65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
Leitura como Prática Social e Pesquisa: um estudo de caso em uma escola estadual cearense
Cristiane Bezerra Lino Rodrigues - Depto. de Humanidades e Letras - UNILAB
Jeremias Abel Graciano Boio - Depto. de Humanidades e Letras - UNILAB
Lúcio César Oliveira Silva - Depto. de Humanidades e Letras - UNILAB
Maria dos Santos Brito - Depto. de Humanidades e Letras - UNILAB
Lilian Bandeira - Profa. Orientadora - Depto. de Humanidades e Letras
INTRODUÇÃO:
Em uma escola Estadual do Ceará é desenvolvido um projeto, que inclui no seu currículo a disciplina: Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas sociais. Esse trabalho advém de uma parceria entre Instituto Aliança e Governo do Estado. A nova disciplina entra na base diversificada do currículo com base no Art. 26 da LDB- 9394/96 oferecendo ao aluno a oportunidade de ter um primeiro contato com a elaboração de projetos, trabalhos de campo e análise de descobertas. O professor usa diferentes metodologias de pesquisa de forma articulada com os conteúdos das demais, e estimula esses jovens a buscar pistas, caminhos e soluções param se informar sobre os temas propostos. A disciplina, contudo é voltada para leitura e análise de texto enquanto atividade pedagógica, levando os alunos à reflexão para uma prática que associem os conteúdos ao dia a dia deles. A leitura, compreensão literal e interpretação de textos são recursos de extrema significância na aprendizagem dos educandos, pois os tornam mais críticos e perceptivos junto à sociedade em que vivem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apontar os reflexos positivos da prática leitora e reflexiva nos estudantes do primeiro ano do ensino médio a partir da inclusão da disciplina Núcleo de Trabalho de Pesquisa e Práticas Sociais; Perceber as competências e habilidades da leitura nos alunos envolvidos no projeto.
MÉTODOS:
O trabalho foi desenvolvido a partir do acompanhamento das atividades desenvolvidas na disciplina: Núcleo de Trabalho e Práticas Sociais de uma sala de aula de uma turma de ensino médio em uma escola pública no estado do Ceará. Foram observadas todas as estratégias realizadas pelo professor e a interação dos alunos mediantes a dinâmica ensino-aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Notou-se que a partir das atividades desenvolvidas na disciplina de Núcleo de Trabalho e Práticas Sociais os estudantes estão mais participativos e interativos nas atividades escolares, inclusive nas discussões em sala de aula. É percebível que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, isto é, o aumento dos níveis ou graus de letramento do sujeito, ocorre na medida em este se torna capaz de analisar criticamente os variados discursivos, transitar entre eles e ser autor de seu próprio discurso, como um ato de interação e construção do conhecimento.
CONCLUSÕES:
A leitura é um fator importante na educação escolar, porque constitui um instrumento necessário para a realização de novas aprendizagens, é também vista como um processo de ensino/aprendizagem que vai além de um simples ato de decodificar, pois envolve uma complexidade e exige o querer, é também descobrir e descobrir-se.
Trabalhar com novas dinâmicas de aquisição da leitura a partir de uma nova disciplina inserida no currículo da educação de ensino médio no estado do Ceará possibilitou aos educandos envolvidos e pesquisados uma nova postura diante os desafios enfrentados pelo mundo globalizado.
Palavras-chave: Leitura;, Ensino;, Aprendizagem..