65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Analisando o ensino de ciências na região do Trairí/RN a partir da visão dos alunos envolvidos nesse processo
Monalisa Mirna Lima da Costa - Discente do curso de Licenciatura em Física - IFRN – Santa Cruz/RN
Lauricéia Lays Santos Valença - Discente do curso de Licenciatura em Física - IFRN – Santa Cruz/RN
Patricia Carla de Macedo Chagas - Co-Orientadora – IFRN – Santa Cruz/RN
Leandro Silva Costa - Prof. Dr./Orientador – IFRN – Santa Cruz/RN
INTRODUÇÃO:
O ensino de Ciências no Brasil, principalmente no ensino médio, tem enfrentado dificuldades no que se refere ao desenvolvimento da prática pedagógica. O ensino de ciências tornou-se obrigatório com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, período em que o ensino tradicional predominava e o conhecimento científico tinha pouca relevância. O quadro atual do ensino de Ciências no Brasil, principalmente nas escolas públicas, é extremamente preocupante, seja pela falta de recursos nas escolas, inexistência de laboratórios e/ou equipamentos adequados e ainda pela existência de docentes sem formação específica e com métodos de ensino ultrapassados. Dessa forma, a organização do ensino de Ciências vem se acentuar em inúmeras propostas para a sua modificação onde poderá proporcionar uma assimilação ativa dos conhecimentos pelos alunos. Tal assimilação proporcionará uma melhor condição na formação do espírito cientifico discente, tendo com aparato as condições histórico-culturais da sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo realizar um diagnóstico da visão dos alunos sobre as aulas práticas de ciências bem como uma análise dos conteúdos de ciências quanto a afinidade e dificuldade de aprendizado pelos alunos.
MÉTODOS:
A pesquisa foi executada no segundo semestre do ano de 2012 através de entrevistas estruturadas com auxilio de questionários, contendo questões referentes ao ensino-aprendizagem de ciências, destinados aos alunos das escolas públicas estaduais do município de Santa Cruz/RN que possuem o terceiro ano do ensino médio: Escola Estadual Profº Francisco de Assis Dias Ribeiro, Escola Estadual José Bezerra Cavalcante e Escola Estadual João Ferreira de Souza.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir de um total de cem alunos entrevistados, sendo a maior parte do sexo feminino (72%), pôde-se constatar que os professores das escolas da rede estadual de ensino do município de Santa Cruz/RN não utilizam de forma continua os laboratórios de ciências, já que 99% dos alunos entrevistados declararam não utilizar o laboratório de aulas práticas. Este resultado pôde ser confirmado a partir da análise dos recursos mais utilizados em sala de aula, quando os experimentos científicos apareceram como os recursos menos citados (8 entrevistados), enquanto os livros didáticos foram os mais utilizados (96 alunos), o que sugere que o ensino de ciências nestas escolas ainda segue o estilo tradicional. Apesar disso, a grande maioria dos estudantes julga que as aulas práticas melhoram seu rendimento (87%). Com relação às disciplinas de ciências, os conteúdos de biologia seguem como aqueles em que os alunos apresentam uma maior afinidade, tendo como destaque os conteúdos de seres vivos (38 alunos) e genética (27 alunos). Por outro lado, os conteúdos considerados mais difíceis foram cinética (21 alunos) e relatividade espacial (21 alunos) para a disciplina de física e físico-química (33 entrevistados) e estequiometria (27 entrevistados) para a disciplina de química.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa podemos verificar a presença de um ensino de ciências mais tradicional nas escolas publicas de Santa Cruz em detrimento de uma metodologia mais prática e menos abstrata. Dentre as disciplinas das ciências, a química e a física são consideradas mais complexas pelos alunos, o que cria a necessidade de uma análise mais detalhada dos currículos dessas disciplinas e também de uma formação mais adequada para nossos educadores em geral, para assim podermos atrair os nossos alunos para o mundo diversificado das ciências.
Ainda, a partir deste diagnostico, o IFRN Santa Cruz, inserido na região do Trairí/RN, pode participar de uma forma mais eficaz na formação dos professores da região, principalmente na oferta de cursos de formação continuada, contribuindo com uma melhora no ensino de ciências da região.
Palavras-chave: Ensino tradicional, Aulas práticas