65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO: UMA ESTRATÉGIA DE METODOLOGIA PEDAGÓGICA PARA O APRENDIZADO
Mariany Rodrigues Lima - Depto. de Edificações - IFMS câmpus Aquidauana
Hevelyne Henn da Gama Viganó - Profa. Me./Orientadora - Depto. Edificações - IFMS câmpus Aquidauana
INTRODUÇÃO:
Na área de ensino de matemática é possível encontrar muitos materiais e várias sugestões metodológicas de práticas educativas, entretanto limitam-se às diferentes formas de resoluções de exercícios, apresentações das aulas e jogos em mídia digital além dos jogos para o Ensino Fundamental, e pouco se encontra no que tange a Jogos Concretos direcionados ao Ensino Médio. É de extrema importância conhecer e desenvolver novas estratégias de ensino e aprendizagem, deste modo espera-se com este Projeto, munir os docentes de uma valiosa ferramenta (o jogo), para que quando utilizada em sala de aula, torne a metodologia pedagógica eficiente em seus resultados. Cabe salientar, que os benefícios dos jogos elaborados neste trabalho vão além dos proporcionados pela aplicação dos jogos em sala de aula, uma vez que possibilita a participação no processo de pesquisa e elaboração dos jogos, estimulando a criatividade, o senso crítico, o trabalho em grupo bem como aprimoramento de habilidades matemáticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente Projeto visa desenvolver Jogos Matemáticos (envolvendo a manipulação de materiais concretos), que contemplem a grade curricular da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado do IFMS.
MÉTODOS:
1ª Etapa
Estudo prévio dos conteúdos a serem abordados
Realização de pesquisas bibliográficas em livros de matemática do Ensino Médio
2ª Etapa
Elaboração dos jogos (metodologias e parâmetros de aplicações)
Estudo e revisão bibliográfica de dinâmica de jogos e resolução estratégica de exercícios relacionados ao conteúdo abordado;
3ª Etapa
Produção dos jogos nas oficinas
Escolha de materiais alternativos e de baixo custo para a confecção dos jogos;
4ª Etapa
Aplicação e monitoria dos jogos
Etapa realizada em sala de aula para emissão de relatórios de testes e planejamento funcional dos jogos
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultados deste trabalho foram montados e testados quatro jogos de matemática envolvendo os seguintes conteúdos:
Função Quadrática
Polígonos
Produtos Notáveis
Equações Algébricas
As características dos jogos elaborados são dadas por:
Jogo 1 – Pife Quadrático: Jogo de Cartas envolvendo o assunto de Funções do Segundo Grau.
Jogo 2 – Caminho Algébrico: Jogo de Tabuleiro envolvendo o assunto de Equações Algébricas.
Jogo 3 – Dominó Notável: Jogo de Dominó envolvendo o assunto de Produtos Notáveis.
Jogo 4 – Poligonando: Jogo de Cartas com Dado e Tabuleiro envolvendo o assunto de Polígonos.
CONCLUSÕES:
Com a conclusão deste trabalho pretende-se confeccionar os quatro jogos, em série, e disponibiliza-los para que professores e estudantes possam utilizá-los em sala de aula como instrumento facilitador de ensino aprendizagem.
Os jogos, assim como outros recursos, quando bem trabalhados, são importantes no desenvolvimento do raciocínio matemático.
Este trabalho foi realizado no Laboratório de Desenvolvimento de Jogos e Modelos Matemáticos – LADEJOMA, no IFMS câmpus Aquidauana, que conta atualmente com a participação de 4 estudantes orientandos dos quais trabalham com os jogos matemáticos.
Palavras-chave: Jogos Matemáticos, Ensino Médio, Aprendizagem.