65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 5. Semiótica - 1. Semiótica
A CONSTRUÇÃO DO SABER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA LEITURA TEMÁTICO-FIGURATIVA DO CONCEITO DE BRINCAR EM CRECHES MUNICIPAIS DE CAMPINA GRANDE/PB
Eliane de Menezes Cabral - Mestre em Letras Clássicas e Vernáculas. UFPB.
Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista - Profª. Drª/Orientadora. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. UFPB.
INTRODUÇÃO:
Desenvolvemos, neste trabalho, uma leitura temático-figurativa do conceito de brincar, classificando-os quanto ao fato de serem modalizadores (instauradores de cada sujeito); culturais (próprios de cada creche) e universais (presentes em todo o universo de pesquisa examinado, constituído de quatro creches). A teoria utilizada foi a semiótica greimasiana, enfocando o nível da discursivização, em especial, as relações temático-figurativas presente nos textos entrevistas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar o conceito de brincar levantado por professores de Creches Municipais de Campina Grande/PB.
MÉTODOS:
Esse trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, resultado do mestrado. O corpus foi constituído de oito textos entrevistas coletados no final do ano de 2011. O modelo teórico escolhido foi a semiótica de origem francesa proposta por Greimas & Courtés, cujo objeto de estudo e a significação. Esta é interpretada como um percurso constituído de três níveis: o fundamental, narrativo e discursivo, sendo uma ferramenta de análise do texto. A análise foi direcionada para as estruturas discursivas, a fim de investigar por meio da tematização e figurativização presentes nos tetos entrevistas, de que forma os sujeitos professores, se apropriam do conceito de brincar.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise revelou que o brincar é uma atividade que acontece em todas as creches, nos espaços da sala de aula e no pátio, podendo ser livre e ou direcionado. A ludicidade é um recurso metodológico de ensino, que promove os aspectos socializadores da criança. Os brinquedos são os meios lúdicos mais utilizados na creche. Hoje, como no passado, as experiências mais marcantes com o brincar acontecem no recreio. A postura do adulto, ali, é reguladora das iniciativas brincantes das crianças.
CONCLUSÕES:
Tendo por base os discursos analisados, observamos que o brincar fundamenta grande parte da aprendizagem das crianças, tanto nos aspectos socializadores, como, também, culturais, motores e afetivos. Entre as conclusões a que chegamos, destaca-se que a produção de brincadeiras repetitivas e disciplinadoras e a falta de planejamento dos momentos brincantes impossibilita desafiar as crianças para novos conhecimentos. Para que o valor potencial do brincar seja reconhecido, algumas condições precisam ser satisfeitas. Essas incluem adultos sensíveis, informados sobre a necessidade de as crianças brincarem; um Sistema Educacional envolvido em uma cuidadosa organização institucional, que dê suporte às condições de formação continuada, planejamento e avaliação dos momentos brincantes; professores que garantam o direito de brincar às crianças, comprometidos com a ideia de que ele é uma atividade primordial no seu desenvolvimento integral. Para isso, as creches precisam compreender como deve ser desempenhado o papel de propositor, mediador e observador das atividades brincantes dos alunos, além disso, o professor precisa unir o gosto pela pesquisa à prática docente.
Palavras-chave: Semiótica;, Discursivização;, Brincar na Educação Infantil..