65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 7. Serviço Social
DESVENDANDO A CONCEPÇÃO DE VELHICE DENTRO DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA
Bruna Thaiana Gonçalves Xavier - Dpto. Serviço Social - Unesp Franca/FCHS
Chu Hsien Jung - Dpto. Serviço Social - Unesp Franca/FCHS
Marlu Barcaroli - Dpto. Serviço Social - Unesp Franca/FCHS
Mayara Simon Bezerra - Dpto. Serviço Social - Unesp Franca/FCHS
Suzana Batista de Andrade - Dpto. Serviço Social - Unesp Franca/FCHS
Cirlene Aparecida Hilário da Silva - Prof.ª Dr.ª/Orientadora – Dpto. De Serviço Social – UNESP Franca/FCHS
INTRODUÇÃO:
A pesquisa aqui apresentada realizou-se a partir da concepção sobre o processo de envelhecimento que compreende-se o idoso numa perspectiva de totalidade, em constante processo de transformação social e inserido numa sociabilidade de fenômenos complexos do real, tais como o modo de produção capitalista, a desigualdade social, a falta de acesso às políticas sociais. Analisando e problematizando a realidade nacional do idoso, sobretudo em decorrência do aumento expressivo do número de pessoas idosas no país e o agravamento de suas condições de vida, a pesquisa volta-se à realidade local no sentido de problematizar o idoso no espaço institucionalizado, considerando-se que majoritariamente as instituições de longa permanência são compreendidas como para isolamento do idoso. O estudo investigou este espaço enquanto lócus de possibilidade para que a pessoa idosa possa trocar saberes e experiências com outras, viver em coletivo a fim de compreender a importância das lutas sociais em comum, tenha espaços de criação e aprendizado numa perspectiva crítica. O estudo é relevante pois na medida em que investiga uma realidade institucional e mediante os dados apresentados, busca romper com uma concepção já construída que descaracteriza a identidade das instituições de longa permanência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Compreender a dinâmica de trabalho de uma instituição de longa permanência para pessoas idosas, conhecer o perfil do idoso insituticionalizado e investigar como são realizadas as atividades sócioeducativas para idosos institucionalizados como forma de sociabilização.
MÉTODOS:
A pesquisa baseia-se no método dialético de investigação da realidade social, buscando através de aproximações sucessivas, compreender o objeto de estudo – no caso específico, uma instituição de longa permanência para idosos, situada num município do interior do estado de São Paulo, e como as diferentes atividades são realizadas com os idosos usuários da referida instituição. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de estudantes do curso de Serviço Social, integrantes do Grupo PETSS – Programa de Educação Tutorial em Serviço Social, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais-UNESP/Franca, sob orientação de uma professora tutora. O estudo foi de natureza qualitativa e a pesquisa se desenvolveu em duas etapas: uma bibliográfica e outra de campo. A pesquisa bibliográfica culminou no estudo das principais fontes sobre a temática, com destaque para a interface da atuação do Serviço Social com a pessoa idosa e fundamentou o trabalho científico realizado. O estudo de campo realizado através do instrumental de visitas à instituição pesquisada mediante roteiro de observação, bem como a realização de entrevistas com profissionais da instituição – assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional - permitiu conhecer a dinâmica institucional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados coletados a partir da pesquisa de campo foram organizados em categorias temáticas, em conformidade com a metodologia da pesquisa social. Utilizou-se a análise de conteúdo para a organização dos depoimentos colhidos nas entrevistas dos profissionais da instituição.
Foram trabalhados os aspectos socioeducativos proporcionando interação entre os idosos. Para desenvolver o trabalho foram utilizados recursos áudio-visuais, poemas, rodas de leitura, músicas, vídeos, depoimentos de idosos, a fim de discutir e (re) construir uma nova concepção da velhice. Através de tais atividades foi possível promover o diálogo entre os idosos da instituição, o que propiciou uma melhor convivência entre eles. Conhecer um ao outro viabilizou a aproximação entre eles e o aumento de suas afinidades, se sentindo mais fortalecidos dentro da instituição para exporem suas vontades próprias munidos do reconhecimento de que são sujeitos de direitos.
CONCLUSÕES:
A pesquisa identificou as possibilidades e os limites de uma instituição de longa permanência para idosos. A interação entre os profissionais da instituição, com destaque para a assistente social, foi considerada um ponto muito positivo no planejamento e desenvolvimento do conjunto de atividades que compõem a proposta de trabalho. Um limite identificado foi o posicionamento da diretoria da instituição frente à algumas necessidades especiais e específicas dos idosos. Em decorrência da insuficiência de políticas públicas que ofereçam atendimento integral ao idoso, o trabalho desenvolvido é muito desafiador e significativo para o conjunto da população usuária idosa que é atendida, extensiva aos familiares, que na sua grande maioria dada à situação socioeconômica que apresentam, associada ao nível cultural, não dispõe de condições de assumir os cuidados de um idoso e, em muitas situações, enfermo. As atividades realizadas também se constituem num indicativo de que o idoso na instituição pesquisada é compreendido como um sujeito social, detentor de sua história de vida e que, numa perspectiva de totalidade, necessita de ações que possibilitem maior inserção social.
Palavras-chave: Sujeitos de direitos, Institucionalização, Inserção social.