65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
AULAS TEÓRICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE AS DEMAIS DISCIPLINAS ESCOLARES.
Emerson Abraão Nunes da Silva - Depto. de Educação Física- UFPI
Thalita da Silveira Arruda - Depto. de Educação Física- UFPI
Janete de Páscoa Rodrigues - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação Física- UFPI
INTRODUÇÃO:
Ao longo de toda a história da humanidade a Educação Física sempre esteve ligada ao movimento do corpo. Ramos (1982) diz que ainda no período pré-histórico o homem tinha sua vida pautada em duas ações: atacar e defender-se. Assim, exercícios eram praticados de forma natural. O coletivo de autores (1992) fala de duas perspectivas da Educação Física Escolar na dinâmica curricular. A primeira perspectiva tem como objeto de estudo o desenvolvimento da aptidão física do homem, e para tal finalidade, a escola precisa de um espaço diferenciado para a execução das aulas tal como praças e quadras. A segunda trata da reflexão da cultura corporal. Aqui o objetivo é instigar o aluno a entender o porquê de cada conteúdo para compreender-se como sujeito histórico, assim, os espaços usados pela escola podem ser tanto uma quadra, como uma sala de aula para uma reflexão pedagógica. Kunz citado por Henklein et. al, (2013) fala que a Educação Física tem por objetivo a formação de sujeitos críticos fundamentada no desenvolvimento das competências técnica, social e comunicativa . Isso faz com que a Educação Física se torne semelhante às outras disciplinas da escola. Por isso, é importante esclarecer sobre a contribuição que esta deve oferecer para a educação escolar.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com este trabalho questionar os alunos sobre as suas motivações para frequentar as aulas teóricas e práticas de Educação Física, comparando-as às outras disciplinas da escola e entender qual a importância da mesma para o currículo escolar.
MÉTODOS:
Dentro de uma abordagem qualitativa, esta pesquisa empregou o método descritivo-exploratório. Costa (2001) fala que o método exploratório é usado quando se sabe pouco sobre o assunto e, a partir de então, busca-se a construção de hipóteses. No método descritivo já se sabe alguma coisa sobre o assunto e o objetivo é divulgar e buscar adesões de outros pesquisadores. Os dois métodos podem andar juntos já que a descrição é a forma de “fotografar” o que foi pesquisado com uma atitude exploratória. A amostra foi composta por 100 alunos do 8º e do 9º ano do turno da manhã da rede municipal de ensino. Os dados foram coletados através de questionários contendo duas questões abertas e fechadas. Os questionários foram aplicados nos dias 20 e 21 de outubro de 2010, durante as aulas de educação física, pelo próprio pesquisador. A coleta foi feita nas instalações da escola mencionada e cenário da pesquisa. Os dados coletados foram discutidos e analisados em um cotejamento entre as teorias consultadas no segmento da pesquisa (referencial teórico) e os resultados levantados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao se comparar a importância dada pelos alunos às aulas teóricas de Educação Física frente às aulas teóricas das outras disciplinas na escola, 48 alunos responderam que a aula é bem diferente das outras disciplinas. 39 alunos responderam que as aulas de Educação Física são apenas um pouco diferente das outras disciplinas. Por fim, apenas 13 alunos responderam que as aulas são iguais as demais. Quando questionados sobre os motivos pelos quais frequentam as aulas de Educação Física, os alunos pesquisados constituíram cinco categorias de respostas. O primeiro foi composto por 41alunos que afirmaram frequentar as aulas porque se interessam em aprender sobre os esportes. O segundo grupo de alunos (16 deles) é formado por estudantes que gostam das práticas físicas. O terceiro grupo de alunos (32 deles) foi formado pelos que alegam que a disciplina é bastante atrativa em razão do caráter lúdico e prazeroso das aulas. Entre os quatro alunos que compõem o quarto grupo de categorias, o professor é o principal elemento motivador para a frequência dos estudantes nas aulas de Educação Física. O quinto e ultimo grupo de categorias de alunos verificados neste item de discussão, sete deles, asseguraram que assistem às aulas pelo fato de serem elas de caráter obrigatório.
CONCLUSÕES:
A aula teórica é um meio usado em todas as disciplinas da grade curricular, inclusive a Educação Física, o que a torna uma área de conhecimento metodologicamente igual às demais disciplinas constituintes do currículo escolar. No entanto, a maioria dos alunos pesquisados concebe as teorias e conteúdos da Educação Física como um fator diferenciador em relação às outras disciplinas. Essa diferença está relacionada à ação pedagógica do professor de educação física desses alunos em sala de aula. Para os alunos, o professor apresenta aulas interessantes e criativas em comparação com os docentes de outras disciplinas da escola, confirmando assim o que diz Barbosa (2001, p.38): “as aulas teóricas poderiam ser bem interessantes para os alunos se forem bem conduzidas pelo professor, ou seja, a postura do mesmo é que vai ser o diferencial para uma aula teórica tornar-se motivadora”. Concluímos que o ensino da educação física precisa se constituir na ação pedagógica que integre de maneira continua e criativa a teoria com a prática, desconstruindo a secular idéia acerca da Educação Física como uma disciplina e área de ensino ancorada somente em atividades práticas e desprovida de elementos epistemológicos.
Palavras-chave: Currículo escolar, Ação pedagógica, Motivação..