65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras
O PIBID E A FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS ESTRANGEIROS DO CURSO DE LETRAS DA UNILAB
Mairra Augusto Badinca - Depto.de Humanidades e Letras - UNILAB
Lílian Maria de Moura Bandeira - Profa. /Orientadora - Depto. de Humanidades e Letras - UNILAB
INTRODUÇÃO:
O PIBID é um Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e faz parte das iniciativas do MEC, por meio da Capes (portaria nº. 260-CAPES/20.12.2010; Edital nº 11/2012-Capes. Tem em suas funções proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A partir dessa ideia a Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB através dos cursos de Letras e Humanidades criou o subprojeto Do Ceará à África, as imagens, os trânsitos literários e universos linguísticos: em exame crítico da pratica de ensino, vinculado ao Pibid/Capes/Edital Nº11/2012. para permitir que os graduandos em Letras-Português participem de estudos teórico-práticos concernentes ao ensino da literatura e da linguagem. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa social através de observações e entrevistas com os estudantes estrangeiros, colocando em foco a importância e contribuição do PIBID para a formação docente desses acadêmicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar as contribuições do PIBID para a formação acadêmica dos alunos estrangeiros na UNILAB; Perceber como os estudos teórico-práticos fomentam a aprendizagem dos estudantes a partir do PIBID.
MÉTODOS:
O trabalho foi realizado a partir do acompanhamento sistemático de todas as atividades realizadas com os bolsistas, incluindo observações e conversas no período de desenvolvimento das ações propostas pelo PIBID, como encontro com professores supervisores, visitas diagnósticas na escola etc.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram notáveis que as atividades desenvolvidas com os alunos bolsistas permitiram resultados satisfatórios, visto que os estudantes estão desenvolvendo os conhecimentos que adquiriram nas atividades teórico-práticas em sua nova postura enquanto futuros professores, essas atitudes acabam influenciando gradativamente a participar de atividades que envolvam a formação docente de novos acadêmicos para assim criarem novos hábitos de pesquisa e investigação em sala de aula.
CONCLUSÕES:
É percebível que o PIBID pôde contribuir para a formação dos estudantes estrangeiros de modo que esses acadêmicos conseguiram destacar como poderão atuar em suas futuras práticas pedagógicas, inclusive refletindo sobre meio que possam buscar a verdadeira inclusão social, mostrando o crescimento cognitivo, ético e pessoal que irão incrementar a importância de todo esse conjunto de ideias na construção de uma sociedade mais justa e voltada para o crescimento de cada educando
Palavras-chave: Pesquisa, Interação, Aprendizagem.