65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
UTILIZAÇÃO DE UM MÓDULO EDUCACIONAL PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ABORDAGEM APOIADA POR RECURSOS ÁUDIO VISUAIS
Fabrício Wickey da Silva Garcia - Faculdade de Sistemas de Informação – UFPA
Aline Francielle dos Anjos Lima - Faculdade de Sistemas de Informação – UFPA
Hugo Hiroki Inoue - Faculdade de Sistemas de Informação – UFPA
Marcos César da Rocha Seruffo - Prof. Dr./Orientador – Faculdade de Sistemas de Informação – UFPA
Zilda Laura Ramalho Paiva - Profa. Dra./Orientadora – Faculdade de Letras - UFPA
INTRODUÇÃO:
A inclusão de recursos tecnológicos no ambiente escolar proporcionou novas perspectivas ao processo educacional, pois a tecnologia permitiu inovar as práticas pedagógicas adotadas em sala de aula. Segundo Prado e Valente (2002), a utilização do data show ou do computador, por exemplo, possibilita a criação de métodos alternativos de ensino e de aprendizagem como ambientes audiovisuais e virtuais. Além disso, permite também uma ampla geração e disseminação de informações. Entretanto, para que a tecnologia se torne uma grande aliada no cenário educacional, é importante considerá-la como um elemento facilitador que complementa o processo pedagógico. Nesse sentido, é preciso que a escola como um todo compreenda e acompanhe os benefícios proporcionados pelos avanços tecnológicos (BALDO et al, 2008). Diante do exposto, o presente trabalho apresenta o módulo educacional SIDICON (Sistema de Informação sobre Diversidade e Consciência), que atua como uma ferramenta poderosa que objetiva atender à grande escassez de métodos alternativos eficazes de ensino da língua portuguesa e que promovam um aprendizado de forma simples e prazerosa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetiva apresentar o módulo educacional SIDICON, o qual foi desenvolvido com tecnologias open source, e tem como foco principal aprimorar o processo de aprendizado de estudantes de Escolas Públicas do Município de Castanhal-Pará. Esse trabalho busca ainda expor alguns resultados obtidos com a aplicação deste módulo junto a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado em duas etapas correspondentes ao desenvolvimento e implantação do SIDICON. A primeira etapa foi constituída pelas fases de planejamento, execução e controle, e a segunda, pela coleta e análise de dados. Na fase de planejamento, realizou-se a definição dos objetivos do módulo educacional, tal tarefa, permitiu nortear os requisitos que o mesmo deveria atender e indicou a melhor forma de desempenhar as etapas posteriores.
Na execução, foram estabelecidos os aspectos visuais do aplicativo, como o design da aplicação, menus e botões. Em seguida, na fase de controle, foram realizados testes acerca das funcionalidades do módulo educacional, a fim de garantir a conformidade do mesmo com os requisitos.
Na segunda etapa, para a implantação do SIDICON, foi realizada uma aula teste de língua portuguesa com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, intermediada por recursos áudio visuais como vídeos, músicas e imagens. Nesse momento, um avaliador documentou os acontecimentos decorrentes da interação dos alunos com o SIDICON, observando aspectos como manuseio, estímulos aos recursos utilizados e facilidade de aprendizado, além de aplicar questionários com perguntas de múltipla escolha, as quais foram analisadas gerando dados estatísticos acerca da satisfação dos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Este trabalho apresenta como resultado o aplicativo SIDICON e um estudo de caso que avalia o módulo educacional, gerando dados estatísticos obtidos a partir da aplicação de questionários em uma aula teste, na qual foi comprovada a eficácia do método de ensino computacional apoiado por recursos áudio visuais.
A partir da avaliação dos dados coletados, pôde-se constatar que 87% dos alunos encontraram facilidade em responder os exercícios, pois identificaram que os mesmos eram compostos por contos que faziam parte da sua realidade. A utilização de recursos áudio visuais mostrou que 93% dos alunos ficaram mais motivados e aptos a interpretar as sequências didáticas após interagiram com vídeos e imagens, o que não aconteceu quando se trabalhou com textos extensos. Da mesma forma, 95% dos estudantes aprovaram o método de ensino proposto pelo SIDICON, indicando que a aula se tornou mais dinâmica e divertida por fazer uso do computador. Embora os resultados desta pesquisa tenham sido positivos, as barreiras tecnológicas ainda são desafios a serem superados, pois a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula necessita que os alunos tenham conhecimentos computacionais básicos, o que ainda não é fator predominante na realidade econômico/social de alunos de regiões periféricas.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa mostrou que é possível a inserção de novas tecnologias como ferramenta de ensino da língua portuguesa, permitindo aos alunos superar as barreiras existentes no ensino dessa disciplina, e interagirem com a mesma de forma divertida e prazerosa.
Dessa forma, a utilização de recursos tecnológicos como o apresentado neste trabalho torna possível promover melhorias no processo de ensino/aprendizado, aliando os métodos tradicionais de ensino com novas ferramentas que enriqueçam os conteúdos didáticos, instigando os alunos a participarem do processo de ensino, ao invés de permanecerem apenas como atores passivos do mesmo.
No entanto, para uma implantação bem sucedida de tecnologias na educação, faz-se necessário não só a implantação de novos recursos, mas também a realização de uma análise minuciosa do grau de afinidade que os alunos possuem com as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, buscando nivelar o conhecimento dos alunos envolvidos e promover a inclusão digital nas escolas.
Palavras-chave: Informática na educação, Variação linguística, Recursos tecnológicos.