65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
A VERIFICAÇÃO E ANÁLISE DA APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LITERATURA AFRICANA NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO EM REDENÇAO-CE.
Ailene Cristina Brito Soares Rosa - Graduanda Letras da UNILAB / bolsista PIBID
Daiane do Nascimento Silva - Graduanda Letras da UNILAB / bolsista PIBID
Evilásio do Nascimento Silva - Graduando Letras da UNILAB / bolsista PIBID
Libânia Fernandes Cá - Graduanda Letras da UNILAB / bolsista PIBID
Zideine Maria Bibiano de Araujo - Graduanda Letras da UNILAB / bolsista PIBID
Maria Adelane Moura da Silveira - Profa. orientadora de Língua Portuguesa na EEFM Dr. Brunilo Jacó- Redenção-CE.
INTRODUÇÃO:
O ensino da literatura Africana nas escolas de Ensino Médio passou a ser obrigatório a partir da lei número 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, e passa a vigorar acrescida dos artigos 26-A, 79-A e 79-B que, resumindamente, dizem que o ensino sobre a história e cultura Afro-Brasileira tornam-se obrigatórios em todas as escolas do ensino fundamental e médio, (lei instituida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva). Propõem-se que, através dos contéudos da Literatura Africana , o reconhecimento de autores de vários países da África contribuam para um maior conhecimento e melhor análise desses países. Assim posto, torna-se de grande relevância para a produção de conhecimento científico a verificação, por meio de análise nas escolas, a observância da aplicação desses conteúdos, bem como o diagnóstico da capacitação dos professores de Língua Portuguesa sobre o denominado assunto. Esses são os temas que abordaremos ao longo do nosso resumo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O nosso trabalho tem como objetivo avaliar se as escolas do município de Redenção-CE têm abordado a história da Literatura Africana e se os professores são capacitados para lecionar sobre o nomeado conteúdo e avaliar a importância dessa literatura para a formação brasileira.
MÉTODOS:
O nosso trabalho foi realizado apartir deuma breve investigação nos conteúdos dos livros de 1º, 2º e 3º anosPortuguês: Linguagens, autores Willan Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, Editora Saraiva, 7ª edição reformulada, São Paulo- 2010 e por meio de um questionário com cinco perguntas sobre o tema, aplicado aos professores de Língua Portuguesa das EEFM Doutor Brunilo Jacó e EEP Adolfo Ferreira de Sousa, localizadas no município de Redenção-CE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificamos através da investigação feita por meio do questionário que o conteúdo de Literatura Africana não está sendo aplicado conforme a obrigatoriedade da lei número 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, que começa a vigorar acrescida dos seguintes artigos ,26-A, 79-A e 79-B. Percebemos que os professores não trabalham os conteúdos em plenitude,tendo em vista que não recebem formação específica sobre o assunto por parte do Governo, segundo informe dos próprios docentes : “ alguns isoladamente tem uma pequena base oriunda de sua formação acadêmica, não recebendo nenhuma capacitação dos orgãos governamentais”.
CONCLUSÕES:
Com a análise das fontes, verificamos que o material didático contempla o conteúdo de forma muito resumida. Além disso, existem deficiências na transmissão dos contéudos de Literatura Africana nas escolas pesquisadas porque os professores têm dificuldade em aplicar esses conteúdos e sentem a necessidade de uma melhor capacitação por parte dos orgãos governamentais.
Palavras-chave: Lei 9.394., Docentes, Ensino Médio.