65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
MODALIDADES DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE CRATEÚS-CE
Alzenir Herley Marques do Nascimento - Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Club – EEFMLC
Raphael Alves Feitosa - Prof. Ms./Orientador - Depto. de ensino - IFCE
INTRODUÇÃO:
O ensino de biologia deve possibilitar o aprendizado do conhecimento historicamente acumulado, permitindo a construção de uma concepção de ciência que englobe suas relações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente (VIVEIRO, 2006). Para tanto, é importante que o estudante seja envolvido no processo de ensino e aprendizagem de maneira ativa para que ocorra uma aprendizagem significativa. Porém, compreende-se que não há um caminho único que conduza com segurança à aprendizagem, pois são inúmeras as variáveis que se interpõem nesse processo. Dessa forma, recorrer a um pluralismo de estratégias e recursos, conduzido por objetivos claros e coerentes, pode garantir maiores oportunidades para a construção do conhecimento, além de fornecer subsídios para que mais alunos encontrem as atividades que melhor ajudem a compreender o tema estudado (KRASILCHIK, 2011). Mas para que ocorra um aprendizado eficaz, não basta apenas que o docente tenha um domínio do conteúdo, ele precisa saber, também, como ensinar; por isso torna-se importante o estudo das modalidades didáticas frequentemente utilizadas no ensino da referida disciplina, ou seja, das estratégias de ensino que os professores utilizam na sua prática educativa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as modalidades didáticas mais utilizadas pelos professores de biologia do ensino médio da rede estadual no município de Crateús-CE.
MÉTODOS:
Na pesquisa de campo foram aplicados questionários com os professores de biologia do ensino médio da rede pública estadual do município de Crateús-CE. O questionário abordava questões sobre as modalidades didáticas mais utilizadas pelos professores da referida disciplina. Esse estudo apresenta caráter tanto qualitativo como quantitativo, onde as questões fechadas foram traduzidas em números e as questões abertas foram relatadas para uma posterior discussão. A escolha deste método de análise de dados encontra-se fundamentada no fato de que prescinde a presença do pesquisador, além de deixar o participante mais a vontade nas respostas. O questionário foi aplicado durante o mês de dezembro do ano 2012 em seis escolas de ensino médio da cidade. Dos 15 questionários distribuídos, 10 foram devolvidos e utilizados na análise.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa mostrou que todos os educadores utilizam em sua prática pedagógica aulas expositivas, na sequência vêm: discussões e debates, instrumentação individualizada, demonstrações, aulas práticas, simulações, projetos e as aulas de campo. Apesar de ser considerada como a mais tradicional das técnicas de ensino, a aula expositiva obteve uma expressiva indicação entre os professores. Krasilchik (2011) afirma que a popularidade das aulas expositivas está relacionada ao fato de ser um processo econômico, pois permite a um só professor atender a um grande número de alunos, conferindo-lhe grande segurança e garantindo o domínio da classe. Apesar de ser considerada a modalidade didática mais tradicional, Lopes (1993) afirma que é possível transformar a aula expositiva numa técnica de ensino dinâmica e capaz de desenvolver o pensamento crítico do aluno, dando-lhe oportunidade para o desenvolvimento da reflexão crítica, da criatividade e da curiosidade científica, atributos essenciais numa educação transformadora. Os professores ainda descreveram livremente uma experiência exitosa dentro de sua práxis pedagógica no ensino de biologia. A partir das respostas pôde-se observar um predomínio na utilização de projetos como modalidade didática exitosa.
CONCLUSÕES:
Os docentes pesquisados ainda utilizam de forma maciça as aulas expositivas, modalidade didática que é considerada a mais tradicional entre as analisadas, mas já se observa uma tendência para modernização do ensino, tanto pela utilização de novas tecnologias educacionais, como pela predominância de aulas interativas na práxis pedagógica. A sociedade passa atualmente por grandes e aceleradas mudanças na tecnologia, as quais exigem profunda compreensão das pessoas para a participação cidadã e para a influência ética da população nesse processo. Com isso, o estudo indica a utilização de projetos como uma modalidade didática que produz maior êxito na prática pedagógica dos professores analisados, podendo, portanto, auxiliar com sucesso a obtenção dos objetivos de ensinar biologia na atualidade, com a consequente formação de cidadãos críticos, conscientes e aptos a tomarem decisões importantes para a sociedade.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Modalidades Didáticas, Estratégias de Ensino.