65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 6. Bioquímica
EFEITO DA Uncaria tomentosa NO MODELO EXPERIMENTAL DE CISTITE HEMORRÁGICA INDUZIDA POR CICLOFOSFAMIDA
Fernanda Teixeira Benevides - Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
Francisca Lêidiane Santos Leandro - Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
Larisse Mota Marques - Doutoranda do Depto. de Farmacologia da Universidade Federal do Ceará - UFC
Nylane Maria Nunes de Alencar - Profa. Dra. do Depto. de Farmacologia da Universidade Federal do Ceará - UFC
Ingrid Samantha Tavares de Figueirêdo - Profa. Dra. do Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
Karoline Sabóia Aragão - Profa. Dra. do Centro Universitário Estácio do Ceará - FIC
INTRODUÇÃO:
Apesar do fato da quimioterapia continuar a ser a opção de melhores resultados para o tratamento de muitos tipos de neoplasias, há uma constante pesquisa em busca do desenvolvimento de novas drogas com eficácia e especificidade maiores, bem como com efeitos adversos reduzidos. As oxazafosforinas, ciclofosfamida (CFS) e ifosfamida (IFO), figuram entre as drogas citotóxicas mais utilizadas, sendo ativas contra muitos tipos de doenças neoplásicas e benignas. Estas produzem resposta clínica em tumores de mama, ovário, linfomas, sendo também frequentemente utilizada em regimes de condicionamento para transplantes de medula óssea. A Cistite hemorrágica (CH) é o principal efeito adverso dose-limitante das oxazafosforinas. A cistite hemorrágica trata-se de um processo inflamatório de intensidade variável causado pela eliminação renal de metabólitos tóxicos da ciclofosfamida e da ifosfamida. O extrato de Uncaria tomentosa apresentou uma eficiente atividade antiinflamatória nos modelos de edema de pata induzidos por carragenina. De maneira indiscriminada a população em geral vem utilizando o chá da Uncaria tomentosa no tratamento de diversos sintomas relacionados à inflamação. Baseado nas propriedades biológicas do extrato de Uncaria tomentosa, principalmente relacionados a processos inflamatórios, o presente estudo tem como objetivo principal investigar o efeito do chá da Uncaria tomentosa (unha de gato) sobre os eventos inflamatórios induzidos por ciclofosfamida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar o efeito do extrato aquoso de Uncaria tomentosa no processo inflamatório do modelo experimental de cistite hemorrágica (CH) induzida por ciclofosfamida em camundongos.
MÉTODOS:
A indução da Cistite Hemorrágica foi realizada utilizando camundongos Swiss fêmeas, estes receberam 400mg/kg de CFS i.p. 12h antes do sacrifício. O grupo tratado com UT recebeu o extrato aquoso 2% ad libitum durante 9 dias, e no décimo dia 200mg/kg v.o. de UT 1h antes, 3, 6 e 9h após a administração de CFS. O grupo controle experimental recebeu apenas o veículo aquoso, v.o. Após o sacrifício, as bexigas dos animais foram pesadas para determinação do seu peso úmido vesical (PUV) e avaliadas macroscopicamente segundo os critérios de Gray para edema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados do presente estudo apontam para um possível efeito no sentido de reduzir o edema produzido pela cistite hemorrágica induzida por ciclofosfamida. Esse efeito foi estudado através da medição do peso úmido vesical e da avaliação macroscópica das bexigas. O peso úmido vesical (PUV) mede o peso da bexiga em relação a 20g do peso do camundongo. Quanto maior o PUV, maior o edema produzido. No nosso estudo, observamos a redução significativa do PUV dos animais tratados com o extrato aquoso de Uncaria tomentosa (UT) em relação aos animais que não receberam tratamento com UT.
Os critérios de Gray classificam os diferentes graus de edema pela atribuição de escores através da análise macroscópica. Os resultados obtidos da análise macroscópica do edema corroboraram com a suposição de que o extrato aquoso de Uncaria tomentosa é capaz de reduzir o edema produzido pela indução de cistite hemorrágica em camundongos. Mais estudos são necessários para confirmação deste resultado e para investigação de outros aspectos (como hemorragia) e estudo do mecanismo de ação do extrato aquoso de Uncaria tomentosa no modelo de cistite hemorrágica induzida por ciclofosfamida.
A Uncaria tomentosa foi capaz de reduzir significativamente (p<0,05) o aumento do PUV em 30,5% e as alterações macroscópicas avaliadas de acordo os critérios de Gray (edema: de 1 [1-2] para 0 [0-1]) quando comparado ao grupo tratado somente com Ciclofosfamida.
CONCLUSÕES:
O extrato aquoso de Uncaria tomentosa apresentou um eficiente efeito antiinflamatório sobre os eventos inflamatórios no modelo de cistite hemorragia induzida por ciclofosfamida. O extrato aquoso de UT foi capaz de reduzir o peso úmido vesical das bexigas e, na avaliação macroscópica, foi observada significativa redução do edema. Novas abordagens estão sendo tomadas para elucidar os possíveis mecanismos de ação envolvidos.
Palavras-chave: Cistite Hemorrágica, Uncaria tomentosa, Ciclofosfamida.