65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural
O cooperativismo agrícola e o mercado de uva no Vale de São Francisco: a experiência da cooperativa dos Exportadores de Fruta do Vale de São Francisco (COPEXFRUIT).
Alexandre Machado Marques - Bolsista PIBIC. Aluno do Depto.de Ciências Sociais, UFRPE, Recife/PE
Profa. Dra. Maria Luiza Lins e Silva Pires - Orientadora. Depto. de Educação, UFRPE, Recife/PE
INTRODUÇÃO:
Em função do incremento da fruticultura irrigada como principal vetor de desenvolvimento do Vale de São Francisco, as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) tornaram-se importantes aglomerados urbanos responsáveis pelo crescimento de todos os setores produtivos da economia (Correia & Araújo, 2000). O Vale do São Francisco é hoje reconhecido como o maior produtor de uvas frescas de mesa do Brasil, produzindo mais de 90% do total das exportações do país (CAVALCANTI, 1995). Com a crise internacional financeira de 2008, as cooperativas do Vale se depararam com uma baixa vertiginosa dos preços e o cancelamento de vários contratos mantidos pelos clientes estrangeiros, como os EUA, a Inglaterra e outros países da Europa (Pires & Cavalcanti, 2012). Tal como observado por essas autoras, os produtores foram obrigados a criar melhores estratégias para superar a crise financeira do mercado internacional. A partir dessa perspectiva, o trabalho subdividiu-se em três partes. A primeira parte descreve a situação em que se encontra o mercado de frutas no comércio global. A segunda analisa como os efeitos da crise global modificaram as janelas de mercado das cooperativas agrícolas do Vale do São Francisco. A terceira e última parte tem como objetivo descrever as estratégias usadas pelas cooperativas para superar o período de crise.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Diante da crescente expansão dos mercados, as janelas comerciais do Brasil estão cada vez mais estreitas e concorridas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é descrever as estratégias empresariais adotadas pelas cooperativas do Vale para enfrentar a concorrência global e registrar as mudanças acontecidas durante e depois do período da crise global de 2008.
MÉTODOS:
Selecionou-se, como estudo de caso, a Cooperativa dos Exportadores de Fruta do Vale de São Francisco (COPEXFRUIT), na cidade de Petrolina, em Pernambuco, onde foram realizadas entrevistas com os seus gestores em setembro de 2012. A COOPEXFRUIT é uma cooperativa criada dentro de uma concepção de "produção enxuta", contando com um corpo social de 23 cooperados 113 hectares de terra voltados exclusivamente para o plantio de uva, brancas e vermelhas, com semente e sem semente, sua produtividade atende o mercado externo (Inglaterra, Continente e EUA) e mercado interno (alguns estados do Brasil), chegando a comercializar dois milhões de quilos por ano.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os problemas causados pela crise provocaram um deslocamento na “janela de comércio” das cooperativas do Vale do São Francisco. Diante das considerações expostas no trabalho, é possível evidenciar que a crise global de 2008 afetou consideravelmente os meios de produção das cooperativas agrícolas do Vale do São Francisco, seja por meio da retração dos mercados globais, seja pelo estreitamento das janelas comerciais. Assim, o redirecionamento da produção de uvas do Vale do São Francisco para o mercado interno bem como o incremento de tecnologias avançadas no desenvolvimento de variedades da fruta podem ser vistos como uma resposta decorrente das dificuldades vivenciadas frente à crise. O gradativo deslocamento da comercialização das uvas do Vale do São Francisco para o mercado interno não indica, entretanto, que os produtores locais deixarão de manter vínculos com o mercado externo.
CONCLUSÕES:
A partir das informações coletadas, constatou-se que as cooperativas agrícolas do Vale vêm realizando vários investimentos tecnológicos em termos de produção de novas variedades de uvas, procurando também minimizar os custos da atividade em termos de compras de insumos e custos com a comercialização das frutas. Além disso, constatou-se que os produtores locais, antes inteiramente voltados ao mercado externo, passam a valorizar o mercado interno como um novo e promissor espaço de comercialização.
Palavras-chave: Cooperativismo, Vale do São Francisco, Mercados e Globalização.