65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Cientistas na educação básica
Antonio Carlos Pavão - Departamento de Química Fundamental, UFPE e Espaço Ciência, Secretaria de Ciênci
Claudiane Ferreira dos Santos Rocha - Espaço Ciência, Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Os Cursos de Férias integram as diversas atividades que têm sido promovidas pela Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública, um projeto que hoje envolve 19 Universidades, incluindo programas de pós-graduação, para promover o ensino de ciências na educação básica. A iniciativa deste projeto deve-se ao Professor Leopoldo de Meis da UFRJ que no final dos anos 1980, com apoio da VITAE, realizou os primeiros cursos. A partir de 2006, o projeto passou a contar com o apoio da CAPES e FINEP. Em essência, os Cursos de Férias proporcionam a professores e estudantes do ensino básico oportunidades de interação com pesquisadores, gerando ambiente propício à criação de experiências pedagógicas inovadoras, criando condições para que estudantes e professores possam desenvolver atividades de iniciação científica nos laboratórios de pesquisa das universidades envolvidas e posteriormente reproduzirem estas experiências em sala de aula. A UFPE, em parceria com o Espaço Ciência, o museu de ciência de Pernambuco, se integrou a este projeto em 2004. Neste período realizou dezenas de Cursos de Férias, contribuindo de forma significativa para a difusão do conceito de ensinar ciências fazendo ciência nas escolas públicas do estado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar oportunidades ao professor e ao jovem estudante para desenvolverem o talento para a pesquisa, criando condições para a realização de experiências pedagógicas inovadoras com atividades de iniciação científica, tanto nos laboratórios de pesquisa da UFPE como em suas próprias escolas.
MÉTODOS:
Os Cursos de Férias utilizam os mesmos procedimentos de investigação científica característicos dos pesquisadores em seus laboratórios: levantamento de hipóteses, experimentação, análise, discussão e apresentação dos resultados. No primeiro dia foram desenvolvidas quatro atividades no Espaço Ciência visando a apropriação de princípios básicos da metodologia científica: i) Aula Inaugural; ii) Observar, experimentar e descobrir; iii) O Mistério e iv) Oficinas. Ainda no primeiro dia, os cursistas foram estimulados a formularem perguntas sobre as temáticas dos Cursos e planejaram os experimentos. A partir do segundo dia, utilizaram os laboratórios da UFPE para realizar atividades de pesquisa sobre o assunto selecionado, elaborando hipóteses, realizando experimentos e promovendo discussões sobre os resultados. Além disso, participaram de palestras, visitas a laboratórios de pesquisa e elaboraram projetos que foram posteriormente trabalhados em sala de aula. No término da semana, os cursistas apresentaram seus resultados utilizando formas criativas de comunicação e ensino. Ao final dos Cursos responderam um questionário de avaliação abordando questões como: infraestrutura, organização, conteúdo, oficinas e aplicabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Desde 2004, a UFPE já realizou 74 Cursos de Férias (O que Ricardo Ferreira disse para sua cozinheira, Brincando com a Matemática, Escalas da vida: das moléculas aos organismos e Aprendendo Química na Cozinha) para 999 professores e 2306 alunos de escolas públicas de Pernambuco. Apenas para exemplificar, nos dois últimos anos foram realizadas 24 oficinas pedagógicas, 9 minicursos e 35 palestras nos Cursos de Férias. Os cursistas também apresentaram neste período aproximadamente 50 esquetes teatrais e 10 paródias com as temáticas dos Cursos, todas de forma lúdica, num resumo de suas produções durante a semana. Durante estes 10 anos, os Cursos serviram de inspiração para que muitos jovens ingressassem na Universidade em cursos nas áreas de ciência e tecnologia, estimularam professores a retomarem sua formação acadêmica com o ingresso na pós-graduação e também contribuíram para a formação pedagógica dos pós-graduandos que atuaram como “tutores”.
CONCLUSÕES:
Os Cursos serviram para estimular os professores e alunos a utilizarem os procedimentos usuais da investigação científica, desde a observação cuidadosa, registros precisos, formulação e teste de hipóteses, importância do controle das variáveis até as conclusões de seus trabalhos. Esta vivência, especialmente no acesso às facilidades da Universidade, muitas vezes não está acessível ao professor e ao estudante da rede pública de ensino, sendo um fato marcante em suas vidas. O impacto causado é fundamental para a formação científica e qualificação profissional das gerações futuras. Um país é com certeza mais rico se tiver uma população consciente, que saiba buscar respostas às suas indagações e que não fique apenas aguardando passivamente que sejam respondidas por especialistas, professores, livros didáticos ou outras fontes. Os Cursos de Férias certamente contribuem nesta direção e deveriam ser melhores observados pelos gestores públicos da área educacional.
Palavras-chave: Metodologia científica, Formação continuada, Professores e alunos da rede pública.