65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Desenho Industrial - 2. Desenho de Produto
UM ESTUDO ERGONÔMICO DAS ATUAIS CONDIÇÕES E BUSCA DE MELHORIAS PROJETUAIS DAS CARROÇAS DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS
Larissa Bauer Leone - UPM - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (IC)
Nara Silvia M. Martins - Profª. Drª. - UPM - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Este projeto teve por objetivo agregar melhorias aos catadores de materiais recicláveis e ao setor de reciclagem, o qual tanto carece de investimentos. A primeira etapa do projeto consta de revisão bibliográfica a cerca da problemática que envolve o lixo, suas causas, impactos e oportunidades, com destaque para a realidade dos catadores de materiais recicláveis em uma categoria específica – os catadores que utilizam carroças na região central de São Paulo. Por meio de metodologias qualitativas de coleta de dados, como entrevistas semi-estruturadas e observação direta e empírica, foram realizados estudos e uma análise mais aprofundada da tarefa desempenhada por esses trabalhadores com o intuito de desenvolver sugestões de medidas passíveis de serem implementadas imediatamente por essas pessoas, agregando algum tipo de melhoria nessa atividade tão importante para a saúde do planeta, que é a reciclagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O propósito deste projeto foi levantar discussões a cerca de medidas possíveis e pontuais no sistema de coleta e reciclagem de resíduos sólidos comerciais e domésticos. O foco de estudo foram os catadores que utilizam carroças para a coleta de materiais no centro de São Paulo, já que estes representam de maneira emblemática formas imediatas e autônomas de melhorar o sistema de coleta de resíduos.
MÉTODOS:
Primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico em diversas áreas de estudo; artigos e reportagens relacionados à reciclagem foram de extrema importância para fornecer dados e esclarecimentos a cerca deste setor. A coleta de dados sobre o trabalho do catador foi realizada em campo, utilizando-se entrevistas semi-estruturadas com catadores em regiões próximas ao Centro de São Paulo, entre os meses de Janeiro e Junho de 2012. As entrevistas foram realizadas de forma individual, com autorização expressa de cada participante. Em parceria com o evento Pimp my Carroça, que ocorreu durante a Virada Sustentável no mês de Junho de 2012, foi possível estender os estudos com entrevistas não-estruturadas com mais de 35 catadores e pessoas envolvidas no setor; assim como a experimentação empírica do uso de diferentes modelos de carroças. Junto à um profissional de fisioterapia, foi realizada uma análise ergonômica a fim de identificar os pontos críticos na tarefa do catador. Posteriormente, analisando diferentes projetos de carroça, foi possível encontrar soluções projetuais passíveis de serem realizadas de maneira autônoma e imediata pelos catadores. Estas melhorias foram compiladas em uma cartilha didática a ser entregue à estes profissionais informais da reciclagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados ocorreram em diferentes campos: Teorico, a partir do levantamento bibliográfico onde dados importantes sobre a realidade da coleta seletiva e reciclagem de materiais embasaram o andamento do projeto; No campo prático junto aos catadores, com o levantamento de dados sobre a realidade da coleta seletiva através da ótica do trabalhador informal, onde foi possível também, em cada entrevista, valorizar o trabalho dessa classe; No campo prático-empírico com a observação direta e experimentação de diferentes modelos de carroças, que possibilitou um maior aprofundamento na elaboração de melhorias projetuais, e por fim; No campo sócio-ambiental pelo retorno fornecido aos catadores através da cartilha que visa agregar melhorias simples e diretas em sua jornada de trabalho e, consequentemente, melhorias indiretas ao sistema de reciclagem como um todo. Somam-se à esses resultados uma semente de mudança, que se deu por toda a discussão e conscientização que este projeto de estudo gerou às pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-lo.
CONCLUSÕES:
Com este trabalho foi possível concluir que há infinitas possibilidades de melhorarmos nosso sistema de coleta de resíduos; basta juntarmos saberes de diferentes áreas de modo a criar empatia, gerando assim colaboração, para podermos juntos proporcionar a mudança que desejamos. O design como ferramenta projetual se demonstrou eficaz nessa tarefa e foi possível encontrar soluções pontuais a partir da valorização do conhecimento prático do catador, do conhecimento específico de um profissional da área da saúde e dos métodos de design de produto aplicados na elaboração de novas alternativas no desenvolvimento de suas ferramentas de trabalho - as carroças. Como conclusão fica também o agradecimento àqueles que trabalham duro por sua sobrevivência e fazem isso em uma ocupação que traz benefícios à saúde do planeta. Os catadores nos dão exemplo de força e nos mostram que a solução pode estar em qualquer lugar, às vezes até jogada no lixo. Torço para que a sociedade atinja logo um nível de respeito mútuo onde todo trabalho é digno e necessário para o bem estar comum. Espero que este projeto represente um passo a mais em direção à esse sonho.
Palavras-chave: sustentabilidade, reciclagem, catadores de materiais recicláveis.