65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Avaliação do potencial alelopático de Cichorium e Phyllanthus na germinação de sementes de alface (Lactuca sativa L.)
Allem Duarte Lisboa - Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Campus Universitário de Marabá, UFPA
Joice Bezerra de Sousa - FACEN, Campus Universitário de Marabá, UFPA
Claudiene Rafalski - FACEN, Campus Universitário de Marabá, UFPA
Alessandra de Rezende Ramos - Profa. Dra./Orientadora FACEN, Campus Universitário de Marabá, UFPA
Roseane Cavalcanti dos Santos - Dra./Embrapa Algodão
INTRODUÇÃO:
A observação de que uma planta pode influenciar no desenvolvimento de outras ao seu redor não é recente. Este fenômeno, denominado como alelopatia, possui registros na antiguidade e vem despertando um crescente interesse pelo potencial de sua utilização. Esta interação, reconhecida como um importante processo ecológico, pode desencadear inúmeros prejuízos em plantas vizinhas às espécies alelopáticas, como diminuição nas taxas de assimilação de nutrientes, germinação, crescimento, fotossíntese e respiração. Os efeitos fitotóxicos que alguns vegetais possuem, e principalmente seus princípios ativos, podem promover a utilização destas substâncias na agricultura, visando uma diminuição no uso de agrotóxicos, reduzindo custos, assim como possibilitando o incremento de insumos de baixo impacto ambiental. Neste sentido, muitos estudos sobre a alelopatia são realizados, na tentativa de encontrar alternativas ao uso de herbicidas químicos, inseticidas e nematicidas nos agroecossistemas. O potencial alelopático de espécies dos gêneros Cichorium e Phyllanthus são escassos e neste trabalho avaliou-se extratos vegetais quanto a sua atividade fitotóxica na germinação e desenvolvimento de plântulas de alface.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o potencial fitotóxico de extratos vegetais de Cichorium sp. e Phyllanthus sp. na germinação e desenvolvimento inicial em alface
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no Laboratório de Biologia do Campus Universitário de Marabá da UFPA. Folhas verdes de Cichorium sp. e Phyllanthus sp., coletadas na área urbana do município de Marabá, foram secas em estufa de circulação a 50°C até atingirem peso constante, e trituradas em liquidificador. A partir do material triturado, foi preparado uma solução estoque a 10% (m/v). A mistura foi filtrada e em seguida preparados extratos aquosos em diferentes concentrações, totalizando cinco tratamentos: 0 (controle), 25, 50, 75 e 100% (v/v). Trinta sementes de alface foram semeadas em placas de Petri, previamente forradas com folhas de papel de filtro, e adicionado a este 1,5 mL do extrato. Após 48 e 96h foi aplicado 0,5 mL de extrato em cada placa. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualisado, com 5 tratamentos (concentrações do extrato) e 4 repetições. As placas foram condicionadas em câmara de germinação tipo B.O.D. com temperatura controlada de 26 °C ± 1 e fotoperíodo de 12 horas. A avaliação da germinação foi realizada diariamente. A altura e o comprimento radicular das plântulas foram mensurados no 7º dia após o semeio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os extratos aquosos de Cichorium sp. e Phyllanthus sp. demonstraram pequenas diferenças na inibição da germinação de sementes de alface. A espécie Cichorium promoveu uma inibição na germinação a partir da concentração de 50% com uma significativa redução na altura e o comprimento radicular das plântulas de alface. Inibição total na germinação das sementes foi observada nas concentrações de 75% e 100%. A espécie Phyllanthus sp. demonstrou uma inibição gradual na germinação e crescimento das plântulas de alface a partir da concentração de 25%. Nas concentrações de 75% e 100% os efeitos fitotóxicos foram mais expressivos com uma drástica redução no número de sementes germinadas. Os resultados apresentados são inéditos uma vez que não há relatos na literatura de trabalhos em alelopatia com extratos de folhas destas espécies.
CONCLUSÕES:
O potencial fitotóxico de Cichorium sp. e Phyllanthus foi testado e as duas espécies promoveram inibição nas germinação de sementes de alface. Cichorium sp. mostrou-se mais efetiva, inibindo totalmente a germinação a partir da concentração de 75%. Contudo, tanto Cichorium sp. quanto Phyllanthus mostram-se promissoras para ensaios futuros utilizando plantas invasoras.
Palavras-chave: Manejo Integrado de Pragas (MIP), extratos vegetais, fitotoxidade.