65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
ASPECTOS MORFOFISIOLÓGICOS DO FRUTO, SEMENTE E DA PLÂNTULA DE Enterolobium contortisiliquum Morong. (TIMBAÚBA).
Ana Raquel Domingos da Paz - Depto. de Ciências Biológicas - URCA
Lygia Simone Tavares de Araújo - Especialização em Botânica- - URCA
Marianne de Oliveira Nunes - Depto. de Ciências Biológicas- URCA
Micaele Sônia de Alcântara - Depto. de Ciências Biológicas- URCA
Antonia Eliene Duarte - Depto. de Ciências Biológicas- URCA
Luiz Marivando Barros - Professor Me./ Orientador Depto. de Ciências Biológicas - URCA
INTRODUÇÃO:
A região Nordeste do Brasil abrange 1.600.000 Km2 aproximadamente, 18% da superfície do país, e detém a quarta parte da população brasileira. A composição florística das caatingas não é uniforme e varia de acordo com o volume das precipitações, da qualidade do solo, da rede hidrográfica, do relevo e da atividade de seus habitantes (Lima, 1982). Rodal et al. (1979), revisaram 38 trabalhos sobre levantamento florístico de espécies arbustivo-arbóreas realizados na área de domínio das caatingas e constataram haver um grande número de espécies de Leguminosae, justificando assim, a importância de se realizar estudos sobre as espécies desta família.Enterolobium contortisiliquum Morong. “timbaúba” é uma árvore alta, de caule reto ocorrente na região semi-árida do nordeste brasileiro. O fruto é amargo e contém saponina. O nome vulgar vem do tu-guarani, “timbó-yba”, que significa árvore de espuma alusivo a presença de saponina no fruto. Sendo assim, o presente trabalho constituiu-se num estudo de germinação e estádios iniciais de desenvolvimento de Enterolobium contortisiliquum Morong. a fim de contribuir com informações para utilização da espécie no florestamento e reflorestamento do semi-árido Nordestino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os aspectos morfofisiológicos do fruto, semente e da plântula de timbaúba (Enterolobium contortisiliquum Morong;) de forma a contribuir com informações para utilização da espécie no florestamento e reflorestamento do semi-árido da região Nordeste.
MÉTODOS:
O Material botânico foi coletado na cidade de Barro-Ceará. Foram analisados os aspectos morfofisiológicos do fruto, semente e da plântula. O material foi armazenado durante um período de 14 meses em sacos plásticos,à temperatura ambiente (± 27° C ). Foram selecionados 20 frutos para o cálculo das dimensões e contagem do número de sementes por fruto. As medidas foram feitas com um auxílio de um paquímetro. Devido a existência de dois tipos de coloração distintas entre elas foram denominadas: castanho claro (cc) e castanho escuro (ce). Para análise fisiológica da semente foram empregadas 100. As sementes de Enterolobium contortisiliquum Morong. por apresentarem dormência tegumentar, foram tratadas pelo método de escarificação ácida. Utilizou-se 80 sementes para esse tratamento na concentração de ácido sulfúrico a 97% por 15 minutos, depois lavadas com água corrente durante 20 minutos para retirada do excesso do ácido. Foi analisado o crescimento e desenvolvimento das plantas jovens de Enterolobium contortisiliquum Morong. por 15, 30, e 45 dias. Para a produção de matéria seca utilizou-se plântulas com 30 e 45 dias de crescimento e desenvolvimento. Estas foram divididas em quatro lotes, cada um contendo cinco plântulas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As dimensões dos frutos nos eixos maior e menos variaram muito. A variação do número de sementes por fruto ficou entre 15 a 25. Prado (1985), por sua vez encontrou menor número de sementes por fruto. As sementes de Enterolobium contortisiliquum Morong. apresentaram pequenas variações nas dimensões medindo de 1 a 2 cm, com peso de 100 unidades de 8,8 g. Duke (1981), encontrou dados semelhantes para esta mesma espécie. As sementes de Enterolobium contortisiliquum Morong. apresentaram tegumento duro e impermeável a água, dificultando o processo de germinação. Dos tratamentos empregados para superação da dormência, o mais efetivo foi escarificação química com ácido sulfúrico a 97% durante 15 minutos e lavagem com água corrente durante 20 minutos para retirada do excesso de ácido. O controle para o tratamento atingiu alto índice de germinação 73%. A análise do crescimento e desenvolvimento das plantas jovens de Enterolobium contortisiliquum Morong. por 15, 30 e 45 dias, mostrou que o sistema aéreo (caule e folhas) é maior que do sistema radicular (raiz). A produção da matéria fresca e seca foi crescente durante o período de investigação. As plantas jovens de timbaúba perdem os cotilédones por volta do décimo quinto dia de crescimento.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos levaram a concluir que os frutos de Enterolobium contortisiliquum Morong. são curvos, de 15 a 25 sementes. As sementes apresentaram homogeneidade quanto ao tamanho, não havendo variações significantes em relação ao diâmetro maior e a espessura. Apresentaram tegumento duro e impermeável a água, fazendo necessário a utilização de método químico, para facilitar o processo de germinação a qual é do tipo epígea. Os cotilédones ficaram presos a planta até o décimo quinto dia. O sistema aéreo das plantas jovens de Enterolobium contortisiliquum Morong. apresentou crescimento e desenvolvimento maior que o sistema radicular.
Palavras-chave: Semente, Germinação, Desenvolvimento.