65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DA APLICAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DE BOVINOCULTURA E SUINOCULTURA EM MILHO PARA SILAGEM
John Kennedy Rodrigues Marques Silva - Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres
Virgílio José Tavira Erthal - Prof. Dr/Orientador - Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres
INTRODUÇÃO:
O milho é a mais importante planta comercial com origem nas Américas, é uma espécie altamente politípica, com cerca de 300 raças e milhares de variedades. A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia (PATERNIANI, 1995).
É uma das espécies vegetais mais eficientes na conversão da energia radiante em produção de biomassa. Sendo uma cultura padrão para ensilagem, pela tradição no cultivo, pela elevada produtividade e pelo bom valor nutritivo inerente aos animais, principalmente dos bovinos (PAZIANI et. al., 2009).
Águas residuárias são aquelas que possuem impurezas procedentes de atividades antrópicas, podendo ser urbanas, agroindustriais e industriais, sendo que, entre as agroindustriais, pode-se incluir aquelas provenientes de criatórios de animais (Matos, 2004).
Conforme a pecuária cresce no país, ela gera grandes quantidades de dejetos que, se não manejados e dispostos adequadamente, podem gerar sérios problemas ambientais, principalmente em relação à poluição de corpos hídricos e do solo. Dessa forma, avaliar tecnologias que busquem o aproveitamento desses dejetos dentro dos próprios sistemas produtivos é altamente interessante, sob vários aspectos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetiva verificar a resposta do milho (Zea maiz L.) à aplicação de dois tipos de águas residuárias de criatórios de animais (bovinocultura e suinocultura) em duas taxas de aplicação: 50 e 100 m3/ha /quinzena.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido no Setor de Culturas Anuais do IF Goiano - Campus Ceres, em Ceres-GO, no período de Setembro de 2011 a março de 2012. Antes da implantação do experimento foram coletadas amostras de solo em duas profundidades (0-25 e 25-50 cm). Realizou-se as devidas correções do solo.
Á água residuária de bovinocultura (ARB) e suinocultura (ARS) são proveniente da limpeza diária destes setores. Esses efluentes foram aplicados desde a semeadura até a fase de enchimento de grãos, com intervalo de quinze dias, no período de Janeiro a Abril de 2012.
O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com 5 tratamentos (Testemunha adubação mineral convencional; ARB – 50 m3/ha; ARB – 100 m3/ha; ARS – 50 m3/ha; ARS – 100 m3/ha). Sendo 4 blocos casualizados, totalizando 20 parcelas de 6 m2 cada.
As características avaliadas foram: altura das plantas (80 DAP), altura da 1° espiga; diâmetro do caule (30 cm de altura); diâmetro da espiga (80 DAP); rendimento de matéria verde e variação nas concentrações de nutrientes no solo, em 2 profundidades, entre o início e o fim do experimento. Os resultados foram submetidos à análise da variância, para comparação das médias obtidas se utilizou o teste de Tukey, ao nível de 5% de significância.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pode-se constatar que a altura das plantas e diâmetro da espiga foram diferentes estatisticamente entre os efluentes aplicados não havendo diferenças entre as doses dos mesmos. Assim o menor valor para altura das plantas foi de 1,96 m ARS: 50 m3/ha e o maior foi 2,48 no testemunho, apresentando menor valor de diâmetro de 4,47 cm em ARS:50 m3/ha e o maior foi 5,65 cm no testemunho respectivamente. O testemunho da altura das plantas foi estatisticamente igual à dose de ARB: 100 m3/ha, para o diâmetro da espiga apresentou resultado semelhante, no entanto foi com a dose de ARS: 100 m3/ha. Os resultados foram de Freitas et. al., (2004) que verificaram que estes parâmetros não diferiram estatisticamente, contudo todos os parâmetros avaliados os valores das doses utilizados foram maiores que o testemunho.
A altura da inserção da primeira espiga apresentou todos os resultados diferentes entre si, com menor valor de 1,40 m na dose de ARS: 50 m3/ha e o maior foi 1,55 m no testemunho. A produção de matéria verde (t/ha) teve diferença significativa apenas na ARB, atingindo 7.426,75 t/ha no testemunho. O diâmetro do caule não apresentou diferença entre si. Corroborando os resultados mostrados por Oliveira (2004) onde a PMV foi maior nos tratamentos com água residuária do que no testemunho.
CONCLUSÕES:
A utilização de água residuária de bovinocultura promoveu valores superiores em todas as avaliações que a água residuária de suinocultura.
A dose de ARB: 100 m3/ha mostra-se promissora, pois apresentou resultados semelhantes aos resultados da testemunha absoluta.
Com isso a utilização dessa dosagem pode trazer menores custos de produção, quando se diz respeito à irrigação. Novos estudos são necessários.
Palavras-chave: Efluentes, Silagem, Taxas de aplicação.