65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
Representações sociais de uma população ribeirinha do município de Coari-AM do ponto de vista das transformações sociais
Kevin James Alvares Alayo - Depto. de Pesquisa e Extensão - IFAM Coari/AM
Raimundo Emerson Dourado Pereira - Prof. Msc./Orientador - Depto. de Pesquisa e Extensão - IFAM Coari/AM
INTRODUÇÃO:
Os processos de colonização e exploração incumbiram historicamente aos povos amazônicos uma relativa invisibilidade social e política. As transformações sociais na região amazônica promovem a intensificação da desigualdade e a condição de subcidadania (cf. ADAMS et al., 2006). A pesquisa apresenta uma tentativa de contribuição à compreensão processo de (des)invisibilidade das populações ribeirinhas do interior da Amazônia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as representações das populações ribeirinhas amazônicas no que se refere às consequências das transformações sociais promovidas pela ação do capital estatal e privado na região do Médio Solimões, particularmente sua incidência na realidade social da Comunidade Esperança I, no Município de Coari-AM, nos últimos vinte e cinco anos.
MÉTODOS:
Foram aplicadas técnicas de abordagem como: aplicação de entrevistas, registro de áudio e registro fotográfico com doze habitantes da comunidade. Além disso, foram realizados estudos das representações sociais e análise sociológica das ações do capitalismo na comunidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A principal pergunta das entrevistas realizadas na comunidade foi: a vinda de trabalhadores de outras regiões do Brasil para a exploração de petróleo e gás alterou de algum modo o hábito de vida na comunidade? Todos os entrevistados responderam que sim, pois, com a chegada desses trabalhadores, os habitantes da comunidade perderam parte dos espaços para trabalho. Foram feitas observações das condições socioeconômicas da população, que levou-se a constatar, a partir das transformações sociais recentes no Município de Coari, a condição de degradação social na comunidade Esperança I.
CONCLUSÕES:
A compreensão das representações sociais desta comunidade possibilitou a análise das transformações sociais no município sob o ponto de vista ribeirinho. Com o desenvolvimento da pesquisa foi possível deduzir que os processos de transformações sociais na região amazônica têm contribuído para o aprofundamento das contradições sociais e o agravamento das condições de vida das populações ribeirinhas.
Palavras-chave: (Des)invisibilidade, Região Amazônica, Contradições sociais.