65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
TURISMO EDUCACIONAL: SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM HOSPEDAGEM PARA O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA NA RESERVA EXTRATIVISTA DE CASSURUBÁ EM CARAVELAS – BA.
Aline Passos Araujo - Colégio Estadual Eraldo Tinoco
Joyce Trindade Coimbra - Colégio Estadual Eraldo Tinoco
INTRODUÇÃO:
A reserva extrativista de Cassurubá em Caravelas, extremo sul da Bahia, foi fundada no ano de 2009 com o intuito de fortalecer o modelo de desenvolvimento sustentável para a região dos Abrolhos, transformando seus moradores em fiscais dos recursos naturais, aumentando seus ganhos e a produtividade do recurso natural através do manejo participativo. Entre as principais atividades sócio-econômicas desta Resex estão a mariscagem, a agricultura, a pesca e o artesanato, onde as famílias buscam preservar em seu cotidiano uma relação de equilíbrio com o ambiente local, não acumulando nem produzindo mais do que necessitam para a sua subsistência. Com o intuito de valorizar ainda mais a cultura, os recursos naturais e a beleza peculiar de suas paisagens, o turismo de base comunitária vem sendo desenvolvido nesta área como uma ferramenta de conservação e diversificação da renda nesta comunidade. Entendendo a importância desta reserva para a região Costa das Baleias e a necessidade dos seus demais moradores em conhecer este destino e reconhecer o seu valor tanto para a biodiversidade quanto para a nossa cultura, foi desenvolvido um projeto de sensibilização com os alunos do curso Técnico em Hospedagem do Colégio Estadual Eraldo Tinoco, no município de Alcobaça – BA.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar a compreensão acerca do processo de desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária e seus benefícios para a comunidade local.
MÉTODOS:
Este projeto buscou formas de articulação das disciplinas específicas do curso Técnico em Hospedagem, entre elas as de Turismo Comunitário e Planejamento e Organização do Turismo, com as demais da educação básica, visto que o curso é integrado com o ensino médio na modalidade de Proeja. A primeira etapa foi o levantamento de pesquisas bibliográficas e de mídias feitas pelos alunos sobre a diversidade da fauna e da flora regional, em especial na Ilha Cassurubá e seu entorno, com valor quantitativo e qualitativo para as disciplinas específicas e para as de geografia, biologia e química. Na segunda etapa foram realizados estudos e discussões em sala de aula sobre os princípios do Turismo Comunitário e as bases do seu planejamento e também sobre a economia solidária e suas cadeias produtivas, de valor qualitativo para as disciplinas específicas e as de geografia, história, filosofia e sociologia. A terceira etapa constitui-se de uma visita técnica dos alunos e professores à reserva extrativista de Cassurubá com a realização de entrevistas com moradores locais, participação em uma palestra sobre o ecossistema do manguezal e trilha interpretativa em área de restinga por guia da comunidade. Finalizando este projeto, a quarta e última etapa foi uma apresentação feita pelos alunos na escola através de uma socialização das percepções e sensações vivenciadas e apresentação dos resultados obtidos através dos registros áudio-visuais feitos durante a visita técnica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos através deste projeto divergem e ao mesmo tempo alcançam dimensões que expandem do espaço escola, à medida em que as pesquisas bibliográficas e discussões em sala de aula puderam ampliar o conhecimento dos alunos sobre a biodiversidade e cultura regional, turismo e comunidade, contudo, a experiência da visita técnica também levou-os a reconhecer toda esta riqueza e contextualizar a teoria aprendida com uma prática tão próxima de suas realidades e que, até então, era desconhecida.
CONCLUSÕES:
Analisados os resultados obtidos durante todo o processo de desenvolvimento do projeto e nas apresentações finais, tanto nas formas quantitativa e qualitativa, concluiu-se que este projeto alcançou o seu objetivo principal de sensibilização dos alunos, onde pudemos perceber o reconhecimento dos mesmos sobre a importância do Turismo de Base Comunitária como instrumento gerador de benefícios para áreas relevantes de conservação e de como a validade de sua proposta se dá através do controle e participação efetiva da comunidade local.
Palavras-chave: Educação, Biodiversidade, Turismo de Base Comunitária.