65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 4. Conservação da Natureza
ASPECTOS SOBRE A ICTIOFAUNA RELACIONADAS AO ECOSSISTEMA DAS PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO DA REGIÃO DO TANQUÃ E UMA INFERÊNCIA DAS ESPÉCIES PRESENTES NA SUB BACIA DO RIO PIRACICABA
Luiza Ishikawa Ferreira - Docente da PUC-Campinas
Rinaldo de Oliveira Calheiros - Instituto Agronômico IAC/APTA – Centro de Ecofisiologia e Biofísica
Ana Carolina Martins Fantin - Instituto Agronômico IAC/APTA – Centro de Ecofisiologia e Biofísica
INTRODUÇÃO:
Em áreas de várzeas os organismos estão sujeitos a constantes mudanças relacionados ao pulso de inundação, assim, o conhecimento das especificidades de cada bacia ajuda a caracterizar as atuais condições de conservação e ocupação. O monitoramento da qualidade das suas águas é importante, pois é um ambiente de grande sensibilidade às alterações hídricas podendo levar à extinção de muitos seres vivos. Conhecer as espécies presentes e dependentes das várzeas, os movimentos migratórios dos peixes é um requisito indispensável para o melhor manejo ambiental, principalmente no que se refere à exploração dos recursos pesqueiros. Os efeitos negativos dos represamentos, das atividades agrícolas, da ocupação irregular é um fato alarmante. É urgente a elaboração de soluções práticas para as perturbações geradas pela urbanização da Bacia e os impactos ao meio ambiente. Hoje não há qualquer estratégia normativa de uso das terras baixas, com exceção àquelas referentes à recomposição da mata ciliar, nem sempre cumprida. Os tipos de utilizações são amplamente permitidos e minimamente monitorados, tanto no campo agrícola, como industrial ou urbano, causando impactos ainda não mensurados. Um dos grupos mais importantes socioeconomicamente influenciados pelo ambiente várzea é a ictiofauna.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as espécies de peixes, inferir espécies que deveriam ser encontradas através da comparação com outras Bacias hidrográficas; Diagnosticar o grau de modificação ambiental das várzeas da área de estudo.
MÉTODOS:
O local de estudo tem a área de 35,2 ha, altitude de 451 m e há 12,1 km da vila de pescadores Tanquã (22º 39’ 45.90 S 47º 56’ 09.240 W). A montante da várzea de Tanquã localiza-se a cidade de Piracicaba, SP e usante inicia-se o reservatório de Barra Bonita.
Realizou-se o inventário da ictiofauna no período seco e chuvoso. As coletas foram feitas em agosto/2005 (período pluviométrico seco, porém com a várzea sob inundação), fevereiro/2006 (período pluviométrico das águas, porém com a várzea drenada) e em maio/2006 (várzea inundada parcialmente).
Para a coleta dos peixes se usou um conjunto de rede de espera com malhagens de 15, 20, 40 e 70mm, por 1,5m de altura e 10m de comprimento total cada rede, totalizando 40 m.
As espécies de peixe foram identificadas, medidas, pesadas e os estádios de maturidade foram classificados segundo Vazzoler (1996). A Captura por Unidade de Esforço (C.P.U.E.) foi considerada como o tempo (4 horas) em que a bateria de rede permaneceu na água.
Além da coleta de peixes na área-piloto, inferiu-se sobre a ictiofauna agregando dados da literatura, sobre espécies que, potencialmente, ocorrem na sub-bacia do Piracicaba.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Capturou-se 19 espécies de peixes (3 ordens e 12 famílias), em todos os estádios de maturidade sexual, mas seriam necessárias mais coletas para a devida caracterização. As interferências antrópica têm influenciado no sucesso reprodutivo de muitas das espécies de valor comercial. Resultados da área-piloto, agregados com trabalhos científicos da sub-bacia do Piracicaba e em ecossistemas similares da bacia do rio Mogi-Guaçú apontou a possível relação das espécies que deveriam ocorrer: a) nas várzeas às margens do rio Piracicaba: Cadela, Canivete, Lambari-do-rabo-amarelo, Lambari-prata, Saguiru-curto, Saguiru-comprido, Tuvira, Traíra, Cascudo-chita, Cascudo-preto, Piava-cantiguda, Piava-do-lago, Piava-prata, Corintiano, Tilápia-do-nilo, Mandi-guassú, Pescada-do-piauí, Curimbatá, Bagre, Dourado, Táguara, Timboré, Pirambeba, Saguiru-branco, Tilápia-de-peito-vermelho e Sardinha-de-água-doce; b) nos afluentes do rio Piracicaba: Cadela, Lambari, Caborja, Saguiru-Curto, Sagüiru-comprido, Traíra, Cascudo-preto, Piapara, Corintiano, Canivete, Mandi-guassú, Curimbatá, Dourado e Pirambeba ; c) nas várzeas dos afluentes do rio Piracicaba: Cadela, Lambari, Saguiru-Curto, Saguiru-Comprido, Traíra, Cascudo, Corintiano, Mandi-guassú, Curimbatá e Pirambeba
CONCLUSÕES:
A característica principal da região de várzea próxima à vila de Tanquã é a de ser a mais preservada área de planície de inundação desta sub-bacia do Piracicaba, cujos meandros do rio, sob forte influencia da represa de Barra Bonita, formam inúmeras lagoas, permanentes ou temporárias, adjacentes à sua calha que originam muitas áreas de várzeas nas quais, sob o clima tropical de temperatura média de 27°C estabeleceu-se um rico ecossistema.
Dado à fragilidade dos dados básicos encontrados da ictiofauna da sub-bacia do Piracicaba, recomenda-se, fortemente, que sejam estimulados estudos específicos para poder-se ter, um mínimo de entendimento desse assunto fundamental no estabelecimento da recuperação de ecossistemas aquáticos.
Palavras-chave: Várzea, Ictiofauna, Rio Piracicaba.