65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
FATORES DE RISCO PARA HIPERTENSÃO ARTERIAL EM DOCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PIRES DO RIO, GOIÁS.
Arthur Pires da Silva - IF Goiano – Câmpus Urutaí
Randys Caldeira Gonçalves - IF Goiano – Câmpus Urutaí
José Henrique Faleiro - IF Goiano – Câmpus Urutaí
Aline Sueli de Lima Rodrigues - Depto. de Gestão Ambiental do IF Goiano – Câmpus Urutaí
André Luis da Silva Castro - Depto. de Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Urutaí
Guilherme Malafaia Pinto - Orientador - Depto. de Ciências Biológicas do IF Goiano – Câmpus Urutaí
INTRODUÇÃO:
A hipertensão arterial (HA) representa grave problema de saúde no país, não só pela elevada prevalência, como também pela acentuada parcela de hipertensos não diagnosticados, ou não tratados de forma adequada, ou ainda pelo alto índice de abandono ao tratamento. O controle da pressão arterial (PA) depende dos hábitos de vida do indivíduo, deste modo alguns cuidados devem ser tomados para controlá-la ou mesmo para prevenir o surgimento da hipertensão. Para um controle adequado da doença, é necessário, além do uso de medicamentos, mudança no estilo de vida, com redução dos fatores de risco cardiovascular, tais como: excesso de peso, sedentarismo, elevada ingestão de sal, assim como de álcool, tabagismo, alto estresse emocional, entre outros. Combater a hipertensão é prevenir o aumento da pressão pela redução dos fatores de risco, sobretudo, em indivíduos que desempenham atividades ocupacionais consideradas estressantes e muitas vezes sobrecarregadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa tem por objetivo detectar a prevalência dos fatores de risco para HA no estilo de vida dos docentes do Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira, Pires do Rio, Goiás
MÉTODOS:
O estudo realizado é de cunho investigativo ancorada nas normas de pesquisas qualitativas e quantitativas. Este estudo teve como sujeitos docentes, de ambos os sexos, do Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira, Pires do Rio, Goiás, durante no mês de novembro em 20012. A coleta de dados foi feita de forma presencial no ambiente de trabalho dos docentes com aplicação de um questionário. O questionário foi elaborado com a finalidade de relacionar os hábitos dos docentes com os fatores de risco predisponentes para HAS; as variáveis investigadas foram: sexo, idade, histórico familiar para a HAS, acréscimo de sal aos alimentos, tabagismo, sedentarismo, etilismo, uso de pílula anticoncepcional e habito de aferição regular da PA. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva por meio de frequência relativa e valor absoluto e os dados foram tabulados no Microsoft Excel 2007.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos vinte quatro docentes da amostra, 83,3% (n=20) são do sexo feminino. Verificou-se que dentre os docentes, 37,8% (n=09) se dizem hipertensos. Entre eles, 55,5% (n=05) fazem tratamento medicamentoso com anti-hipertensivos. Inerente ao histórico familiar para HA, 67% (n=16) referiu ter ao menos um parente consanguíneo com identificação de hipertensão. Quanto ao item raça, 45,9% (n=13) são da raça negra. Notou-se; 25% (n=05) das mulheres usam anticoncepcionais orais. Quanto ao preparo dos alimentos, 93,3% (n=20) acrescentam sal aos alimentos. Em relação ao fumo, apenas um (4,1%) docente da amostra é fumante. Com relação ao consumo de bebidas alcoólicas, 37,5% (n=09) dos docentes são etilistas. Referente ao sedentarismo 50% (n=12) não praticam regulamente atividades físicas. Grande parte dos docentes (62,5%, n=15) alegou não possuir o habito de verificar regulamente a pressão arterial. Entre os docentes que se dizem hipertensos 44,5% (n=04) medem regulamente a pressão. Dentre os quinzes que declaram não hipertensos, apenas um (6,6%) mede com regularidade a pressão arterial.
CONCLUSÕES:
A prevalência de HA apresentada neste estudo encontra-se acima dos limites esperados, pois conforme o Ministério da Saúde a estimativa de prevalência da hipertensão arterial entre a população adulta é de 20%. Os fatores de risco para o aumento da pressão arterial são observados em grande parte na população estudada, sendo marcante o histórico familiar, a raça, o acréscimo de sal aos alimentos o sedentarismo, a falta de habito em monitoramento da pressão arterial. Considerações a respeito apontam para redução do consumo de sal, pratica de atividade física regular, e necessidade de conhecimento dos valores pressóricos para HAS entre o grupo pesquisado. Torna-se necessário enfatizar os riscos da hipertensão para a saúde e a importância de uma vida saudável para este grupo.
Palavras-chave: Hipertenso, Saúde, Pressão arterial.