65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Comunicação Digital
INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA: UM ESTUDO SOBRE A QUALIFICAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS COM AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Micarlla Anniele P. de Melo - Licencianda em Computação – Depto. de Computação, IF Sertão PE
Ricardo Barbosa Bitencourt - Prof. Mestrando/ Orientador – Depto. de Computação, IF Sertão PE
INTRODUÇÃO:
O avanço da tecnologia propiciou diversas mudanças na sociedade rompendo limites e fronteiras; facilitando a comunicação, a busca de informações e o alcance de novos conhecimentos; conectando pessoas de culturas diferentes; enriquecendo a sociedade de aprendizado.
O acesso às tecnologias em contínuo desenvolvimento não é fornecido a toda sociedade. Pessoas que não possuem tal acesso e nem a habilidade necessária para utilizar as ferramentas tecnológicas são excluídas digitalmente. Entre elas encontram-se as de baixa renda e as que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de escolarização, que, devido à exclusão socioeconômica não possuem recursos financeiros necessários para possuir computador (ou outra ferramenta computacional) com acesso à internet (SILVA FILHO, 2003). Por outro lado, a inclusão digital visa contribuir com a inserção de pessoas no mundo tecnológico de maneira que melhore a qualidade de vida delas.
Este trabalho é a descrição de um projeto de intervenção pedagógica em uma escola do município de Petrolina no Sertão Pernambucano. O projeto buscou promover a inclusão digital dos servidores da escola por ministrar-lhes um minicurso de capacitação em informática, fornecendo assim, a oportunidade de obterem conhecimento inicial em utilizar as ferramentas computacionais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir para inclusão digital dos servidores da Escola Municipal de Tempo Integral São Domingos Sávio por meio de um minicurso de capacitação em informática de acordo com suas necessidades e dificuldades, observando potenciais melhorias na atuação desses profissionais e possibilitando a inclusão digital dos mesmos no dia a dia fora do lócus profissional.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado com alguns servidores da escola São Domingos Sávio no município de Petrolina, sertão Pernambucano e foi aplicado um minicurso de capacitação e/ou aprimoramento em informática. Os participantes consistiram de um agente administrativo, três merendeiras, um auxiliar de secretariado, dois professores, dois empregados de serviços gerais e uma diretora.
Foi aplicado um questionário que visava compreender a facilidade de acesso às TIC e as dificuldades e necessidades dos servidores no uso das tecnologias. O questionário envolveu pontos como a facilidade de acesso a internet, as tecnologias presentes em casa e empregadas no trabalho e o conhecimento em utiliza-las.
O minicurso foi desenvolvido considerando as necessidades e dificuldades analisadas no questionário e foi ministrado em um laboratório de informática com sete servidores. No minicurso, foi entregue aos participantes um kit com bolsa, caneta, bloco de notas, marcador e material escrito com conceitos básicos de informática para acompanharem a aula e servisse de estudo posterior.
Para finalizar o projeto, foi aplicado um último questionário que consistiu numa avaliação do quanto o minicurso foi satisfatório e os benefícios que o mesmo pôde oferecer aos servidores em seus cotidianos no trabalho e fora dele.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Pessoas de mais idade enfrentam mais dificuldades em utilizar e compreender as tecnologias porque não nasceram numa época digital em que novas tecnologias surgem e evoluem rapidamente, contribuindo assim, para a exclusão digital (PEREIRA, 2011). Dos participantes do minicurso, 50% têm acima de 50 anos de idade e relataram ter dificuldade no uso das tecnologias e a partir do questionário, constatou-se que poucos dos servidores tinham acesso as TIC. Em alguns casos, a ferramenta computacional estava presente em casa e/ou no trabalho, mas pela falta de conhecimento não era utilizada.
Apesar das dificuldades, reconhecia-se a importância de possuir as habilidades necessárias para participar e beneficiar-se das oportunidades que o uso das tecnologias oferece. O minicurso aplicado buscou fazer parte do processo da inclusão digital por fornecer essa oportunidade sendo um passo inicial para a promoção de melhores oportunidades e de desenvolvimento social.
A apropriação de conhecimento e a iniciativa de buscar aprender mais sobre o uso das TIC pode resultar em melhorias na vida de cada um. É o que indica o processo de inclusão digital, além das ferramentas e do conhecimento em utiliza-las é necessário que contribua para melhorar a qualidade de vida individual e coletiva.
CONCLUSÕES:
A inclusão digital é um processo que busca oferecer novas oportunidades de aprendizagem, de comunicação, de busca de conhecimento por meio das TIC. O descrito projeto foi realizado para contribuir com a inclusão digital oportunizando pessoas com pouco conhecimento em informática a aprenderem sobre algumas tecnologias digitais já existentes e outras em ascensão, incluindo alguns softwares de uso comum, como editor de texto, planilha eletrônica; a Internet e a importância da computação na sociedade atual.
A educação contribui com a redução da exclusão digital ao fornecer o acesso as TIC e o aprendizado necessário pra serem utilizadas. Com o minicurso de capacitação em informática oferecido aos servidores, foi possível contribuir com a inclusão digital e mostrar a importância de que todos na sociedade, independentemente de condição social e grau de escolaridade, têm o direito de ter acesso às tecnologias da informação e comunicação proporcionando a ampliação do conhecimento, e melhores condições de vida.
SILVA FILHO, A. M. Os Três Pilares da Inclusão Digital. Revista Espaço Acadêmico, ano III, nº 24. 2003.
PEREIRA, C., NEVES, R. Os idosos na aquisição de competências TIC. Educação, Formação & Tecnologias, novembro, 4 (2), 15-24. 2011. Disponível em: http://eft.educom.pt.
Palavras-chave: Tecnologia, Educação, Inclusão digital.