65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O USO DE NOVAS METODOLOGIAS DENTRO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Everton Sales Silva - Universidade Federal de Tocantins
Tatiane Torcato de Oliveira - Universidade Federal de Tocantins
Gabriel da Silva Aguiar - Universidade Federal de Tocantins
Jakeline de Souza Bastos - Universidade Federal de Tocantins
Sheylene Alves de Oliveira - Universidade Federal de Tocantins
Wagner dos Santos Mariano - Universidade Federal de Tocantins
INTRODUÇÃO:
Em geral, os professores em formação não possuem experiências como docentes e por conta disso passam por um processo de aprendizagem e observação através das práticas de um mestre. Os grandes desafios que se impõem à prática docente no ensino superior relacionam-se às possibilidades de articular as duas ações didáticas – ensinar e aprender –, no contexto de sala de aula. Entende-se, então, que há um ensino voltado para o próprio processo de ensino e não necessariamente para a aprendizagem do aluno. Isso se deve ao fato de que há constante valorização da instrução no ensino superior e não do processo de aprendizagem. Com isso o professor deve aprender e compreender que a didática faz parte de um conjunto, sendo que a base teórica é o principal componente, diante de ações práticas, visões críticas e políticas, abordando também a organização e o planejamento dessas ações. Visto que, atualmente, observa-se que muitos professores, para despertar um maior interesse por parte de seus alunos, buscam através de novas metodologias de ensino praticas que envolvam seus alunos dentro do processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar metodologias utilizadas por professores, de ensino superior que foram eficientes dentro do processo de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
Para a realização deste trabalho, aplicamos um questionário á duas professoras do ensino superior. Contudo, nem todas as questões propostas foram usadas inteiramente. Visto que, devido à entrevista ocorrer pessoalmente ela desenvolveu-se de maneira mais dinâmica e conseguiu entender os temas mais importantes para os entrevistados, com relação às práticas metodológicas utilizadas. Portanto, as entrevistas foram analisadas de modo qualitativo e não quantitativo. A primeira entrevistada é formada em Química, já havia ministrado aula no ensino médio, porém na época ainda não tinha uma formação específica, à mesma atualmente já possui mestrado e doutorado. A metodologia que ela considerou que teve bons resultados foi a alternância de metodologias de ensino, suas aulas não eram repetitivas onde só utilizava um meio didático sempre que podia alternava as aulas expositivas, por aulas com o data show e fazia o uso também de estudos dirigidos para uma melhor fixação de conteúdo. A segunda entrevistada é formada em Letras, ela também já ministrou aulas no ensino médio, porém na época já tinha o curso de graduação. A metodologia que ela considerou que teve muitos resultados positivos foi o uso do moodle no processo de ensino aprendizagem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A primeira professora entrevistada explicitou que sua prática metodológica qual ela considera eficiente constitui-se de: apresentação do conteúdo em apresentação do power point, aulas abertas ao diálogo, estudo dirigido e prova escrita. Os dois últimos, como ferramentas para montagem da nota. Ela enfatiza que considera a aula explicativa desde que aberta ao diálogo como boa metodologia assim como o estudo dirigido, sendo que ele é considerado por vários alunos uma boa opção, já que consegue os introduzir dentro do contexto do conteúdo da disciplina e auxilia para a prova escrita. A segunda professora deu ênfase a uma metodologia que consistia na utilização do Moodle para armazenar os relatórios de estágio dos alunos. Dessa forma, eles poderiam ler o que cada um vivenciou, e a partir disso fazer comparações com a própria experiência. Como já tinha experiência em trabalhar com a disciplina de estágio, ela percebeu que havia pouca interação dos alunos entre eles mesmos e então propôs a ideia do “chat” da disciplina através do Moodle. A mesma comenta que para esse tipo de prática dar certo, é exigido do acadêmico, maturidade e que ele esteja preparado para expor seus pensamentos em público, pois muitas vezes é visto a dificuldade de expressão de alguns alunos, até mesmo a distância.
CONCLUSÕES:
As metodologias educativas foram analisadas pelas entrevistadas como ótimas opções de ensino e de aprendizagem. O que explicita que a metodologia não está voltada exclusivamente para o processo de ensino, mas também para a aprendizagem do aluno. Cada ferramenta utilizada possui um público-alvo e também adequação ao conteúdo. Pois, sem a adequação e o entendimento de como funciona as atividades e formas de avaliação, a tecnologia não almeja o esperado e nem contribui da forma como objetivou-se. Assim, é preciso que o professor conheça a ferramenta utilizada e proponha sua aplicação quando o considerara melhor contexto. No decorrer da entrevista, foi possível perceber que as professoras entrevistadas recorrem a essas novas tecnologias educacionais como materiais alternativos para que suas aulas se diferenciem do normal. As mesmas comentaram que se mantiverem suas aulas com a mesma metodologia sempre a aula vai ficando maçante, tanto pra ela como para os seus alunos, por isso procuram através de outras metodologias educacionais para uma aprendizagem mais significativa. Os relatos servirão como sugestão para possíveis práticas em educação. De forma que elas enfatizam o diálogo e consequentemente a formação do senso crítico. Esses são essenciais para a autonomia do sujeito.
Palavras-chave: Plataforma Moodle, Metodologia de Ensino, Processo Ensino-Aprendizagem.