65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AULA PRÁTICA: IMPORTANTE RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Gizele de Andrade Luz - Centro de Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências Biológicas - UESPI
Eliene Silva Pinheiro - Centro de Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências Biológicas - UESPI
Cyntia Suzanne de Sousa Santos - Centro de Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências Biológicas - UESPI
Kitawann Tayrone de Sousa Nunes Cardoso - Centro de Ciências da Natureza, Licenciatura em Ciências Biológicas - UESPI
Elineide Bezerra de Sousa - Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí – SEDUC
Francisco das Chagas Morais de Moura - Prof. MSc./Orientador – Centro de Ciências da Natureza – UESPI
INTRODUÇÃO:
O processo educacional, geralmente, atrelado somente ao livro didático e a aula expositiva com mínima participação dos discentes torna-se deficiente em suprir as necessidades desses de aprendizagem. O ensino deve instigar e estimular os alunos, promovendo situações que despertam a inquietação diante do desconhecido e assim aflorar pensamentos críticos diante da realidade. No entanto, eles não são desafiados a desenvolverem suas ideias e a refletirem acerca dos conteúdos. A maioria dos professores alega que a escola não fornece o suporte necessário para o desenvolvimento de aulas diferentes que despertem o interesse dos discentes e facilite o processo ensino-aprendizagem. No entanto, com um pouco de criatividade pode-se desenvolver uma aula atrativa sem gasto nenhum. E assim as aulas práticas que foram introduzidas no ensino de Ciências nas escolas brasileiras a partir da década de 1960 ganham espaço por associar teoria à prática. Elas tornam a sala de aula um lugar agradável, prazeroso favorecendo assim, a interação professor-aluno, aluno-professor e a aprendizagem. Além de desenvolver a observação e o senso crítico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimular a inserção de novas metodologias no ambiente escolar que contribuem para o processo ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
A atividade foi desenvolvida com os alunos do 6º ano da Unidade Escolar Santa Inês do período da tarde com a ajuda da Professora de Ciências. Foi introduzido o conteúdo as propriedades do ar e posteriormente foi realizada a aula prática. Eram cinco experimentos: o ar tem peso, a garrafa que encolhe, o ar comprime-se, o ar existe, o ar e a combustão. Para se executar a aula prática os alunos foram divididos em grupos. Cada grupo de posse do roteiro prático realizou o experimento que ficou responsável com o devido acompanhamento da professora e das bolsistas do PIBID. O roteiro prático tinha questionamentos que os alunos responderam para verificarmos a aprendizagem sobre o conteúdo. Ao final, cada grupo repetiu a prática para os outros alunos e a explicou.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com a realização da aula prática constatou-se o aproveitamento e compreensão do conteúdo pelos discentes. Além do interesse e participação dos alunos que são muito irrequietos durante as aulas teóricas. A atenção e entusiasmo dos discentes em participar de uma atividade diferente das realizadas, geralmente, em sala de aula, demonstra que as aulas práticas são um recurso didático importante a ser utilizado para a vivência na prática dos conteúdos. Não sendo o ensino a transferência de conhecimento, mas a criação de possibilidades para sua construção ou produção (Freire, 1986), percebe-se que, atualmente, com o desenvolvimento tecnológico e da ciência tem-se que utilizar diferentes estratégias de ensino que envolva os alunos para que aconteça a interiorização do conhecimento. E isso acontece a partir do momento que o professor traz para o cotidiano do aluno os assuntos abordados na sala de aula procurando atividades que eles tenham interesse em fazer como uma aula prática. Assim, percebe-se a importância da utilização dessa estratégia no processo ensino-aprendizagem.
CONCLUSÕES:
A aula prática é um importante recurso metodológico que proporciona aos alunos associar teoria à prática. Ela desenvolve na sala de aula um lugar propício para a aprendizagem, uma vez que, torna as aulas atraentes. Além de aflorar nos discentes a observação e o senso crítico da realidade que o cerca sendo, portanto, uma efetiva contribuição para o processo de ensino dos discentes.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Aula prática, Recurso metodológico.