65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
DIVULGANDO O SIMA-FO: SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL NA FRONTEIRA OESTE
Maicon Lenon Otenio de Brito - Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia – UNIPAMPA
Giovane Matias Burg - Agronomia - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
Lucas Antonio Telles Rodrigues - Agronomia - Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
Ricardo Howes Carpes - Prof. Dr./Orientador Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
INTRODUÇÃO:
As cidades de Itaqui, São Borja e Uruguaiana, RS, são banhadas pelas águas do Rio Uruguai, um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil, que serve de fronteira entre o Brasil e a Argentina e o Uruguai. A presença do Bioma Pampa juntamente com o Rio Uruguai e afluentes, fez com que intensos processos ambientais como atividades de pesca, esgoto e resíduos sólidos da população urbana e rural associada à pecuária extensiva e das atividades agrícolas e agroindustriais relacionadas à cultura do arroz serviram como base para a elaboração de um programa com foco principal na educação ambiental. Ações concretas direcionadas a enfrentar os problemas mencionados foram executadas destacando o monitoramento da qualidade da água.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral é a educação ambiental, no seu sentido mais amplo, utilizando ferramentas das tecnologias da informação e comunicação e ações direcionadas ao monitoramento ambiental.
MÉTODOS:
O programa contemplou 24 bolsistas dos cursos de Agronomia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia, Ciências e Tecnologia de Alimentos e Nutrição, além de inúmeros monitores voluntários dos demais cursos do Campus Itaqui. O ambiente virtual Moodle da Unipampa foi utilizado como ferramenta de suporte aos integrantes da equipe técnica, bolsistas, e monitores voluntários possibilitando contato através de e-mails, fóruns, chats, além de espaços para enviar trabalhos e atividades online. Por meio de um diagnóstico e planejamento ambiental, com o auxilio dos conhecimentos práticos dos professores e técnicos envolvidos o ensino e a pesquisa foram integrados por intermédio da extensão. Com a formação e treinamento dos grupos foi possível à atividade de monitoramento ambiental, prática de coleta das amostras e aplicações de análises simples capazes de identificar a poluição em águas na bacia do Rio Uruguai e seus principais afluentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos que participaram de disciplinas relacionadas ao tema desse programa e aqueles que manifestaram interesse pela temática participaram das ações planejadas, palestras e workshops promovidos ao longo do ano de 2012. A proposta de extensão foi focada na seleção e interpretação de informações, com o ambiente virtual como mediador. Os resultados obtidos por meio de equipes presenciais e virtuais são de absoluta importância para o profissional moderno de maneira geral, e de extrema relevância para a Unipampa como um todo, devido ao caráter multicampi e multidisciplinar da mesma. O Laboratório Interdisciplinar Integrado, LABii, foi outra consequência do monitoramento ambiental na fronteira Oeste onde são preparadas e aperfeiçoadas as condições para a realização das análises de água e solo, processamento de imagens, criação de material digital e planejamento de ações.
CONCLUSÕES:
Durante todo o ano de 2012 foram executadas diversas atividades que possibilitaram aliar o ensino, a pesquisa e a extensão universitária ao redor da temática da educação ambiental, voltada aos aspectos do uso da água e seu despejo sob o Rio Uruguai. As definições das ações desenvolvidas pelos professores e técnicos junto aos alunos selecionados, dentro das perspectivas da plataforma mediadora Moodle, nos possibilitou o planejamento, execução e prática de ações relacionadas à educação ambiental. Com isto foi possível o monitoramento ambiental recorrendo ao monitoramento da qualidade das águas nas cidades de Itaqui, São Borja e Uruguaiana Na fronteira Oeste do estado do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Diagnóstico Socioambiental, Unidade de Inclusão Digital, UNIGAIA.