65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
BLOGS E ENSINO DE ARTE
Mateus Bonie Campos Braga - Centro de Educação - UECE
Jose Albio Moreira de Sales - Profº Dr./Orientador - Centro de Educação - UECE
INTRODUÇÃO:
O blog é uma ferramenta disponível na Internet que permite a postagem de diversos assuntos. Vem sendo utilizado na educação por alunos e professores para diferentes finalidades, dentre elas as discussões sobre o ensino de Arte. O ensino de Arte é área de conhecimento com conteúdos específicos e deve ser consolidada como parte constitutiva do currículo escolar. Requer, portanto, capacitação do professor para orientar a formação do aluno. A escola e o professor devem ser instrumentos para que o aluno possa compreender o campo artístico, fazendo com que a sua produção artística ganhe sentindo. Segundo os PCN, as artes visuais constituem-se de objetos de apreciação, reconhecimento, observação e experimentação de leitura das formas visuais em diversos meios de comunicação: fotografia, cartaz, televisão, vídeo, histórias em quadrinhos, telas de computador, publicações, publicidade, desenho industrial, desenho animado. A partir das discussões sobre os processos de mediação através das tecnologias de informação e comunicação, percebeu-se a necessidade de ampliar os estudos sobre espaços virtuais que estão sendo utilizados por alunos e professores na mediação da arte. Nesse sentido, torna-se oportuno a análise dos blogs como espaços de educação estética.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa busca analisar os blogs de Arte-Educação e indicar que formação estética está sendo oferecida aos usuários; busca compreender como se dá a mediação dos conteúdos, e se os mesmos utilizam-se de imagens, textos ou vídeos.
MÉTODOS:
A coleta de dados aconteceu on line, inicialmente pelo levantamento de blogs através da ferramenta de busca do site Google, utilizando as palavras-chave “blogs de Arte-Educação”, “Arte-Educação”, “Arte-Educação blogs”. Em seguida, foi constituído um banco de dados com a descrição das características de cada blog. A partir do material do banco de dados, foram realizadas as análises dos conteúdos e das ferramentas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da análise, foi possível perceber que em alguns blogs, mesmo com uma quantidade grande de visitantes, são raros os momentos existentes de interação entre autor e visitante. Identificou-se como conteúdos, postagens de textos, imagens e vídeos, referentes aos estudos e ensino da Arte, tais como metodologia de aula, atividades extraclasse e divulgação de eventos. Concluiu-se que muitas das ferramentas ainda não são bem utilizadas, tais como linhas do tempo, vídeos, mapas. A possibilidade de construir conhecimento em colaboração também é pouco explorada.
CONCLUSÕES:
Os blogs possuem um grande potencial para a mediação no ensino da arte, no entanto, ainda são pouco utilizados os recursos/ferramentas disponíveis. É preciso construir blogs que sejam mediadores da aprendizagem em arte, um ambiente de aprendizagem que aproveite melhor as ferramentas de interação e colaboração. As ferramentas estão disponíveis; é preciso criatividade e espírito explorador.
Palavras-chave: Arte-educação, blogs, Educação Estética.