65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
Análise do nível de conhecimento dos profissionais de TI acerca dos principais frameworks de governança de TI utilizados no Brasil: um estudo de caso em uma empresa petrolífera brasileira.
Igo Joventino Dantas Diniz - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Marcos Fernando Machado de Medeiros - Prof. M. Sc/Orientador - Detpo.de Ciências Sociais - UFERSA
Rannah Munay Dantas da Silveira - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Camilla Noemea Pimenta de Freitas - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Ana Carla Cavalcante Montenegro - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
Leonardo Ramalho Medeiros - Detpo.de Ciências Sociais - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA
INTRODUÇÃO:
Atualmente com a popularização da tecnologia e o avanço da economia digital a TI encontra-se em posição de destaque no ambiente empresarial, exercendo papel decisivo nos negócios, sendo considerada por muitos uma parceira estratégica e consequentemente um fator crítico para seu sucesso. Assim a TI assumiu uma posição de destaque e dela depende, por muitas vezes, o grau de competitividade atribuído ao negócio (LUFTMAN, 1996). Conforme Fernandes e Abreu (2008) a TI neste contexto é o lubrificante de uma engrenagem complexa e dinâmica, que funciona como um grande integrador entre as áreas de negócio e é essencial que haja uma direção concreta rumo a exercer efetivamente a gestão de recursos, custos, riscos, através do uso de melhores práticas e modelos de referência (frameworks) conhecidos pelo mercado. Além disso, a discussão acerca dos reais retornos dos investimentos em TI tem obtido importância, sobretudo as questões relativas à maior consistência e transparência da gestão da área de TI, chamada de Governança de TI. Diante desta realidade, é opinião bastante difundida a necessidade de um alinhamento estratégico contínuo entre a TI e o negócio. (LAURINDO, 2008).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o nível de conhecimento que os profissionais de TI possuem acerca dos conceitos e principais frameworks de Governança de TI utilizados no Brasil.
MÉTODOS:
O desenvolvimento da pesquisa se deu em uma grande empresa do setor petrolífero brasileiro e teve como público alvo os trinta e três colaboradores do setor de tecnologia da informação e comunicações da mesma. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que segundo Oliveira (2002), trata-se de uma técnica de pesquisa que visa encontrar as fontes, materiais científicos e tecnológicos necessários para a realização do trabalho científico. Quanto aos seus objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva, pois, de acordo com Gil (2009, p. 28) “as pesquisas deste tipo têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis”. A pesquisa é de natureza quantitativa, uma vez que, segundo Moresi (2003), tal técnica de pesquisa deve ser usada quando se quer determinar o perfil de um grupo de pessoas baseando-se em características que elas têm em comum. Como instrumento para a coleta dos dados foi elaborado um questionário contendo onze questões fechadas, dispostas em duas etapas, a primeira destinada à identificação do perfil dos colaboradores e a segunda à verificação do seu nível de conhecimento acerca dos principais frameworks de Governança de TI utilizados no Brasil.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O presente estudo teve como objetivo principal analisar o nível de conhecimento que os profissionais de TI possuem acerca dos conceitos e principais frameworks de Governança de TI utilizados no Brasil. O estudo permitiu identificar o perfil dos referidos colaboradores e o seu nível de conhecimento acerca da Governança de TI e seus principais frameworks. Quanto ao perfil dos colaboradores, pode-se constatar que em sua maioria são indivíduos do sexo masculino com faixa etária entre 20 e 40 anos, com nível de escolaridade médio/técnico, com conhecimentos de nível intermediário em TI, e atuantes no mercado de trabalho no período de 0 a 15 anos, em cargos de nível médio/área técnica. No tocante aos conhecimentos acerca da governança de TI constatou-se que de um modo geral a maioria dos colaboradores conhecem a temática em questão e que a mesma é bem presente no ambiente de trabalho desses colaboradores, sobretudo pelo fato de 72,7% da amostra ter tomado conhecimento acerca do tema no ambiente corporativo. Contudo, quanto aos conhecimentos acerca dos frameworks ITIL e COBIT e suas certificações relacionadas pôde-se constatar que um percentual considerável dos colaboradores desconhece a temática relacionada.
CONCLUSÕES:
Através da análise dos resultados obtidos neste estudo verificou-se que apesar de atuarem diretamente na área de TI e consequentemente lidarem diariamente com processos baseados nas melhores práticas abordadas pelos frameworks supracitados, os colaboradores participantes deste estudo apresentaram conhecimentos aquém das expectativas da pesquisa, bem como da realidade do mercado brasileiro. Constatou-se que mesmo conhecendo de um modo geral os conceitos da governança de TI, estes demostraram baixo conhecimento no tocante aos principais frameworks apresentados neste estudo, o que pode vir a interferir na operacionalização de determinadas tarefas organizacionais. Como contribuição relevante deste estudo destaca-se o levantamento do perfil dos colaboradores, podendo estas informações ser utilizadas como base para estudos futuros e/ou até mesmo como base de dados para a empresa estudada. Outra contribuição importante é a identificação do nível de conhecimento destes colaboradores acerca da governança de TI e seus principais frameworks, assim a organização pode identificar os pontos que requerem melhorias e pode tomar as devidas providencias, tais como o investimento em treinamentos acerca do tema.
Palavras-chave: Governança Corporativa, Governança de TI, Frameworks.