65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
ABORDAGEM DO RACIOCÍNIO DE ANALISE COMBINATÓRIA NOS LIVROS DIDÁTICOS PARA O PRIMEIRO E SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Guilherme Motta de Moraes - Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática - IEMCI/UFPA.
Dorotéia Rodrigues da Silva - Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática - IEMCI/UFPA.
Isabele Gomes Silva - Programa de Pós-Graduação em Educação Ciências e Matemática - IEMCI/UFPA.
Itamar Miranda da Silva - Prof. Assistente/ Orientador. Universidade Federal do Acre - UFAC.
INTRODUÇÃO:
Sabemos o quanto é frequente em situações do cotidiano as informações serem apresentadas por meio de tabelas, gráficos, figuras e etc., e como precisamos fazer previsões ou tomar decisões que dependem de uma interpretação precisa dos dados apresentados. Diante disso, é perfeitamente justificado o estudo dos temas do bloco Tratamento da Informação (TI), já nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Esse bloco de conteúdos é composto de noções de combinatória. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – PCN (BRASIL, 1997 e 1998), no que se refere à combinatória, o objetivo é levar o aluno a usar suas próprias estratégias para identificar possíveis maneiras de combinar elementos de coleções e de contabilizá-las usando o princípio multiplicativo da contagem.Levando em consideração a importância de preparar os alunos para serem cidadãos atuantes e críticos dentro da sociedade, e que o livro didático é o principal material de apoio pedagógico para os professores, influenciando diariamente no trabalho da sala de aula, analisamos duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), para o primeiro e segundo ciclo (1ª a 4ª)/Anos(2º ao 5º) do Ensino Fundamental (EF) para verificar se a abordagem dos conceitos do bloco Tratamento da Informação permite de fato alcançar o desenvolvimento do raciocínio combinatório, e se atende as orientações propostas pelos PCN (BRASIL,1997).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do trabalho é analisar duas coleções de livros didáticos recomendados pelo PNLD, para verificar se os textos dos conteúdos ligados ao bloco Tratamento da Informação oferecida por essas coleções contribuem para o desenvolvimento do raciocínio combinatório.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado tendo como metodologia, a análise de duas coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas no PNLD 2013, para as quatro séries (1ª a 4ª)/Anos(2º ao 5º) iniciais do Ensino Fundamental (EF), visando identificar a abordagem dos conteúdos do bloco TI e mais especificamente os de análise combinatória (contagem, agrupamentos, ordenação) apresentados, verificando se essa abordagem atende as orientações propostas pelos PCN para o EF (BRASIL, 1997). As coleções analisadas foram: Coleção I: A Conquista da Matemática de José Ruy Giovanni Jr (Ed. FTD), 1º Edição, São Paulo 2011. Coleção II: Aprendendo Sempre – Matemática de Luiz Roberto Dante (Ed. Ática), Edição, São Paulo 2008. O foco da análise é verificar a organização matemática, referente ao tema Tratamento da Informação, distribuído em cada volume e constatar se essa organização permite desenvolver o raciocínio combinatório dos alunos, e particularmente, se as atividades envolvendo dados, figuras, imagens, tabelas ou gráfico permitem ao aluno atingir o nível de compreensão de “leitura além dos dados”, cujo significado será expresso no decorrer desse trabalho. A questão de pesquisa “Análise dos conteúdos, tratamento de informação e metodologias empregados pelos livros didáticos no ensino de Matemática na Educação Infantil e suas concepções” foram investigadas e analisadas. A análise foi realizada tendo como referencial a Organização Praxeológica de Chevallard (1997, 1999).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Analisamos os livros com o objetivo de verificar se os conceitos referentes ao Tratamento da Informação favorecem que os alunos terminem o 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental aptos a: coletar, organizar e registrar informações por meio de figuras, tabelas e gráficos, interpretar essas formas de registro para fazer previsões, e, também, a partir da observação frequente de determinado acontecimento, ao longo de um grande número de experiências, desenvolver suas primeiras noções de combinação, conforme as orientações propostas pelos PCN ao lidar com situações-problema que envolvam combinações, arranjos, permutações e, especialmente, o princípio multiplicativo da contagem.
CONCLUSÕES:
É notório e indiscutível que as crianças devem estudar Matemática desde os primeiros anos escolares. Concordamos com Chevallard, Bosch e Gascón (2001) quando afirmam que ensinar Matemática nas escolas é a resposta a uma necessidade individual e social, pois cada pessoa deve saber um pouco de Matemática para resolver ou minimamente reconhecer que devem ser resolvidas problemáticas com os quais se deparem na convivência com as demais pessoas. O desafio é descobrir que Matemática deve ser estudada na escola para adquirir a cultura básica para viver em sociedade. Acreditamos que o bloco de conteúdo Tratamento da Informação do currículo de Matemática é parte integrante dessa cultura básica que todos devemos ter. Nessa perspectiva, quantificamos em dois, os principais motivos que nos levaram a essa pesquisa: Um deles é porque acreditamos que o estudo dos conteúdos do bloco Tratamento da Informação é de grande importância na formação de um cidadão, e, portanto, devem ser desenvolvidos com os alunos desde as séries iniciais do Ensino fundamental; O outro motivo é porque entendemos que o livro didático é uma ferramenta poderosa no processo ensino-aprendizagem; e sendo assim, é de grande relevância analisar coleções de livros didáticos aprovadas em avaliações como o PNLD, para afirmar que os textos dessas coleções atendem as orientações propostas pelos PCN e permitem o desenvolver o raciocínio combinatório.
Palavras-chave: Tratamento da Informação, Ensino/Aprendizagem, Raciocínio Combinatório.