65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
Preparo de experimentos de química com elementos do cotidiano - superando limitações
Débora Eloísa de Oliveira Cordeiro - Graduação em Engenharia de Produção, IFMG, Congonhas/MG
Luiz Antonio Pires Fernandes Junior - Prof. Dr./Orientador, Formação Geral – IFMG, Congonhas/MG
INTRODUÇÃO:
Como a ciência que estuda as transformações químicas sofridas pela matéria e as variações de energia que acompanham essas transformações, a química é uma das ciências naturais fundamentais, de caráter básico e aplicado. Devido ao modo como vem sendo repassado aos estudantes, o ensino de química tem passado por momentos de intensa reflexão, devido aos elevados índices de reprovação e evasão. Na maioria das vezes, as aulas de química são vistas pelo aluno como algo maçante, com memorização de conceitos e fórmulas apresentadas nos livros didáticos (Silva, José Luiz, 2012). Por conseqüência, tem-se a incessante busca por alternativas que sejam capazes de auxiliar no melhor desenvolvimento do aluno, como a utilização de jogos didáticos ou vídeos que apresentem o conteúdo por meio de uma linguagem mais próxima à realidade dos jovens educandos, para um melhor estabelecimento das relações entre a teoria e a prática para o processo de ensino-aprendizagem (Gibin, Gustavo Bizarria, 2013).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver atividades experimentais utilizando materiais domésticos de fácil aquisição e baixo custo, auxiliando o educando a melhor compreender o impacto das novas tecnologias em sua vida pessoal, em processos de produção e no desenvolvimento de sua vida social, empregando materiais de seu cotidiano.
MÉTODOS:
Devido ao Ano Internacional da Química, em 2011, diversos procedimentos disponibilizados virtualmente foram encontrados, sendo priorizada a seleção de práticas utilizando-se materiais de baixo custo ou que pudessem ser facilmente adaptadas. Após uma abordagem sobre as substâncias químicas e dos conceitos teóricos que seriam necessários para preparar os alunos para as práticas, foram relacionadas quatro experiências com materiais de fácil aquisição e de baixo custo, envolvendo conceitos como propriedades da matéria, processos de separação, estrutura atômica e reações de óxido-redução. Devido a falta de um ambiente apropriado para sua realização, as práticas foram testadas em sala de aula de modo improvisado e no modo expositivo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Antes da apresentação das práticas, os alunos foram submetidos a um questionário abordando o conteúdo teórico apresentado em sala de aula. Durante a realização das práticas, assistiram com muita atenção e indagaram sobre o que não haviam entendido. Após as experiências serem demonstradas, os estudantes foram submetidos ao mesmo questionário, e, como previsto, mostraram que as práticas facilitaram a absorção do conteúdo aprendido em sala de aula. Satisfeitos com a aula, indagaram e comentaram entre si o motivo pelo qual não há, no ensino de química, maior ênfase em aulas práticas.
CONCLUSÕES:
O projeto possui dupla importância por auxiliar a desmistificar para o professor quanto à possibilidade de desenvolver atividades experimentais simples, que auxiliam na compreensão dos conteúdos teóricos pelo educando, mas também para que o aluno possa compreender que o conteúdo abordado pela teoria em química está bem mais presente em seu cotidiano do que imagina. Com o questionamento feito aos alunos, antes da realização das práticas, pôde-se notar a deficiência em reconhecer no cotidiano a teoria aprendida em sala de aula, uma vez que o conhecimento está associado apenas a conceitos e fórmulas. Após a realização das práticas, claramente houve uma melhor absorção do conhecimento fazendo-se possível concluir que a realização de práticas é essencial para maior compreensão do conteúdo pelo aluno.
Palavras-chave: Ensino de química, Experimentação, Aulas práticas.