65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
AS NOVAS TECNOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA GEOGRAFIA.
Maria de Jesus Benjamin da Silva - Secretaria Municipal de Educaçãoi- SEMEC
Mário Benjamin Dias - UFPA/ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA
Deivid de Souza Barral - Faculdade Integrada Brasil Amazonia- FIBRA
INTRODUÇÃO:
As novas tecnologias vêm modificando significativamente a relação do homem com o mundo, elas tem facilitado o trabalho, a comunicação e outras atividades do cotidiano, já que hoje se torna mais difícil pensar numa sociedade sem tecnologia, pois em cada segmento social encontramos a presença de instrumentos tecnológicos. A escolha se justifica pela abstração necessária que o conteúdos da Geografia exigem dos alunos onde muitos deles, em função da faixa etária encontram dificuldades de assimilação A globalização abriu novos caminhos e possibilidades para que se busquem novos conhecimentos, isto e, em todas as áreas principalmente a do ensino escolar. Essas transformações se materializam em diferentes formas (econômico, econômico, político-social, cultural, ambiental) no espaço geográfico Desta forma a escola não pode ficar excluída desta realidade virtual, devendo se apropriar e incorporar os avanços destas tecnologias na prática educativa, de forma adequada e eficaz, promovendo uma “virtualização” do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como as novas tecnologias estão sendo utilizadas na sala de aula e como esses recursos podem ser aplicados didaticamente nas aulas de Geografia da Educação Básica
MÉTODOS:
Para realização dessa pesquisa foram feitas pesquisas bibliografias, leitura de livros, jornais, revistas, artigos de autores, pertinente ao tema. A metodologia usada para desenvolver esta pesquisa Introdução das novas tecnologias de ensino na Educação Básica, foi feito de forma resumida e sistematizada, com aplicações do uso dos computadores e softwares educativos em sala de aula, enfatizando o papel do professor no atual contexto, que do em consideração os avanços tecnológicos, mostrando de que forma esses instrumentos facilitariam o processo de ensino-aprendizagem, além de estimular uma interatividade em sala de aula que torna um ensino mais dinâmico. Neste contexto, esta pesquisa em educação continuada consiste em estudar e proporcionar formas de capacitação articulada a mudanças importantes, tais como: metodologias associadas às novas tecnologias de ensino, voltadas para esses profissionais da educação. Um ensino que vá além do uso da linguagem oral e escrita, dos recursos do giz, quadro de escrever e livros didáticos mas educar para o desenvolvimento tecnológico, mediante a utilização das novas tecnologias das imagens, como dos novos produtos de softwares
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Esse trabalho vem sendo desenvolvido através de oficinas de produção de materiais didáticos sobre os diferentes softwares usados no processo de ensino e aprendizagem, sobre as categorias do pensamento geográfico; da alfabetização cartográfica; da utilização e uso de Internet no ensino de geografia; da literatura, da fotografia; a paisagem geográfica e suas diferentes formas de representação. Como forma de socialização dos resultados, a socialização oram feitas através de aulas dialogadas, seminários sobre práticas docentes em geografia (ciclo de palestras, trabalho de campo, entre outros.).
CONCLUSÕES:
O trabalho possibilitou uma atualização constante dos sujeitos que fazem a educação sobre os novos avanços da ciência, e como esse conhecimento (seja ele teórico ou prático) utilizado ajudou para a ação no seu universo de trabalho. No caso dos professores, mais precisamente na área de ensino A proposta partiu de uma concepção de educação e formação continuada em que os professores são vistos enquanto atores fundamentais que atuam na formação dos futuros cidadãos brasileiros. Dessa forma. essa pesquisa contribui para atualização dos professores e que os mesmos não possam ser vistos como meros agentes passivos do processo, educativos e sim com agentes transformadores capaz de formar cidadãos críticos e reflexivos. E destaca a importância desse profissional, tanto para formar alunos críticos e em sintonia com as transformações que se materializam no espaço geográfico, quanto para uma formação cidadã, amplamente articulada com questões sociais.
Palavras-chave: Novas tecnologias; ensino; geografia;