65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Análise dos conhecimentos prévios dos professores da rede municipal de ensino de Macau-RN, sobre o Ecossistema Manguezal.
Andréa Maria Almeida de Aquino Peixoto - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Câmpus Macau.
Dayana Lucia Rodrigues de Freitas - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Câmpus Macau.
Adjaelma Célia Peixoto da Costa - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Câmpus Macau.
Francilene Freire de Miranda - Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Câmpus Macau.
Francisco Rodolfo da Fonseca - GraduandO do Curso de Licenciatura Plena em Biologia- IFRN/Câmpus Macau.
Bruno de Souza Maggi - Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico- IFRN/Câmpus Macau.
INTRODUÇÃO:
É conhecido que para transmitir com mais clareza os conteúdos de uma disciplina aos alunos faz-se necessário realizar inicialmente um levantamento de dados sobre o nível de conhecimento que estes alunos têm a respeito do assunto. Isso torna o aprendizado mais direto e preciso onde o professor pode atuar especificamente onde existe mais fragilidade no conteúdo. Menegolla e Sant’anna (2010) afirmam que, o planejamento dos conteúdos de uma disciplina deve estar centrado numa decorrência clara e evidente dos dados obtidos através da sondagem. Para isto, o professor deve conhecer a realidade local onde sua escola está inserida, podendo assim integrar melhor o contexto social ao cotidiano escolar.A cidade de Macau/RN está localizada em uma extensa área de manguezal, que compreende todo o entorno da cidade, incluindo a área urbana. Considerando o contato diário da população com esse tipo de ecossistema, torna-se imprescindível que os professores da comunidade conheçam os principais aspectos desse ecossistema.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com o objetivo de promover a disseminação dos conhecimentos referentes ao tema ecossistema manguezal nas escolas públicas da cidade de Macau-RN, foi investigado os conhecimentos prévios de um grupo de professores da rede municipal de ensino, com o finalidade de analisar que informações poderiam ser implantadas nas atividades de Educação Ambienta das escolas.
MÉTODOS:
Para realização do estudo foi utilizado como instrumento de investigação um questionário contendo perguntas objetivas e discursivas, seguindo os moldes de Santos (2006). A aplicação do questionário se deu durante a II Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (EXPOTEC) realizada em janeiro de 2012, no Câmpus Macau. A pesquisa contou com a participação voluntária de 08 (oito) professoras com idades entre 39 e 52 anos, todos atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Os aspectos relacionados aos conhecimentos prévios do público alvo da pesquisa foram caracterizados por meio de um questionário constituído por 14 questões, sendo 1 objetiva e 13 subjetivas, versando sobre conhecimentos acerca dos manguezais e a importância desse ecossistema. Para aplicação do questionário não houve discussão prévia sobre o tema, pois, o objetivo era analisar a real situação dos conhecimentos dos docentes, sem interferências que pudessem alterar os dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatamos que o significado da palavra manguezal, bem como os aspectos relativos à reprodução dos organismos do manguezal é desconhecido pela maioria dos entrevistados, como também desconhecem algumas termos específicos relacionadas a Biologia das espécies do manguezal. A maioria reconhece a importância desse ecossistema, e as causas responsáveis pela devastação do manguezal. Em relação à fauna, vários exemplos de seres vivos foram citados, já que sua maioria compõe parte da economia e culinária local. Quanto à relação do tema com a escola, metade dos docentes já havia abordo o tema em sala e também realizaram visitas as áreas estuarinas com seus alunos, discutido aspectos importantes sobre a conservação, importância e poluição desses ambientes. Quando questionados sobre o incentivo a participação de campanhas de limpezas dos manguezais todos foram favoráveis, por se tratar de ações práticas de mobilização social, onde poderiam abordar diversos aspectos relacionados à Educação Ambiental em suas comunidades.
CONCLUSÕES:
A análise dos conhecimentos dos docentes quanto ao ecossistema manguezal revelaram que alguns aspectos referentes ao manguezal, como à Biologia das espécies estuarinas precisam ser considerados no cotidiano escolar. Entendemos que a falta de conhecimento sobre o manguezal pode comprometer a preservação e conservação desse ecossistema, uma vez que a temática pode não estar inserida no cotidiano escolar dos alunos. Como forma de inclusão do tema, poderiam ser consideradas nas práticas de ensino, atividades que integrem as informações sobre o manguezal, já que esse é um ecossistema predominante na cidade. como a realização de aulas práticas e visitas in loco que proporcionariam uma melhor relação homem-/meio-ambiente, enfatizando a relevância do manguezal, de forma a promover a formação de indivíduos ambientalmente conscientes. Por fim, foi notório que os docentes têm interesse em conhecer e proteger os ecossistemas locais. Cabe a escola, através de ações formativas e pedagógicas, incluir as temáticas relativas à Educação Ambiental no cotidiano escolar de professores e alunos.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Manguezal, Conhecimentos prévios.