65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
UMA BIBLIOTECA VIRTUAL DE LIVRE ACESSO PARA A RESERVA EXTRATIVISTA (RESEX) ACAÚ-GOIANA: DIFUSÃO DA PESQUISA CIENTÍFICA EM PROL DA CONSERVAÇÃO DA SOCIOBIODIVERSIDADE COSTEIRA E MARINHA
Luís Henrique Bezerra Alves - Depto. de Oceanografia – UFPE; Multicon Ltda
Monica Ferreira da Costa - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Oceanografia – UFPE; Multicon Ltda
Mário Barletta - Depto. de Oceanografia – UFPE
Elivan Arantes de Souza - ICMBio – RESEX Acaú-Goiana
INTRODUÇÃO:
O grande número de documentos digitais gerados a partir de pesquisa cientifica facilita a difusão da informações tanto na comunidade acadêmica quanto para o público em geral. A facilidade de busca e acesso a documentos referentes a diferentes temas e locais estimula a disponibilização sistematizada de documentos on line. Assim, pode-se alcançar uma significativa redução de demanda por espaço físico para a organização e consulta de uma biblioteca na atual sede provisória da administração da Reserva Extrativista Acaú-Goiana (RESEX Acaú-Goiana). Também, conseguiu-se uma disseminação e troca mais eficientes da informação já disponível entre os pesquisadores atuantes no território da RESEX Acaú-Goiana e atraiu a atenção de outros grupos. Com a progressiva inclusão digital das comunidades tradicionais residentes no território da RESEX Acaú-Goiana e outras reservas e unidades de conservação costeira, a internet será cada vez mais um “ponto de encontro” dessas comunidades e facilitador da troca de conhecimentos formais e tradicionais. A RESEX Acaú-Goiana localiza-se entre os estados de Pernambuco e Paraíba e compreende a zona entre-marés e sub-aquática do estuário do rio Goiana. Essa é uma das vinte reservas extrativistas que existem no país.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Reunir, selecionar, disponibilizar de forma sistematizada e armazenar seguramente os documentos técnicos que tratam do ambiente físico e social compreendido no território da RESEX. Identificar e contatar grupos de pesquisa (sensu CNPq) que trabalham no território da RESEX. Atrair parceiros comprometidos com a geração e disponibilização de informações que contribuam para a gestão da RESEX.
MÉTODOS:
Utilizou-se a atual facilidade de hospedagem de sítios gratuitos para o desenvolvimento de uma biblioteca virtual. Formou-se para tal uma parceria institucional UFPE/DOCEAN/LEGECE, Multicon-REC e ICMBio/RESEX Acaú-Goiana. Procedeu-se ao resgate de documentos digitais desde 1980s. Os documentos envolvendo a RESEX foram agrupados e divididos de acordo com o tipo e com a disponibilidade: Artigos publicados em periódicos open access; Artigos publicados em periódicos (apenas meta-dados devido à restrições nos direitos autorais - disponíveis na íntegra no Portal de Periódicos CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br/); Documentos oficiais; Monografias, Dissertações e Teses; Outros documentos (livros, relatórios técnicos); Resumos e artigos publicados em anais de eventos; Clipping de notícias sobre a RESEX. Houve a abertura de uma conta de e-mail próprio para receber os documentos e se comunicar com os usuários. A armazenagem de backups foi feita em mídias físicas (discos rígidos) na instituição e em nuvens gratuitas (plataforma Dropbox). O lançamento oficial foi programado para o dia do aniversário de cinco anos da RESEX, em 17/12/2012. O projeto prevê desenvolvimento, aperfeiçoamento e divulgação permanentes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados do trabalho estão disponíveis no site gratuito da plataforma Google no endereço https://sites.google.com/site/bibliotecavirtualdaresex/. Agrupando os arquivos foi possível avaliar a diversidade de dados que foram gerados através da pesquisa científica no território onde hoje está instalada a RESEX. Existem sobretudo trabalhos de ecologia e de ciências sociais. Os trabalhos de ecologia se concentram nos recursos vivos como as assembléias de peixes, crustáceos e moluscos. Os trabalhos das ciências sociais enfocam, sobretudo, as comunidades tradicionais de pescadores, marisqueiras e quilombolas, além de suas relações com o meio ambiente e os recursos vivos e não-vivos que exploram no estuário. Em quatro meses de trabalho foi possível armazenar na biblioteca virtual um total de 58 documentos, dos quais as publicações em periódicos científicos com revisão pelos pares representam 33%. Pelo menos 10 grupos de pesquisa de 20 instituições de ensino e pesquisa têm contribuições disponíveis no site. Na ocasião do lançamento houve uma significativa divulgação do evento a partir das assessorias de comunicação das instituições envolvidas que foram replicadas em diversos outros sites relacionados a unidades de conservação, meio ambiente e biodiversidade.
CONCLUSÕES:
Todos os recursos para a elaboração do projeto utilizaram freeware. Esta foi uma iniciativa inédita dentre as unidades de conservação do ICMBio, que contribuiu para o aumento da visibilidade da RESEX e de suas ações. A inclusão de imagens ainda não foi contemplada, mas pode ser feita no futuro, assim como a inclusão de um link na página oficial da RESEX no portal do ICMBio e na Wikipedia. A atração do Comitê da bacia hidrográfica do rio Goiana (COB-Goiana) para parceiro da iniciativa será um passo decisivo no crescimento do projeto. A própria biblioteca poderá ser objeto de pesquisa no futuro, ex. pesquisa no território para saber dos acessos dos professores de diversos níveis e a utilidade do instrumento nas aulas e na sua formação continuada. Essa atividade é contínua e traz grandes possibilidades de capacitação de pessoal e geração de outras iniciativas semelhantes. A biblioteca oferece a todos os pesquisadores, independente do nível de formação (do ensino básico à Pós-graduação e pesquisa), oportunidade de divulgar seus trabalhos para o público diretamente interessado. As notícias do lançamento do website, criaram um “efeito cascata” em diversos sites de notícias vinculadas ao meio ambiente.
Palavras-chave: Divulgação científica, Transparência da informação, Delegação de autoridade às comunidades tradicionais.