65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
PIBID: APRESENTAÇÃO DE JOGOS DE BAIXO CUSTO DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
Silvia Regina Pereira de Mendonça - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFR
Iramir Rosemberg de Lima - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFR
INTRODUÇÃO:
Visando melhorias no ensino-aprendizagem dos alunos da Microrregião da Borborema Potiguar, este trabalho com jogos de baixo custo e reciclados, desenvolvido no Laboratório de Matemática, faz referência à introdução do uso de jogos como instrumentos facilitadores da aprendizagem. Sendo assim, resolvemos desenvolver jogos que propiciem a aprendizagem da matemática, de forma que, haja uma ruptura das concepções tradicionais de ensino. Desse modo, o desenvolvimento desse trabalho apresenta mais opções para o aprendizado e possibilita maior dinamização do processo ensino-aprendizagem. Os materiais desenvolvidos são expostos no Laboratório para utilização por parte dos alunos de toda comunidade da microrregião. Para elaboração dos jogos realizamos pesquisas, contando com autores como: Mendes (2009), Freire (2001), D’ambrosio (2001), Rego (2004), entre outros. Utilizamos, sempre que possível material reciclado e de baixo custo, sendo acessível para todas as pessoas. Após a confecção dos mesmos, apresentamos, ao público, uma mostra dos trabalhos produzidos. Com essa exposição visamos atingir o público escolar, em geral, principalmente estudantes do ensino médio, com o intuito de estimulá-los à busca do saber relacionados aos jogos didáticos na área de matemática
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresentar a pesquisa, confecção e dinamização de jogos de baixo custo e reciclados desenvolvidos no Laboratório de Matemática para subsidiar o ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Médio das escolas da Microrregião da Borborema Potiguar. Assim, visamos dinamizar o ensino-aprendizagem da Matemática partindo das atividades propostas pelos jogos construídos e expostos no Laboratório.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi desenvolvido no ano de 2012, a partir de pesquisa bibliográfica e troca de experiências com alunos e professores do Ensino Médio. Sendo permitida por meio dos jogos a estruturação de procedimentos metodológicos úteis, capazes de tornarem a prática docente eficaz com mais compreensão. Para esse projeto, decidimos dividir o cronograma em três etapas distintas: pesquisa, confecção e divulgação. De início, pesquisamos e fizemos uma análise geral acerca de jogos que serviriam de base para o ensino de matemática. E quando terminamos a 2ª etapa, a confecção utilizando materiais reciclados e de baixo custo, entramos na 3° etapa do projeto: a divulgação, com aplicação dos jogos construídos. Para isso, os aplicamos em turmas do Ensino Médio da microrregião já citada. Para avaliar o projeto, elaboramos um questionário avaliativo com referência aos seguintes tópicos: conhecimento aproveitável, manuseio, clareza das regras e jogos como procedimentos de ensino. Os resultados do questionário foi um grande apontador dos jogos como ferramenta de ensino-aprendizagem. Mostra assim, o seu grande potencial no desenvolvimento do educando, uma vez que, atuam na construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Tendo em vista a aplicação dos jogos didáticos em sala de aula, verificamos que tal ato funciona como motivador para a aprendizagem da maioria dos alunos. Dessa forma, sugerimos que sejam realizadas atividades com o objetivo de motivar os alunos a procurarem o conhecimento através das atividades lúdicas expostas. Logo, percebemos que por meio dos jogos podemos ter uma nova percepção de como eles podem atuar como elementos incentivadores no processo de ensino e aprendizagem, pois o ensino utilizando meios lúdicos cria ambientes gratificantes e atraentes servindo como estímulo para o desenvolvimento integral do educando. Hoje em dia é importante considerar que a experiência em sala de aula confirma que muitas das dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem, se devem à falta de conexão com a prática. Desse modo, entendemos que se faz necessário um trabalho voltado para superar essas dificuldades por meio da implantação de um laboratório com possibilidade de construção e utilização dos jogos, pois este espaço propicia ao aluno a exploração conceitos e demonstrações. Gerando assim, melhor compreensão por meio de experimentos. Nela, os jogos como recursos didático-pedagógicos tornam-se ativos e consequentemente mais eficazes.
CONCLUSÕES:
Durante a realização de atividades no Laboratório de Matemática com alunos do Ensino Médio, verificamos a motivação e atuação dos participantes em todo o processo. Portanto, é indispensável a utilização dos jogos e do referido espaço como sendo uma fundamentação de ensino eficaz na aprendizagem do aluno em uma nova abordagem. Sendo assim, é também extremamente importante pesquisar sempre, buscando novas alternativas, pois o mundo está em constantes e rápidas mudanças. Consequentemente, se estamos sempre aprendendo coisas novas, quer como alunos, quer como professores na vivência de sala de aula, observando a comunidade, consultando grupos de estudos e pesquisas ou publicações, ou ainda, trocando ideias e experiências em cursos, encontros, congressos, para melhorar a atuação e o desempenho do aluno a cada dia. Sabemos que as oportunidades de vivência como os desenvolvidos nesse projeto ampliam essa conscientização. Acreditamos que, o trabalho ora apresentado trouxe muitas sugestões e questionamentos a respeito da utilização de jogos como recurso didático. Entretanto é necessário que o educador prepare-se devidamente, para que mesmo brincando, alunos e professores possam utilizar a atividade com êxito para alcançar a construção do conhecimento matemático.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de Matemática, Interação nas aulas de Matemática, Educação Matemática.