65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
INSETOS AQUÁTICOS E SEMIAQUÁTICOS AMAZÔNICOS NA COLEÇÃO DE INVERTEBRADOS DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI, PARÁ, BRASIL, (COLEOPTERA, HETEROPTERA E MEGALOPTERA).
Jorge Luiz da Silva Pereira - Universidade Federal do Pará (UFPA), Curso de Ciências Naturais
José Moacir Ferreira Ribeiro - Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Zoologia – UFPA/MPEG
Cléverson Ranniéri Meira dos santos - Dr. Orientador- campus de pesquisa - MPEG/MCTI -
INTRODUÇÃO:
A região amazônica detém uma das maiores biodiversidade do planeta, incluindo a fauna aquática e semiaquática, onde são encontradas diversas espécies de insetos tanto na fase imatura quanto adultos. As coleções biológicas mantêm o registro perene do conhecimento da diversidade biológica proveniente dos mais diferentes estudos, efetuados pelos taxonomistas. Ao longo de mais de 14 décadas de pesquisa, o Museu Paraense Emílio Goeldi se destaca principalmente nas atividades de divulgação, formação de recursos humanos, inovação tecnológica e formação de coleções científicas. Em relação aos demais grupos entomológicos, a coleção de insetos aquáticos e semiaquáticos teve seu início recente e incluí mais de 6.000 exemplares preservados em via úmida. Destaca-se a representatividade de três ordens de insetos: Coleoptera, Heteroptera e Megaloptera, com aproximadamente 700 espécimes provenientes de diversas localidades na Amazônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O propósito do trabalho foi de estruturar a coleção desses grupos além de organizar, catalogar e informatizar os seus registros.
MÉTODOS:
Para cada indivíduo foi verificada sua integridade quanto à morfologia, dos indivíduos e de armazenagem adequada em álcool etanol (90%). Em seguida, procedeu-se a identificação ao menor nível taxonômico possível com base na bibliografia apropriada para cada grupo. Os dados de determinação foram agregados aos de coleta para tombamento e informatizados em planilhas eletrônica (tipo “Excel”), posteriormente foram inseridos no programa de gerenciamento de coleções (“Specify 6.4”).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi criado um livro de tombamento e os espécimes foram etiquetados com numeração de registro e organizados em armários apropriados. Foram identificados e catalogados 683 espécimes sendo: 552 de Heteroptera (80,9%), 99 de Coleoptera (14,51%); e 32 de Megaloptera (4,7%). Coleoptera é representada por 12 gêneros e oito famílias, enquanto que em Heteroptera há 16 gêneros e oito famílias e em Megaloptera registram-se dois gêneros e quatro famílias.
CONCLUSÕES:
A ocorrência do material é todo da porção oriental da região Amazônica (estados do Amapá e Pará) e inclui novas ocorrências resultantes de levantamentos em três unidades de conservação. Com base neste material pretende-se gerar guias ilustrados de identificação regional das ordens de insetos aquáticos avaliadas.
Palavras-chave: Amazônia Oriental, Coleção Entomológica, Diversidade.