65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS COMO FORMA DE PROMOÇÃO TURÍSTICA: O CASO DE LAJES DO CABUGI-RN
Tácia Maria de Paiva - Depto. de Turismo, UERN
Carlos Jefferson Rodrigues do Amaral - Depto. de Turismo, UERN
Lázaro Freire da Costa - Depto. de Turismo - UERN
Alcedo Pinheiro Galvão - Prof. Msc./Orientador – Depto. de Turismo – UERN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho aborda a diminuição do fluxo de turistas no Rio Grande do Norte e vem propor por meio da divulgação promocional turística através de produção de documentários, uma maneira de atrair os turistas ausentes da Praça de Turismo potiguar. O artigo discorre sobre a experiência da gravação do documentário turístico “Lajes: A porteira do sertão”, como uma dessas possibilidades de atração turística. Com uma perspectiva de desenvolvimento turístico sustentável no município por meio da elaboração de roteiros ligados ao segmento do Turismo Sertanejo. Sendo uma alternativa, não só da prorrogação dos turistas que procuram o destino Rio Grandes do Norte, mas principalmente pela função social da atividade turística no município, de modo que seja possível criar uma nova linha de incremento da economia local e a preservação dos patrimônios naturais e imateriais de Lajes. Seguindo este preceito, surge uma grande oportunidade de planejamento de novas alternativas turísticas no Rio Grande do Norte, sendo uma nova opção frente ao turismo de sol e mar. O redescobrimento do interior torna-se de fundamental importância não só para a sua consolidação, como também, para dar oportunidade de geração de emprego e renda nas comunidades rurais potiguares.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Durante o decorrer do trabalho os acadêmicos deveriam criar produtoras fantasias, que tinham como principal missão, compreender a relação entre mídia e educação com o exercício de produção audiovisual de um documentário turístico capaz de reunir informações sobre os aspectos turísticos de determinado destino do Estado, que seria considerado como atividade avaliativa do período letivo acadêmico.
MÉTODOS:
Para a produção do documentário “Lajes: a porteira do sertão” foi necessários três meses de trabalho, que foram organizados nas etapas de pesquisa e elaboração do roteiro; filmagem, edição e divulgação. Ficando subdividida como: Etapa 1 – Pesquisa e elaboração do roteiro, para registro destes foram utilizados equipamentos como câmera fotográfica e filmadora, para gravar cenas do cotidiano da população lajense e o potencial turístico do município, tendo em vista que este dispõe de diversos atrativos, como: a serra do feiticeiro cercada por lendas e mistérios associados à origem do lugar; sítios arqueológicos; o parque ecológico do Pico do Cabugi, a EXPOR LAJES – Feira anual organizada pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Sertão do Cabugi – ACOSC, e ainda, as ruas e prédios históricos que abordam a cultura local; Etapa 2 – Filmagem e edição, a equipe percorreu mais de 90 km pela cidade e zona rural, em uma vivência de alteridade, registrando todos os aspectos socioculturais, as belezas naturais, o talento artístico e a visão empreendedora do povo lajense, A edição foi realizada por meio do programa editor de vídeo Pinnacle Studio Plus. Foram necessárias quatro semanas para a seleção e cortes das cenas, de caracteres e da trilha sonora, utilizada no documentário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O município de Lajes está situado em uma das regiões mais secas do estado, Lajes possui um potencial turístico centrada na riqueza cultural do povo sertanejo, que escreveu a história do município com muito trabalho e suor, presentes no desbravamento a economia das antigas terras da pecuária por meio do comércio “caixeiro” e dos ciclos áureos do algodão e da sheelita presentes nas formações rochosas que compõe a sua paisagem geográfica. Toda a edição do documentário foi direcionada para que houvesse o máximo de informações relacionadas às potencialidades turísticas de Lajes, bem como, da participação da população autóctone no sentido da valorização da cultura e dos costumes locais. As formas escolhidas como estratégias de divulgação para o documentário foram à exibição disponibilizada na Internet, aproveitando à facilidade de acesso as informações graças ao mundo globalizado e, no formato de DVD nos eventos científicos onde houve a exibição do documentário. Quanto ao documentário “Lajes: A porteira do sertão” teve o seu pré-lançamento ocorrido no dia 25 de outubro de 2012, no 1º Festival DocTurismo realizado pela UERN - Natal, que reuniu todos os documentário produzidos durante a disciplina de Comunicação e Promoção Turística, e no mês de dezembro, durante a Expotec 2012, da IFRN.
CONCLUSÕES:
O documentário exposto, produzido pelos acadêmicos do grupo “Desbravadores do RN”, proporcionou um rico aprendizado quanto à segmentação de mercado Turismo Sertanejo. A experiência da produção do documentário possibilitou abrir novas portas para o processo de ensino-aprendizagem do curso de Bacharelado em Turismo, na medida em que foi possível não apenas colocar em prática a disciplina de Comunicação e Promoção Turística, mas também, devido ao desafio da própria falta de tradição, ou até mesmo da inexistência do destino Lajes. O abraço a esta obra teve o intuito de desvendar as belezas turísticas do município de Lajes e dar maior visibilidade a este município rico em sua história, cultura e atratividades turísticas pouco exploradas, que poderão proporcionar, se houver interesse do trade turístico, mais uma fonte de renda para a população autóctone. A utilização do material como fonte de pesquisa pedagógica por algumas escolas da rede pública também pode ser considerada como uma grande conquista deste trabalho, de modo que os jovens locais possam desenvolver projetos em conjunto com as escolas para trabalharem a perspectiva do turismo local. Assim como, para o registro de um dos trabalhos audiovisuais mais completos sobre a história e a cultura do município de Lajes no RN.
Palavras-chave: Documentário, Turismo Sertanejo, Lajes-RN.