65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
Uma experiência: Como resolver problemas.
João Firmino Alves Neto - Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
Diego da Silva Pinheiro - Coautor - Graduando em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
Tamires Almeida Silva - Coautora - Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
Ulisses Lima Parente - Prof. Dr./Orientador - Curso de Matemática da Universidade Estadual do Ceará
Vanessa Fernandes Silva - Coautora - Graduanda em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID tem a finalidade de promover a iniciação à docência dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central- FECLESC, buscando uma maior aproximação entre escola e universidade. O Projeto vem contribuindo para superar as dificuldades enfrentadas no ensino-aprendizagem em Matemática, por meio de uma relação e colaboração entre a universidade e as escolas públicas. No decorrer das observações e regências de aula na Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador César Cals de Oliveira Filho pode-se perceber certas dificuldades na compreensão e interpretação de problemas matemáticos sobre os conteúdos desenvolvidos em sala. Diante da necessidade de suprir essas dificuldades e melhorar o ensino e a aprendizagem em Matemática, surgiu a ideia de criar um momento em que pudesse ser discutida essa temática de forma diferenciada. O seminário foi baseado no livro “A arte de resolver problemas” de George Polya. Nesse caso, utilizamos a resolução de problemas com a finalidade de ampliar o campo de visão dos educandos, como forma de fixar e desenvolver os conhecimentos, para assim ajudar os alunos das escolas de educação básica nas provas do SPAECE e ENEM.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Auxiliar através de dicas e recomendações na resolução de problemas executando suas etapas de resolução, visando com que os estudantes aprimorem suas técnicas de compreensão de problemas matemáticos, para uma melhor atuação nas provas do SPAECE e ENEM.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado através de apresentações de seminários pelos alunos bolsistas do PIBID e debates (com resolução e discussão de problemas) com alunos do 2° e 3° ano do ensino médio da Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador César Cals de Oliveira Filho nos horários das aulas de Matemática. Foram feitos alguns jogos de perguntas e respostas, para aumentar a compreensão e velocidade no raciocínio. Utilizou-se recursos de multimídias como notebook e projetor para a apresentação do slides.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As dificuldades são muitas e diversificadas quando falamos no ensino da Matemática. Repassar os conteúdos matemáticos, fugindo um pouco da rotina professor/quadro branco, é um dos meios encontrados de obter um melhor rendimento. O que levou a colocar em prática esse projeto foi tentar minimizar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas, fato este motivado principalmente por estes não terem um alicerce sólido nos conteúdos das séries iniciais. Todavia, já é possível notar algumas mudanças de atitude dos alunos participantes. Alguns sentiram a necessidade de valorizar mais as aulas de Matemática prestando mais atenção, além disso, foi colocado em prática o conhecimento adquirido nos seminários em sala de aula, motivado pelo professor e aluno, reduzindo o baixo rendimento escolar. Ademais, é gratificante perceber o interesse pelo conhecimento por parte dos alunos.
CONCLUSÕES:
Ao propor as atividades, buscamos que as estratégias de resolução de problemas fossem utilizadas nas atividades diárias em sala de aula, para suprir algumas dificuldades apresentadas pelos alunos, foi o que detectou-se nas observações realizadas. Alternativas dinâmicas de ensino são sempre válidas como instrumento de aprendizagem e construção do conhecimento. A curiosidade pela descoberta foi despertada de tal maneira que os alunos foram levados a pensar matematicamente de várias maneiras, buscando novos meios de aprender Matemática.
Palavras-chave: Ensino, Problemas, Matemática.