65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 2. Helmintologia de Parasitos
RESISTÊNCIA PARASITÁRIA EM CAPRINOS ORIUNDOS DO BIOMA CAATINGA
Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra - Docente Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Ryan Emiliano da Silva - Discente Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
Romeika Hermínia de Macedo Assunção Pereira - Discente Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Wesley Adson da Costa Coelho - Docente Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE)
Lilian Giotto Zaros - Docente Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Luiz da Silva Vieira - Pesquisador da EMBRAPA/Caprinos
INTRODUÇÃO:
A caprinocultura é uma atividade em expansão, em especial na região Nordeste, possuindo importância sócio econômica entre os pequenos produtores (Almeida, 2010). Na região semiárida do Rio Grande do Norte, o desenvolvimento da criação caprina é bastante evidente, porém o parasitismo por nematóides gastrintestinais tem sido um dos principais problemas sanitários, agravado pelo processo de resistência. O desenvolvimento dessa resistência depende de vários fatores (Martin, 1997). dentre os quais pode-se citar tratamento do rebanho em intervalos curtos, utilização de produtos de ação prolongada com grande frequência (Molento, 2009) e aplicação de sub-doses (Vieira; Cavalcante, 1999). Le Jambre et al. (1999) consideram valiosa para o combate à resistência a habilidade em detectá-la enquanto em baixos níveis, conservando a sensibilidade anti-helmíntica nas populações parasitas. Diante do exposto, como a caprinocultura é uma importante atividade para a região semiárida e o parasitismo por nematóides gastrintestinais é considerado elevado, é de suma importância o conhecimento da situação da resistência no rebanho caprino da região.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve por objetivo caracterizar a resistência parasitária em unidades produtoras de caprinos oriundos do bioma caatinga, possibilitando o conhecimento do nível de resistência na região.
MÉTODOS:
Foi utilizado o teste de redução de contagem de ovos nas fezes, onde em cada unidade produtora (UP) os tratamentos foram homogeneizados pelo OPG (acima de 100 ovos) segundo a técnica descrita por Gordon e Whitlock (1939) modificada (Chagas et al, 2011).e término do efeito residual (60 dias) (Chagas et al., 2011), escore corporal (1,75 e 3,75) e grau Famacha (1 a 4) (Niciura et al., 2009). Em cada UP foram separados 60 caprinos, distribuídos aleatoriamente em cinco grupos (G): G1 - ivermectina (0,2mg/kg), G2 albendazol (10mg/kg), G3 levamisol (7,5mg/kg), G4 closantel (5,0mg/kg) e G5 controle. As coletas das amostras foram realizadas no dia 0 e 10 dias após a administração e a resistência parasitária foi avaliada pela redução quantitativa do OPG. O monitoramento da infecção helmíntica foi feito pelo OPG e nível de eficiência de acordo com a percentagem redução de ovos por grama de fezes = 100 × (1 −(T/C)), onde T é o grupo tratado e C controle. Os resultados do OPG foram transformados pela fórmula log (x+1) e analisados com o Software SigmaPlot for Windows (SigmaPlot; Systat Software Inc) versão 12.0. Diferenças estatísticas entre princípios foram conduzidas por analise de variância seguida do teste de Tukey. Valores de p < 0,05 foram considerados significativos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Das 30 propriedades estudadas a média ± erro padrão do grupo controle foi 423,6 ± 34,6. Dentre os princípios ativos testados, o albendazol foi o que obteve maior valor médio de OPG (230,3 ± 25,1), como também menor eficiência atingindo 45,6 (min 0 e max 85,4), seguido da ivermectina com valor médio de OPG (176,3 ± 14,6), como também baixa eficiência atingindo 58,3 (min 5,3 e max 96,1). Altos níveis de prevalência de nematóides exibindo múltiplas resistência a anti-helmínticos foram relatados caprinos (Vieira; Cavalcante, 1997; Melo et al., 2009; Coelho et al, 2010). O cloridrato de levamisol foi o que obteve menor valor médio de OPG (66,11 ± 5,99), como também maior eficiência atingindo 84,3 (min 31,4 e max 99,2), seguido do closantel com valor médio de OPG (107,3 ± 12,0) e eficiência atingindo 74,6 (min 0 e max 95,4), valores considerados inicialmente preocupantes em virtude do aparecimento da resistência também nesse princípio. A situação da resistência é mais complexa na maioria dos países Latino- Americanos, devido a insuficiência nos programas de prevenção que foram estabelecidos para impedir a expansão da resistência (Molento et al., 2011), causando preocupação para os produtores da região.
CONCLUSÕES:
O nível de resistência nas unidades produtoras de caprinos estudadas foi considerado alto, uma vez que, dos quatro princípios ativos testados, apenas um obteve eficiência comprovada. Nesse contexto, medidas de controle devem ser tomadas para evitar a expansão dessa resistência, inviabilizando a criação do rebanho na região do bioma caatinga.
Palavras-chave: Monitoramento, Anti-helmíntico, Ineficiência.