65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
Incorporando tecnologias ao artesanato
Severino José da Costa Neto - UAG/UFRPE
Arnaldo Sales de Lima Filho - UAG/UFRPE
Alberto Einstein Pereira de Araujo - UAG/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Muitos trabalhos têm apresentado a importância do artesanato como fonte de renda para populações tradicionais. Porém, a modernidade traz a tona o paradigma tecnológico que envolve a incorporação, por parte da população, de aparatos tecnológicos. O que cria oportunidades e desafios para esses artistas que sentem cada vez mais a necessidade de incorporar tecnologias em suas obras. Existem várias formas da tecnologia ser incorporada, desde a matéria prima, passando pelos processos envolvidos na produção das peças chegando a sua distribuição. Este trabalho apresenta os resultados de um projeto desenvolvido junto a artesãos do município de Garanhuns, PE que tem como objetivo auxiliar os artesãos a incorporar tecnologias em suas obras. A incorporação se dá através da inserção nas obras de tecnologias de baixa complexidade como efeitos luminosos, movimentos e sons. A incorporação dos efeitos luminosos envolve entender como a luz se difunde através dos materiais utilizados pelos artesões. As peças são produzidas com tecidos porosos dobrados ou materiais vegetais o que permite diversas possibilidades de efeitos luminosos produzidos através da distribuição de leds de alto brilho pela obra. Os sons são incorporados através do uso de sistemas digitais e são sons associados a cultura do artesão, o que reforça a individualidade cultural da peça.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo é apresentar aparatos tecnológicos de baixa complexidade para artesãos locais para assim, contribuir com o desenvolvimento obras onde a tecnologia seja implantada para realce das obras. Disseminando o uso de tecnologia entre os artesãos locais, com a gestão da associação de artesãos de Garanhuns no uso dessas ferramentas.
MÉTODOS:
Para a realização deste projeto foi contatada uma associação de artesãos em Garanhuns, aglutinados em volta da Casa do Artesão de Garanhuns. A partir de uma entrevista inicial, forma selecionados três profissionais. O trabalho se desenvolveu através de visitas ao seu local de trabalho, a metodologia envolve a apresentação e desenvolvimento de detalhes da tecnologia ao profissional que constrói sua obra em parceria. Após, a tecnologia é repassada para o artesão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como resultados os artesãos envolvidos já começam a modificar sua estética de forma a incorporar melhor os efeitos luminosos. Também, eles começam a observar outras utilidades para a luz incorporada as suas obras. Observamos também que há uma maior visibilidade e interesse por parte do público para a obra com efeito luminoso em comparação com a obra sem efeito.
CONCLUSÕES:
Em uma sociedade onde as tecnologias deixam de ser objetos separados para se incorporarem ao ser e ao viver, é urgente que artesãos incorporem também essas ferramentas em suas obras. Observamos que existe um interesse crescente por esses artistas de conhecer novas formas de construir sua arte. Também que podemos com artefatos relativamente simples aumentar a visibilidade e interesse por suas obras. Por outro lado, o uso de luz led, movimento ou som não descaracteriza a originalidade ou aspecto cultural da obra, pelo contrário, abre um novo leque de possibilidades para que esses artistas possam expressar sua individualidade dentro de sua cultura.
Palavras-chave: Artesanato tecnológico, Geração de renda, Tecnologia.