65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
ANÁLISE DA CONJUNTURA ECONÔMICA DO ESTADO DE GOIÁS: ANO DE 2012
Victor Balbino dos Santos - Fac. de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas- FACE-UFG
Marcos Eduardo Souza Lauro - Fac. de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas- FACE-UFG
Edson Roberto Vieira - Prof. MsC./Orientador - FACE-UFG
Antonio Marcos de Queiroz - Prof. MsC./Orientador - FACE-UFG
INTRODUÇÃO:
Este trabalho trata-se de um acompanhamento de índices referentes à conjuntura econômica do Estado de Goiás. São analisados: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF). Os dois primeiros são índices que medem a inflação. O IPCA mede a inflação referente ao consumo das famílias, cuja renda varia de 1 a 40 salários mínimos. O INPC é mais voltado para famílias de menor poder aquisitivo: famílias cuja renda varia de 1 a 6 salários mínimos. O terceiro índice, PMC, também divulgado pelo IBGE, acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista. E o último, PIM-PF, produz indicadores relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativa e de transformação do país. A relevância do trabalho está no auxílio que este presta aos agentes econômicos. É do interesse de todos sempre realocar de forma eficiente seus recursos escassos, e uma maneira de fazê-lo e de maximizar a própria satisfação é sempre estar atento aos índices econômicos que auxiliam na tomada de decisões dos agentes em uma economia de incerteza.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste projeto é analisar o comportamento da economia goiana, apresentando dados econômicos periódicos numa linguagem de compreensão mais acessível. Assim sendo, objetiva-se divulgar esta análise para que seja possível auxiliar os agentes econômicos em suas tomadas de decisões. Especificamente neste trabalho, a análise é voltada aos indicadores obtidos no ano de 2012.
MÉTODOS:
Os dados básicos foram levantados a partir de publicações e informações econômicas já existentes, especialmente as do IBGE. Foram compilados números índices formando uma série temporal com dados sobre a economia goiana. Assim, foi criado um banco de dados com os índices econômicos específicos sobre o Estado de Goiás. Banco este composto pelos seguintes dados: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA); Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) e Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Através dos índices obtidos, foi possível calcular variações no tempo e no espaço. Com isso, foram realizadas comparações e análises entre o Estado de Goiás e os resultados obtidos para os índices nacionais, assim como resultados obtidos para Goiás em diferentes momentos (comparação de um mês com o mês anterior; de um mês com o mesmo mês no ano anterior, por exemplo). Para melhor compreensão e visualização das variações dos índices, fez-se uso de tabelas e gráficos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o estudo, verificou-se a inflação acumulada para o ano de 2012 para o estado de Goiás e para o Brasil através de dois índices. O IPCA indicou uma inflação de 5,84% para o Brasil e de 5,4% para Goiânia. Com isso, vê-se que a inflação nacional ficou 1,34 pontos percentuais acima da meta do Governo, 4,5%. Já o INPC ficou acima do IPCA tanto para o Brasil quanto para Goiânia, registrando 6,2% e 6,38%, respectivamente. No que tange a análise do volume de vendas do comércio varejista, constatou-se que a expansão em Goiás foi sensivelmente mais elevada do que o crescimento nacional. No acumulado do ano, a expansão foi de 8,8% para Goiás e de 8,4% para o Brasil. Através do estudo, também se pode obter resultados mais específicos, como por exemplo, a expansão do grupo “Livros, jornais, revista e papelaria” que se elevou em 68,88% no estado de Goiás no ano de 2012. E por último, obtiveram-se resultados acerca da produção industrial. Dados estes bastante positivos para o estado de Goiás quando comparado aos resultados obtidos com outras regiões. Houve um crescimento de 3,8% da indústria goiana, ficando atrás apenas do estado da Bahia que apresentou uma expansão de 4,2%. Já o Brasil como um todo, apresentou uma retração de 2,7%.
CONCLUSÕES:
Em síntese, verificou-se que no ano de 2012, Goiás apresentou bons resultados. Isso pode ser afirmado, pois em Goiás, o crescimento da indústria e do comércio varejista ficou acima da média nacional. É oportuno ressaltar que o crescimento da indústria goiana além de ter apresentado percentual acima da média nacional, obteve um resultado positivo, enquanto que a variação percentual para o Brasil foi negativa. Isso mostra que a indústria do estado não cresce apenas quando o cenário é favorável, pois se expandiu mesmo em um cenário nacional de retração. Já a expansão do comércio varejista mostrou bons resultados para o estado goiano e para o país como um todo; 8,8% e 8,4%, respectivamente. No que tange a inflação, o município de Goiânia apresentou um IPCA 0,44 ponto percentual inferior ao resultado do IPCA nacional, enquanto o INPC para Goiânia ficou 0,18 ponto percentual acima do INPC nacional. Esse seria o ponto negativo dos resultados obtidos para Goiás: o índice que mede a inflação para as famílias mais pobres ficou acima da média nacional. Com a realização do trabalho, os objetivos propostos foram alcançados, sendo realizada uma compilação de dados e um estudo destes, visando estar a par da conjuntura econômica do Estado de Goiás e a comparação desta com a conjuntura nacional.
Palavras-chave: Inflação, Comércio, Indústria.