65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Física Curiosa no Ensino Médio de Quixadá
José Aldi de Lima Filho - Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC
Alexandre Gonçalves Pinheiro - Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC
Maria Luana de Souza Almeida - Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC
INTRODUÇÃO:
Física, ciência que busca a compreensão cientifica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. A princípio demonstra ser uma área bastante interessante aos estudos tanto pelo ramo científico propriamente dito como pelo ramo de ensino. Então por que é tão pouco procurada como opção de graduação por alunos de ensino médio? Por que tanta repulsa por parte dos estudantes?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Através da apresentação de assuntos e experimentos aos alunos tentar verificar um aumento ou não do interesses dos mesmos pela física, desfazendo a crença da matéria ser pouco interessante e muito difícil, preceito bastante divulgado entre os próprios alunos, levando-os talvez no futuro a se interessarem por essa área de estudos.
MÉTODOS:
Entre as escolas participantes da pesquisa estão a Escola de Ensino Médio Cel. Virgílio Távora e a Escola de Ensino Médio Governador Cesar Cals de Oliveira Filho. Nessas instituições foram apresentadas algumas palestras, experimentos e vídeos. Entre os temas apresentados nas palestras foram focados assuntos relacionados a astronomia, um ramo da física (astrofísica) bastante interessante segundo os próprios alunos, além disso constantemente eram levados experimentos para serem apresentados aos mesmos, experimentos estes que na sua grande maioria eram facilmente montados facilitando ao aluno o reproduzir em casa ou na escola aumentando o seu interesse. Alguns vídeos curtos também foram levados em sala, relacionados a temas interessantes e a conteúdos que estavam sendo estudados na classe. Logo após foi aplicado aos estudantes um pequeno questionário com perguntas de opinião própria relacionados à física e aos conteúdos apresentados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após reunir todos os dados tanto da pesquisa como da apresentação, pôde se perceber que a maioria dos alunos até acham a física uma matéria interessante porem muito difícil, e as vezes até chata. Mas por que essa diferença entre as respostas? A explicação se deve a um outro fato que foi abordado na pesquisa, os problemas da disciplina, onde a maioria dos alunos relatou falta de aulas práticas, experimentos e o professor. Porém após a apresentação dos trabalhos pode-se perceber um aumento no interesse dos alunos, fato relatado pelos mesmos. Apesar de a maioria dos estudantes visarem uma outra área pra sua formação profissional, eles afirmaram que aulas mais dinâmica com vídeos, experimentos, etc, poderiam estimula-los em sala de aula.
CONCLUSÕES:
Com isso pode-se concluir que esse tipo de aula, com vídeos, palestras, experimentos, etc, poderia sim, mesmo que pouco, melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula e futuramente influenciá-los a seguir estudos na área da física.
Palavras-chave: Curiosidades, FECLESC, PIBID.