65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: AS INFLUÊNCIAS DA LEI 10.639 NAS ESCOLAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE CODÓ
Samuell Nunes Oliveira - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
Liliam Teresa Martins Freitas - Prof/Orien Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÂO
Das inúmeras instituições sociais, a escola é uma das quais a população brasileira mais confia. É através dela que a maioria das pessoas tem acesso ao conhecimento sistematizado, além de transmissão de valores, normas de conduta, maneiras de pensar. Aparentemente, a escola é neutra, ou quando não redentora, isto é, desfaz as desigualdades sociais existentes. A sociedade brasileira é formada por diversos povos, culturas e costume: os colonizadores portugueses, os indios e os negros. Dentro de tanta cultura e diversidade, podemos destacar a participação eminente dos povos africanos trazidos no período de colonização como mão de obra escrava, sendo eles responsáveis por grande parte da cultura brasileira e costumes, além da formação etnica da sociedade.
O povo africano contribuiu para a formação da nossa sociedade, tendo relevante papel desde o processo de colonização, seguindo assim a construção do país, mais, no entanto é vítima de preconceito e racismo. Neste contexto temos a escola como uma aliada no combate e conscientização dos alunos no que diz respeito aos direitos desse povo que tanto contribuiu para a formação da nossa sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as influências da lei 10.639/03 no ensino das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Codó. Compreender de que forma acontece a inserção dos conteúdos da Lei dentro da sala de aula avaliando como é utilizada a interdisciplinaridade dos conteúdos nas escolas. Perceber como os professores veem a importância dessa Lei para o processo ensino/aprendizado.
MÉTODOS:
MÉTODOS
As primeiras atividades da pesquisa foram realizadas a partir do mês de outubro de 2012 a março de 2013, tendo como enfoque a leitura de livros e textos para revisão de literatura.
Mapearam-se as escolas onde seriam aplicados os formulários para possível contato com a direção das escolas. As escolas pesquisadas foram nos bairros: São Francisco (Escola São Francisco) e Trizidela (José Domingues Araújo).
As visitas foram feitas de forma a contemplar as necessidades da pesquisa, sendo assim realizada sempre aos intervalos das aulas para que não atrapalhasse seus andamentos. Aplicaram-se os formulários da pesquisa a professores e alunos, tendo como base em cada escola duas turmas de cada ano do Ensino Fundamental de 1º ao 5º, sendo que observando também a disposição encontrada na escola, além de quatro alunos de cada sala de aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Dos docentes que afirmaram conhecer a lei, apenas 14,30% (1) soube informar de que a Lei trata da inclusão dos conteúdos de História e Cultura afro, e 85,70% (6) não souberam responder . Todos os professores (7) informaram trabalhar os conteúdos em sala de aula, buscando sempre a interdisciplinaridade dos conteúdos. Apenas 28,60% (2) professores afirmaram já ter participado de alguma capacitação referente à Lei 10.639/03, enquanto 71,40% (5) dizem nunca terem participado de nenhuma.
Na escola José Domingues Araújo, nenhum dos professores (3) que informaram ter conhecimento sobre a Lei não soube informar do que ela trata. Todos os docentes afirmaram trabalhar os conteúdos propostos pela Lei 10.639/03.
Para esses profissionais é de relevante importância trabalhar dentro da sala de aula os conteúdos propostos pela Lei, buscando a melhor integração dos alunos, assim como a melhor formação dos discentes. 14,30% (1) deles afirmou que trabalha os conteúdos através de debates, 57,10% (4) deles diz trabalha nas datas comemorativas, e 28,60% (2) não souberam informar uma melhor forma de se trabalhar esses conteúdos.
CONCLUSÕES:
CONCLUSÂO
Na pesquisa, chegou-se as considerações que as influências são mínimas da lei 10.639/03 na no ensino das séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Codó. De duas escolas, poucos docentes conhecem a lei, e essa formação não é responsabilidade apenas do professor em questão, mas é também da falta de oportunidade de formação sobre a lei que é um marco no qual o movimento negro e seus intelectuais conseguiram um importante instrumento contra um currículo branco, europeu, hegemônico que exclui, marginaliza e inferioza a população negra, sua história e cultura.
Palavras-chave: Lei 10.639/03, Educação, transformação.