65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 1. Análise e Controle de Medicamentos
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO DE ANÁLISE DE VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS E HIDROSSOLÚVEIS EM MISTURAS DE NUTRIÇÃO PARENTERAL PEDIÁTRICAS POR CLAE.
Diogo Jorge Fragoso de Souza - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UFPE
Clayton Anderson de Azevedo Filho - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UFPE
Beate Saegesser Santos - Profa. Dra/Orientadora - Depto. de Ciências Farmacêuticas - UFPE
Jose Almiro da Paixão - Depto. de Nutrição - UFPE
Emmanuela Prado de Paiva - Depto. de Tecnologia Rural - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Formulações de nutrição parenteral (NP) são soluções ou emulsões, estéreis e apirogênicas, compostas por carboidratos, aminoácidos, lipídeos, eletrólitos e elementos traços. Essas preparações são geralmente suplementadas com vitaminas antes do começo da terapia, sendo administrado de forma contínua por um período de 12 a 18h/dia. . As vitaminas são usadas para atender as necessidades diárias e suprir deficiências, principalmente em neonatos, muito embora sejam instáveis e tenham na degradação química a mais comum causa da perda destes componentes nas bolsas de NP. Várias técnicas analíticas são utilizadas para o monitoramento da concentração das vitaminas nessas preparações farmacêuticas, dentre estas a NP.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi propor um novo procedimento de quantificação de vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis extraídas de formulações de NP através da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE).
MÉTODOS:
As vitaminas hidrossolúveis extraídas foram separadas em uma coluna SB C18 (150 mm x 4.6 mm, 3.5 µm) em uma única corrida em eluição gradiente de fase móvel consistindo de tampão fosfato 0.05 mol.L-1 pH 4.75 (solvente A) e metanol (solvente B). As vitaminas lipossolúveis foram separadas na mesma coluna em uma única corrida aplicando eluição isocrática com metanol como fase móvel.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Repetibilidade e precisão intermediária do método foi determinado a partir das extrações (em triplicata) em dois dias diferentes no mesmo nível de concentração. As variabilidades das concentrações em dois dias aleatórios foram de CV (%) = 0.32 a 11.54% para vitaminas lipossolúveis e CV (%) = 0.73 a 10.60% para vitaminas hidrossolúveis.
CONCLUSÕES:
O presente método mostrou-se adequado para a análise quantitativa de 9 vitaminas em formulações de NP: (vitamina A (retinol e palmitato de retinila), vitamina D3 (colecalciferol), vitamina E (DL-α-tocoferol e acetato de DL-α-tocoferol), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B¬6 (piridoxina), vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina B3 (niacinamida).
Palavras-chave: nutrição parenteral, vitaminas, formulações.