65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PESQUISA-AÇÃO DOS POVOS ENTRE SERRAS E PANKARARU: os caminhos para uma prática específica e diferenciada
Elisa Urbano Ramos - Supervisora do Pibid Diversidade (CAPES) – CAA/UFPE
Jaqueline Barbosa da Silva - Núcleo de Formação Docente – CAA/UFPE
INTRODUÇÃO:
O presente estudo se inscreve numa pesquisa mais ampla intitulada “PROFESSORES INDIGENAS DE PERNAMBUCO: formação, pesquisa e prática pedagógica” a qual busca sistematizar os saberes dos povos indígenas de Pernambuco. O processo de formação inicial e continuada desencadeado por um grupo de educadores e educadoras dos Povos Pankararu e Entre Serras Pankararu é o impulsionador dessa investigação, a qual tem o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid Diversidade), financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Centro Acadêmico do Agreste através da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e das comunidades indígenas de Pernambuco.
No conjunto de sete ações intervencionistas que se articulam ao subprojeto “A pesquisa-ação nas comunidades indígenas de Pernambuco: a participação dos povos Entre Serras e Pankararu” busca-se compreender o desencadeamento da prática de pesquisa nas comunidades dos povos Entre Serras e Pankararu.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Situar a contribuição das investigações dos povos Entre Serras e Pankararu para a Educação Escolar Indígena.
MÉTODOS:
A pesquisa se inscreve numa abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa ação, acompanhando o processo de estudo, sistematização, observação, planejamento e prática interventiva de um grupo de sete educadores indígenas participantes do Pibid Diversidade. No conjunto dos participantes contamos com cinco membros que pertencem ao Povo Pankararu, entre os quais dois são do sexo masculino, e dois que constituem o povo Entre Serras Pankararu. Nesse sentido, há uma trajetória em comum que parte da realização de diagnósticos realizados junto a comunidade escolar e articulados ao estudo da literatura da área (BRANDÃO, 2006; MAHER, 2006) e ao levantamento documental, ambos conjugados as intervenções no contexto das escolas dos referidos povos. Nessa direção, os resultados visam qualificar a Educação Escolar Indígena, no que se refere ao fortalecimento da prática educativa dos docentes e o processo de ensino e da aprendizagem dos estudantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No conjunto das investigações que vem sendo vivenciada pelos bolsistas, identificamos a presença de elementos comuns, referentes às práticas políticas e pedagógicas dos povos indígenas. A reafirmação da memória se articula as práticas escolares e aos saberes tradicionais, buscando aprimorar o desempenho escolar dos estudantes, qualificando a escrita e a leitura. Dessa forma, os projetos temáticos inovam quando trás para o chão das escolas a vertente da diferenciação e da especificidade. Ou seja, o cotidiano da Educação Escolar Indígena passa a vivenciar uma prática dinâmica e articulada às atividades dos homens e das mulheres na aldeia, evitando a fragmentação dos conteúdos. Neste sentido os povos indígenas incluem no seu projeto societário uma educação escolar norteada pelos eixos que buscam fortalecer a identidade, a valorização dos saberes e o diálogo entre as culturas, a saber: Terra, Organização, História, Identidade e Interculturalidade. Assim, as investigações temáticas tomam como referência as necessidades das comunidades e as experiências formativas vivenciada no processo de formação inicial, através do curso superior de Licenciatura em Educação Intercultural Indígena realizado no contexto da UFPE.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos ao longo dessa investigação evidenciam uma participação coletiva entre os povos, bem como revela a contribuição que vem sendo deixada pelos educadores indígenas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, o produto final que será deixado como contribuição às escolas do povo refletirá a identidade étnico-social e cultural nas “produções de autoria”, denominação dada aos materiais produzidos pelo povo e para uso do povo no cotidiano das comunidades indígenas. Esses elementos se articulam a prática educativa no contexto da Educação Escolar Indígena, enfatizando a base da pedagogia indígena, estruturada na valorização e no fortalecimento dos saberes tradicionais em interface com os conhecimentos universais. Ou seja, o trabalho desencadeado no cotidiano escolar enfatiza a produção acadêmico-científica, abordando uma relação intrínseca entre os costumes e os saberes tradicionais dos povos nos espaços educativos, deixando como contribuição a possibilidade de articulação entre os saberes tradicionais do povo e as exigências acadêmico-científicas. Enfim, as pesquisas, iniciada junto às comunidades indígenas, refletem mudanças na Educação Escolar Indígena e enfatiza indícios do projeto societário global com ênfase na diferença.
Palavras-chave: Escola., Prática Investigativa., PIBID Diversidade..