65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
Penicillium corylophilum Dierckx: cultivo em meio de arroz e análise química dos extratos através de cromatografia líquida de alta eficiência
Marley Garcia Silva - Professor - Instituto Federal de Brasília - Câmpus Gama
Eduardo Leite Leal - Acadêmico do curso de Licenciatura em Química - Instituto Federal de Brasília
Alana Cardoso Ferreira - Acadêmica do curso de Licenciatura em Química - Instituto Federal de Brasília
Jairo Kenupp Bastos - Professor - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto
INTRODUÇÃO:
Os fungos filamentosos constituem um grupo de microrganismos amplamente distribuídos na natureza. São organismos heterotróficos de grande importância biológica, principalmente devido à diversidade de estruturas químicas que podem ser isoladas em função do metabolismo secundário. O Penicillium corylophilum pertence à família Trichocomaceae e à ordem Eurotiales. Representam anamorfos de ascomicetos, tendo como características principais talos septados e reprodução assexual ou mitótica através de propágulos denominados conídios. Fungos deste gênero são grandes produtores de substâncias de interesse farmacológico. A proposta deste trabalho foi analisar, através de cromatografia líquida de alta eficiência, a produção de substâncias químicas quando o fungo é submetido a meio de arroz. Trata-se de um monitoramento fundamental que contribui para o conhecimento das substâncias produzidas por esta espécie.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi caracterizar, através de cromatografia líquida de alta eficiência, o extrato de Penicillium corylophilum obtido em meio de arroz.
MÉTODOS:
Conídios do fungo, inicialmente produzidos em meio aveia-ágar, foram transferidos para um frasco contendo 90g de arroz previamente esterilizados. Deixou-se incubar durante 30 dias, a 30 ºC. Após este período, 200mL de metanol foram adicionados ao frasco. Após o período de extração dos metabólitos presentes no arroz com metanol, procedeu-se o processo de extração líquido-líquido. Ao filtrado da cultura adicionaram-se 40 mL de hexano, efetuando-se três partições sucessivas. A fase metanólica remanescente foi também submetida a um segundo processo extrativo, utilizando-se acetato de etila. A fração obtida através da partição com acetato de etila foi submetida à cromatografia em coluna de fase reversa e cada uma das subfrações foi analisada através de cromatografia líquida de alta eficiência, utilizando-se como fase móvel um sistema gradiente de metanol:água 30 a 100% pelo período de 35 minutos. As análises em cromatografia líquida de alta eficiência foram feitas utilizando-se coluna analítica de fase reversa (Shimadzu C-18, 20 x 250 mm, 15 m) em cromatógrafo líquido (Shimadzu, modelo LC-10AD), equipado com injetor e coletor automáticos e detector de arranjo de diodos (Shimadzu, modelo SPD-M10A).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado da análise cromatográfica apontou para a diversidade de metabólitos secundários presentes nas subfrações resultantes do extrato em acetato de etila, obtido de culturas de Penicillium corylophilum. Uma quantidade significativa de substâncias foi detectada para este tipo de cultura, sendo substâncias com graus de polaridades diferentes, em função do aspecto dos cromatogramas resultantes. Os resultados mostraram ainda que o sistema de fase móvel metanol:água pode ser utilizado para a análise do perfil químico do extrato, bem como para análise da polaridade das substâncias presentes. Desta forma, a cromatografia líquida de alta eficiência é uma ferramenta extremamente útil na pesquisa em produtos naturais.
CONCLUSÕES:
Os resultados mostraram, nas condições experimentais estabelecidas, que o meio de arroz foi adequado para a produção de metabólitos de Penicillium corylophilum e que o monitoramento da produção de metabólitos secundários pode ser realizado adequadamente através de cromatografia líquida de alta eficiência, como parte de um processo de padronização metodológica para identificação de substâncias de origem natural.
Palavras-chave: Fungos, Extrato de Penicillium corylophilum, Arroz.