65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
HISTÓRIAS E DESENHOS CONTRIBUINDO PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA
Juliana Ferreira Diniz - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Jakeline Souza Bastos - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Dhiego Maradona Arruda Coelho - Aluno-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Flavya Fernandes Alencar - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Danielly Fragoso de Moraes - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
Kerlem Divina Alves Nogueira - Aluna-Bolsista do PIBID do Curso de Licenciatura em Química – UFT
INTRODUÇÃO:
Um dos principais objetivos da química é levar o jovem a reconhecer a importância da ciência na realidade objetiva que está inserida no seu cotidiano, para que dessa forma o mesmo venha aprender através de um processo ativo que tenha não só envolvimentos educacionais, mas tecnológicos, intelectuais e sociais. O emprego de novas estratégias metodológicas de ensino vem demonstrar a Química do cotidiano ao aluno, a fim de proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada, esta metodologia de ensino vem sido defendida por inúmeros pesquisadores como eficiente, ou seja, gera resultados positivos e consideráveis. A inserção de novas estratégias, como quadrinhos ou outros tipos de histórias ilustradas, auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, promove socialização e aplicação dos conhecimentos e ajudam os alunos a correlacionar os conteúdos vistos com seu dia a dia. A produção de quadrinhos ou outras atividades do gênero vem sendo reconhecida como um recurso que propicia maior compressão dos conteúdos, pois levam os alunos a refletirem no momento que produzem a história.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Confeccionar histórias ilustradas com a finalidade de levar o aluno a utilizar conceitos químicos e aplicar o conhecimento do conteúdo para explicar os fatos e fenômenos que o cercam, melhorando a compreensão dos temas propostos e despertando o interesse do estudante na química através de uma metodologia diversificada.
MÉTODOS:
Durante umas das oficinas do PIBID-Química-UFT, foi requerido aos alunos do primeiro do ensino Médio do Colégio Estadual Guilherme Dourado, que construíssem histórias inéditas contendo ilustrações (que poderiam ser desenhadas a mão, impressas, recortadas de jornais ou revistas). O conteúdo proposto foi Substâncias Químicas, Reações Químicas, Ligações Químicas, Tabela Periódica e Condutividade Elétrica de Soluções aquosas. Os conteúdos estipulados foram anteriormente trabalhos com os alunos pelo PIBID através de aula expositiva. Estipulou-se um prazo de quatro semanas para a confecção das histórias, as quais seriam entregues e corrigidas pelos componentes do grupo PIBID posteriormente expostas no dia do concurso. O concurso foi aplicado com seis turmas do primeiro ano, com média de trinta alunos por sala, os quais foram divididos em grupos de cinco alunos para atividade proposta. Os estudantes foram avaliados por um grupo de cinco jurados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na apresentação dos trabalhos observou-se que os alunos mostram muita criatividade e autenticidade. Houve trabalhos nos quais se evidenciou uma grande dedicação tanto na inserção do conteúdo químico, quanto nos desenhos colocados. As histórias apresentadas expunham variação desde situação cotidianas descrita sobre o ponto de vista químico a historias de ficção científica com uma abordagem química. As histórias foram avaliadas por cinco jurados, quatro deles integrantes do PIBID e o respectivo professor de química das turmas. Como em qualquer concurso houve premiação para os primeiros colados. Dois meses após a realização do concurso conversamos com o professor que nos relator a melhora das turmas com relação aos conteúdos químicos abordados, percebeu-se uma excelente assimilação por boa parte dos alunos, principalmente na hora de correlacionar os conteúdos ao dia a dia.
CONCLUSÕES:
Para combater as inúmeras adversidades do Ensino de Química, os docentes são instigados a procurar materiais alternativos que possa auxiliar o ensino-aprendizagem e adequar os conteúdos ao cotidiano. Por isso nada mais adequada do que achar uma forma de diferenciada e divertida de aprendizagem que correlacione conceitos químico e cotidiano. Pois foi essa a função do concurso de histórias ilustradas procurou cumprir. Essa estratégia de ensino gerou oportunidade de consolidação de conceitos já introduzidos antes da sua aplicação e de outros novos.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Histórias ilustradas, Contextualização.