65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO À DISTÂNCIA (EaD) PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO NA PRÁTICA DA UNIVERSIDADE TIRADENTES
Carmen Lúcia Neves do Amaral Costa - Universidade Tiradentes
Hortência de Abreu Gonçalves - Universidade Tiradentes
Maria Ione Vasconcelos de Menezes - Universidade Tiradentes
Maria José Ramos das Neves - Prefeitura Municipal do Recife
INTRODUÇÃO:
O ensino à distância tem provocado acalorados debates, principalmente por parte daqueles que aderem e defendem a educação tradicional. Porém, o ensino EaD tem ocupado lugar de destaque em todo o mundo. Trata-se da adequação da educação aos mecanismos que passaram a vigorar após a Reestruturação Produtiva dentro dos parâmetros da Globalização. A Educação à Distância utiliza-se das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), tendo em vista o alto grau de disseminação em todas as partes do mundo para atender às necessidades de contingentes em busca de uma formação inicial ou continuada a fim de adquirir condições de competir no mercado de trabalho. A apropriação das mídias e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) faz ressignificar o conceito de ensino-aprendizagem na Contemporaneidade, fazendo com que tempo e espaço não dificulte os processos sociais resultantes da Globalização.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é descrever a importância da educação à distância num contexto social de transformações rápidas e intensas da Contemporaneidade, entre os períodos de outubro de 2011 a maio de 2012.
MÉTODOS:
Quanto aos procedimentos de pesquisa, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, que explicou o problema através de referencial teórico publicado em documentos na forma impressa e online. E, quanto aos objetivos a pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva e explicativa. Exploratória porque se buscou investigar o assunto com maior profundidade de modo a torná-lo mais claro aprofundando os conceitos preliminares; descritiva, pela preocupação de se observar os fatos, registrá-los, analisá-los e interpretá-los sem a interferência direta do pesquisador a fim de não manipular os dados. Explicativa por proporcionar um aprofundamento do conhecimento da realidade identificando os fatores determinantes das causas dos fenômenos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As técnicas, tecnologias e métodos de educação à distância têm sido incorporados pelas melhores universidades do mundo em seus cursos presenciais. Essa forte tendência sinaliza o crescimento da educação, harmonizando presença e distância, balanceando-as de acordo com a natureza do curso e suas necessidades sociais e regionais. O trabalho aborda o estudo de caso da UNIT- EaD, onde o aluno conta com uma equipe de tutores e professores, que o auxiliam durante o desenvolvimento das disciplinas, tanto por meio de encontros presenciais, no pólo de apoio presencial e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como através de fórum de discussão, entre outras interfaces disponíveis, como no caso do chat. Neste contexto, os materiais didáticos constituem elementos norteadores no processo de ensino-aprendizagem, pois são elaborados com foco nas necessidades dos usuários, oportunizando-lhes autonomia, dialogicidade e interatividade, por meio da utilização de diversas linguagens, como a textual, a visual, a hipertextual, a audiovisual, dentre outras.
CONCLUSÕES:
As experiências de ensino à distância possibilitam o desenvolvimento de novos modos de ensinar, que fazem uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s) como importante ferramenta disponível na Era da Globalização. A educação à distância quando obedece a critérios estritos de acessibilidade e qualidade não deve se restringir a experiências simplórias, em que predomina o fator distância, mas, deve se configurar como um importante elemento, inclusive da educação presencial. Pois, as novas tendências da educação apontam para a convergência dos paradigmas à distância e presencial.
Palavras-chave: prática profissional;, experiência na educação à distância;, metodologia inovadora..