65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
A QUALIDADE DA ÁGUA E A SAÚDE NAS COMUNIDADES DO PARANANEMA E ANINGA NO MUNICÍPIO DE PARINTINS, AM.
Vera Lucia da Silva Marinho - Profa. Msc/Orientadora - IFAM/Campus Parintins
Rafael Ferreira Aranha - Bolsista - IFAM/Campus Parintins
Veranilce Alves Muniz - UEA -Centro de Estudos Superiores de Parintins
Vanessa Costa Alves Galúcio - UEA -Centro de Estudos Superiores de Parintins
INTRODUÇÃO:
A utilização de poços de água em comunidades rurais tem sido frequentes em cidades brasileiras. A presença de bactérias do gênero coliforme e principalmente os coliformes termotolerantes na água é considerada indicativo de baixa higienização podendo veicular várias doenças (ANTUNES, 2004). Nas águas, do ponto de vista sanitário, o que realmente põe em risco a saúde pública é a ocorrência de poluição fecal, pela possibilidade de estarem presentes também microrganismos patogênicos intestinais, agentes frequentemente responsáveis por doenças de veiculação hídrica (RUIZ, 1992).
Em face da inexistência de serviço de esgotamento e aterro sanitário no município de Parintins, estes são fatores que contribuem para contaminação das águas superficiais e dos lençóis subterrâneos comprometendo o abastecimento público (MARINHO, 2004). As comunidades de Aninga e Parananema, localizadas no município de Parintins, estado do Amazonas, não recebem água da rede de distribuição do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia municipal. A distribuição de água na comunidade do Aninga sai do poço e vai diretamente para as casas dos moradores. Na comunidade do Parananema, a água do poço é armazenada em dois reservatórios e, a partir destes é distribuída para as residências dos moradores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem por objetivo analisar físico-química e microbiologicamente a água que abastece as comunidades rurais de Aninga e Parananema, no município de Parintins comparando os resultados com a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, associando-os com a saúde na comunidade. Os seguintes parâmetros foram analisados: pH, Temperatura, coliformes totais e fecais.
MÉTODOS:
O presente trabalho tem por objetivo analisar físico-química e microbiologicamente a água que abastece as comunidades rurais de Aninga e Parananema, no município de Parintins comparando os resultados com a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde, associando-os com a saúde na comunidade. Os seguintes parâmetros foram analisados: pH, Temperatura, coliformes totais e fecais.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Nos resultados obtidos quanto às condições de saúde dos moradores das comunidades de Aninga e Parananema foi possível verificar que as doenças de maior incidência são vômito e diarreia. RUIZ, 1992, relaciona doenças de veiculação hídrica à presença de microorganismos na água. ANTUNES, 2004 em estudos realizados afirmou que a baixa higienização pode veicular várias doenças.
Os valores de pH encontrados variaram entre 4 e 5 e temperatura das amostras de água coletas entre 29 °C e 30 °C. A faixa ideal de pH recomendada pela portaria 518/2004 MS para consumo humano é de 6,0 a 9,5. Verifica-se que as amostras de água analisadas apresentaram pH ácido, entre 4 e 5. Esses valores podem ser atribuídos ao gás carbônico proveniente das águas atmosféricas e das raízes das plantas. SANCHES, 2010 encontrou pH levemente ácido atribuindo a localização dos poços as condições freáticas do aquífero Guarani.
Os resultados das análises microbiológicas quanto aos coliformes totais foram 63,3% nas do Aninga e 55,5 %, no Parananema e quanto aos coliformes fecais detectou-se 36,6 % e 44,4% para as comunidades de Aninga e Parananema, respectivamente. Os resultados positivos para coliformes indicam contaminação nos reservatórios e nos pontos 1 e 2 nas referidas comunidades.
CONCLUSÕES:
A água distribuída para consumo humano nas comunidades de Aninga e Parananema, município de Parintins/Amazonas está fora dos padrões de potabilidade exigidos pela legislação brasileira quanto ao pH baixo e à presença de coliformes totais e fecais. A presença de coliformes fecais nas amostras de águas são responsáveis pelas doenças que acometem as crianças nas comunidades de Aninga e Parananema.
Os resultados obtidos quanto a qualidade da água distribuída para consumo sugere que o monitoramento deva ser realizado com frequência, bem com a realização de campanha educativa nas escolas das comunidades em estudo para adoção de controle higiênico sanitário, a fim de se detectarem os possíveis pontos de contaminação.
Novos estudos devem ser desenvolvimento para identificar as causas da acidez da água, ampliando-se o número de parâmetros analisados.
Palavras-chave: coliformes fecais, doenças diarréias, qualidade da água.