÁRIA DO ESTADO DE GOIÁS: SAFRA 2011-2012
Miguel Fernandes Santos Barbosa - Fac. de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – FACE - UFG
Marcos Eduardo de Souza Lauro - Fac. de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – FACE - UFG
Victor Balbino dos Santos - Fac. de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas – FACE - UFG
Antônio Marcos de Queiroz - Prof. MsC./Orientador - FACE-UFG
Edson Roberto Vieira - Prof. MsC./Orientador – FACE-UFG
Flávia Rezende Campos - Profa. MsC./Participante - FACE-UFG
INTRODUÇÃO:
A principal justificativa para o trabalho reside no fato de que o setor agropecuário constitui-se de grande relevância para o estado de Goiás. O presente trabalho traz características importantes na tentativa de disponibilizar informações acerca da dinâmica do setor agropecuário, subsidiando os agentes envolvidos e interessados na tomada de decisão para o setor do agronegócio. Além disso, funciona também como um importante instrumento na realização de estudos mais aprofundados acerca deste setor em Goiás. Os levantamentos sistemáticos e suas informações são o resultado da soma de esforços e dos recursos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a consolidação do processo de sistematização das estimativas oficiais de safra para as principais lavouras brasileiras, inclusive na sua organização e divulgação. Neste sentido, a CONAB e o MAPA realizam mensalmente levantamentos sistemáticos da produção de grãos no acompanhamento da safra de cada mês, por meio de contato com produtores em todo o território brasileiro. A CONAB convencionou em classificar de “Ano safra” como o período de produção que se inicia em primeiro de julho e finda em 30 de junho do ano subseqüente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é acompanhar e analisar os indicadores econômicos dos principais produtos relativos à agropecuária goiana, como a soja, o milho e cana de açúcar, disponibilizando informações quanto às previsões de safra, no que tange ao comportamento da produção, da produtividade, da área plantada e da área colhida no estado de Goiás, no Centro-Oeste e no Brasil na safra 2011-2012.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada consistiu, primeiramente, no levantamento sistemático das informações já existentes acerca do setor agropecuário, especialmente da CONAB, do MAPA e do IBGE. Além disso, outras entidades forneceram dados secundários como a Federação da Agricultura do Estado de Goiás (FAEG) e da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (SEGPLAN). Posteriormente, fez-se uma readequação das tabelas com a compilação de números-índices no tratamento e análise dos dados. Por fim, foi realizada análise qualitativa e quantitativa dos dados sobre a previsão de safra atual em relação à safra anterior, quanto à área colhida (em hectares), a produção agrícola (em toneladas), os produtos com maiores elevações ou perdas, além de analisar os principais produtos como a soja, o milho (1ª e 2ª safras) e a cana-de-açúcar no estado de Goiás, Centro-Oeste e no Brasil.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise dos índices da agricultura mostra que, para o Brasil, há uma elevação da área plantada de 2% (em termos absolutos, 0,98 milhões de hectares) em relação à safra anterior, prevendo 50,86 milhões de hectares para a safra 2011-2012. Segundo a CONAB, há uma previsão de queda da área plantada de grãos para nove dos quinze grãos pesquisados. Destaque para a mamona (-40,9%), o feijão (-18,4%) e o arroz (-13,9%) que consolidam as maiores quedas em termos relativos. Entretanto, as maiores elevações apresentadas são do girassol (11,7%), do amendoim (10,9%), e do milho (9,8%). Quanto às variações absolutas, arroz (-393.200 hectares) e feijão (-733.100 hectares) continuam apresentando as maiores quedas, sendo que o milho e a soja apresentam os maiores aumentos, sugerindo assim uma tendência de substituição das culturas de alimentos pelas commodities. Houve aumento proporcional praticamente correspondente na produção da safra passada que era de 162,80 milhões de toneladas previstas para 165,90 milhões de toneladas, representando, portanto, uma variação positiva de 1,9%.
CONCLUSÕES:
Em termos gerais, na safra de grãos 2011-2012 resquícios das más condições climáticas do início da safra e baixo preço de produtos na safra passada ainda deixam previsões de queda na produção de vários grãos. Por outro lado, a baixa dos estoques internacionais e a quebra de várias safras na América do Sul estão contribuindo para a expansão das culturas de grãos no Brasil. Com isso, houve aumento estimado nos últimos levantamentos, com a recuperação da área plantada e da produção das culturas supracitadas, apesar de terem sido em menor escala que a área plantada, levando à queda na produtividade. Quanto a cana-de-açúcar, além de haver um crescimento da cultura canavieira em relação à safra anterior, houve aumento também em relação ao último levantamento para as três variáveis analisadas, tanto para o Brasil como um todo, quanto para a região Centro-Oeste em particular. De acordo com o levantamento final da safra da cana-de-açúcar, divulgado em dezembro de 2012, houve tendência de expansão tanto da área quanto da produção na região. Portanto, é possível concluir pela expansão das culturas de grãos e da cana-de-açúcar no país como um todo e também na região do estado de Goiás, salvo exceções e substituições de umas culturas como arroz, feijão, por outras, como soja, milho e cana.
Palavras-chave: Índices da Agropecuária Goiana, Produtos Agrícolas, Previsão de Safra.