65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
ESTUDO SOBRE OS PROBLEMAS AMBIENTAIS OCASIONADOS PELA INTERFERÊNCIA HUMANA NA BACIA DO RIO PINDARÉ, ÁREA DO MUNICÍPIO DE PINDARÉ MIRIM-MA
Francicléia Vieira Ribeiro de Oliveira - Profa. Espec./Orientadora - Depto. de Ensino Profissionalizante - IFMA
Eliszabeth Melo Souza - Bolsista PIBIC EM CNPQ - IFMA
Fabrícia Vieira Ribeiro - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – UFMA
INTRODUÇÃO:
Os ambientes fluviais se apresentam atualmente como um dos recursos naturais que mais vem sofrendo transformações ao longo dos anos. Em sua maioria, resultantes das ações antrópicas e responsáveis pelo seu desequilíbrio e até desaparecimento de rios. É necessária uma reflexão sobre o modelo de econômica adotado, pois não atente a necessidade de sustentabilidade ambiental, gerando impactos significativos, ocasionados pela interferência humana sobre o meio ambiente. Essa influência tem aumentado cada vez mais nos ambientes fluviais. No Brasil algumas regiões contam com disponibilidade hídrica, enquanto que outras vivenciam o problema de escassez. (CUNHA, GUERRA, 2003)
Os rios do Maranhão sofreram perdas consideráveis de volume d’água, pois o período chuvoso foi menor em comparação há anteriores. Associado a isso, têm-se outros problemas tais como: desmatamento, erosão, assoreamento e a falta de políticas ambientais voltadas os usuários ribeirinhos, o que agrava a situação de degradação ao longo das margens fluviais. Essa situação é objeto de estudo e discussões deste trabalho, a fim de identificar os problemas ambientais e propor ações mitigadoras na bacia do Pindaré, no município maranhense de Pindaré Mirim.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar as alterações socioambientais ocasionadas pela intervenção antrópica no ambiente, no trecho drenado pelo rio Pindaré, no município de Pindaré Mirim-MA; Identificar os problemas ambientais da área; Discutir as implicações ambientais e sociais da relação desarmônica entre o homem e o ambiente; Compreender as causas e conseqüências socioambientais das alterações.
MÉTODOS:
Para a realização do presente estudo foram utilizados diferentes métodos de forma associada, tais como: Quantitativo e Qualitativo, para mensuração de informação, seguida de analise e interpretação das informações coletadas; o Dedutivo, pois as bibliográficas consultadas sobre os ambientes fluviais serviram como ponto de partida para construção de um conhecimento da área objeto de estudo; e ainda a percepção dos pesquisadores sobre o ambiente hídrico e seus problemas. Para melhor entendimento das informações coletadas foram construídos mapas temáticos e feitos registros fotográficos de trechos do Rio Pindaré em pontos distintos do município onde as alterações humanas foram observadas e mais uma vez analisadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A área de estudo, encontra-se no município de Pindaré Mirim- MA, que conta com 31.384 habitantes, sendo 72% da zona urbana. (IBGE, 2010)
No ambiente urbano, percebe-se que a deficiência de saneamento básico, como coleta e tratamento dos resíduos sólidos e úmidos, acarretando em muitos prejuízos ao rio Pindaré, uma vez o esgoto da cidade é armazenado em fossas negras, contaminando o solo, ou é jogado diretamente no rio. Outra situação preocupante são terrenos baldios que acumulam resíduos que após as chuvas são carregados para o rio, poluindo e contaminando suas águas.
No ambiente rural é possível observar o transporte entre povoados, a pesca, a criação de animais, a irrigação de lavouras e o consumo direto como principais atividades.
A remoção da vegetação por agentes antrópicos, geralmente resulta na aceleração da erosão. (GUERRA, 2003).
Esse processo de destruição das margens altera significativamente a profundidade do rio, pois promove o assoreamento, dificultando a navegabilidade, favorecendo enchentes e diminuindo a piscosidade.
Caracterização geofísica da bacia do Pindaré: planícies aluviais, clima tropical úmido, vegetação do cerrado e cocais, com resquícios de floresta ombrófila.(FEITOSA, 2006).
Enfim o manejo adequado é imprescindível para preservação do ambiente fluvial.
CONCLUSÕES:
É importante destacar que o estudo dos impactos que atingem os rios que formam uma bacia hidrográfica é extrema relevância. Portanto é importante entender e avaliar como as alterações provocadas pelas atividades humanas próximo às margens do rio contribuem para o aumento da degradação. (MENDONÇA, 2003)
O trecho estudado do rio Pindaré, apresenta graves problemas, quanto aos aspectos ecológicos, decorrentes da retirada da mata ciliar, dinâmica intensa dos agentes erosivos, o assoreamento do leito, além da poluição e contaminação das águas.
Diante da importância socioeconômica do rio para o município, seria natural encontrar atividades voltadas para preservação do meio físico local, no entanto ao longo de dois anos de pesquisa verificou-se a carência de políticas públicas que promovam uma consciência preventiva com relação ao ambiente fluvial, capaz de garantir uma sustentabilidade ecológica por parte dos ribeirinhos desta região. (DIAS, 2004)
Neste trabalho procurou-se enfatizar a necessidade de preservar desse ambiente natural em virtude da própria necessidade da população que habitam suas áreas, em aproveitar de forma sustentável os seus recursos naturais. As atividades econômicas podem ser realizadas de uma maneira sustentável impedindo ou minimizando a agressão ao meio fluvial.
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica do Pindaré, Problemas ambientais, Interferência humana.